Feed on
Posts
Comments

Áudio aqui.

De um lado as coisas, do outro, como elas são vistas.” – Luc de Brabandere.

Mudar significa alterar hábitos, rotinas. Hábitos e rotinas são reflexos de Cosmovisões, Narrativas e Conceitos.

Quando se quer mudar de hábitos, OBRIGATORIAMENTE, será preciso rever, ou Cosmovisões, ou Narrativas ou Conceitos.

(Na Tabela Bimodal “Tabelas dos Erros de Cosmovisões, Narrativas e dos Erros Conceituais” temos uma classificação de Cosmovisões, Narrativas e Conceitos).

Podemos dizer, assim, que quanto mais disruptiva for determinada mudança, mais teremos que lidar com Cosmovisões (mais arraigadas) e vice-versa.

Cosmovisões, Narrações e Conceitos são a base da nossa Estrutura de Pensamento e é dela que baseamos nossa maneira de pensar e agir diante da vida.

Quanto mais alinhada e adequada for a Estrutura de Pensamento com a realidade, mais teremos chance de tomar decisões melhores.

E vice-versa.

Quanto menos alinhada e adequada for a Estrutura de Pensamento com a realidade, menos teremos chance de tomar decisões melhores.

A Estrutura de Pensamento, entretanto, é constantemente “testada” diante de diversas situações que enfrentamos. Seja por percepções internas (Endógenas) de que chegou a hora de promover determinadas mudanças.

Bem como, por eventos externos (Exógenos) que demandam alterações nas rotinas e, consequentemente, em algum ponto mais amplo ou menos amplo da Estrutura de Pensamento.

Podemos dizer, assim, que as mudanças são de dois tipos:

  • as exógenas – provocadas por mudanças de cenário, que vem de fora para dentro;
  • as endógenas – provocadas por mudanças de percepção, que vêm de dentro para fora.

Mudancistas (profissionais responsáveis por entender e ajudar a lidar com mudanças), basicamente, lidam, assim, com estes dois tipos: as Mudanças Exógenas e as Endógenas.

Temos assim os:

  • Mudancistas Exógenosque ajudam pessoas em mudanças que vêm de fora para dentro;
  • Mudancistas Endógenosque preparam pessoas para mudanças que vêm de dentro para fora.

(Obviamente, que se pode atuar nos dois campos, na mesma pessoa, conforme o contexto, mas é importante entender de que tipo de mudanças estamos falando, pois há uma grande diferença entre os dois modelos.) 

Mudanças Exógenas são provocadas por Fenômenos Inesperados, que fazem com que as pessoas tenham que mudar de hábitos para se adaptar às alterações externas.

Mudanças Exógenas são muito mais difíceis de serem aceitas e absorvidas, pois, em geral, as pessoas têm que se adaptar a algo sem o devido tempo interno.

Uma coisa é a pessoa mudar de casa por iniciativa própria (Mudança Endógena). A outra é ter que sair por causa de um terremoto (Mudança Exógena).

No passado, por exemplo, Organizações Analógicas Tradicionais tiveram diversas adaptações administrativas, através de metodologias tais como: “qualidade total“, “reengenharia“, “oceano azul“.

Alterações administrativas programadas e planejadas, no tempo de cada organização, foram Mudanças Endógenas.

As alterações administrativas que estão ocorrendo agora provocadas pela pandemia e pela Revolução Midiática Civilizacional Digital (RMCD) NÃO programadas e planejadas, no tempo de cada organização, são Mudanças Exógenas.

Vamos ver como se processam tais mudanças.

As pessoas, de maneira geral, têm três camadas no processo de relação com a realidade:

  • Cosmovisões – Coletivo de Narrativas que são praticamente invisíveis na sociedade criadas por Conceituadores Filosóficos, que estruturam as bases da sociedade, organizações e pessoas. Cosmovisões são feitas pelo coletivo de Narrativas;
  • Narrativas – são também praticamente invisíveis na sociedade criadas por Conceituadores Teóricos, que estruturam boa parte das bases da sociedade, organizações e pessoas. Narrativas são feitas pelo coletivo de Conceitos;
  • Conceitos – são visíveis na sociedade criados por Conceituadores de todos os tipos, que estão no linguajar da sociedade, organizações e pessoas. Conceitos são repetidos sem que, muitas vezes, se tenha a noção das Cosmovisões e Narrativas, que estão embutidas dentro deles.

Assim, quando um Mudancista questiona determinado conceito e procura mostrar que há ali uma inadequação, está “abrindo a porta conceitual” para tornar visível as Narrativas e Cosmovisões, que estão ali embutidas, sem que a pessoa tenha conhecimento.

É o caso do questionamento da palavra “prática”que fizemos aqui.

Ou da expressão “pensar fora da caixa”que fizemos aqui.

É do questionamento de conceitos mal formulados e Mais Tóxicos que se pode mostrar que a pessoa está repetindo, sem refletir adequadamente, sobre uma determinada Narrativa ou Cosmovisão, que está sendo aceita e repetida e servindo de base para a forma de pensar e agir.

O papel do Mudancista – ao induzir propositalmente determinada mudança – se inicia com a demonstração de quanto determinado conceito muito utilizado e repetido pelos seus clientes é tóxico.

Ao se questionar determinado conceito, avaliado pelo Mudancista como tóxico, podemos apresentar a toxidade da Narrativa e, algumas vezes, da própria Cosmovisão, que está invisível dentro dele.

Ayn Rand (1905 – 82) – uma das Mentoras Epistemológicas dos Bimodais, por exemplo, baseia toda a construção de uma nova Cosmovisão da sociedade humana, questionando, por exemplo, o conceito “egoísmo”.

Ela defendeu que egoísmo é algo inerente ao ser humano, que é obrigado – diferente das demais espécies – a ter que resolver individualmente seu problema de sobrevivência.

Para ela, egoísmo não é uma escolha, mas algo inerente de cada Sapiens. E é necessário se escolher entre dois tipos de egoísmo: um tóxico (aquele em que você obriga o outro a te sustentar) e o saudável (aquele que você consegue se sustentar sozinho, através de trocas voluntárias).

Rand causa, questionando o conceito “egoísmo” um “curto circuito” nos seus leitores, pois, ao questionar um conceito fortemente utilizado na sociedade, abre o espaço para questionar Narrativas e Cosmovisões, que estão embutidas naquela expressão.

Ao se questionar determinado conceito, muitas vezes chave em determinadas Cosmovisões e Narrativas, se revela que ele é um “tijolo” de um “muro”, que ao ser visualizado, pode ser repensado e reconstruído.

Assim, o incentivo à Mudanças deve ser feito, através do questionamento de conceitos para se começar um diálogo, que pode ir “subindo” para o questionamento de Narrativas e Cosmovisões.

Toda Estrutura de Pensamento é provisória e deve ser sempre testada, repito, para ver se está gerando mais ou menos qualidade de vida.

Estruturas de Pensamento, muitas vezes, “perdem a validade” diante de novos fenômenos. É preciso que as pessoas, a partir do questionamento dos conceitos, percebam como pensam e recebam sugestões de como podem pensar de forma mais adequada.

Assim, Mudancistas de Excelência precisam entender qual é a Estrutura de Pensamento atual e qual é a nova que sugere que seja adotada para que possa ajudar seus clientes de forma mais efetiva.

Um Mudancista de Excelência precisa entender quais são os equívocos das Cosmovisões, Narrativas e Conceitos vigentes, quais são as novas tentativas de Estrutura de Pensamento.

Mais do que isso.

Mudancistas de Excelência precisam questionar conceitos para que as pessoas comecem a ter vontade de conhecer, de forma mais consciente, Cosmovisões e Narrativas.

E cada pessoa poder optar por escolher os Conceitos, Cosmovisões e Narrativas mais adequadas para melhorar, constantemente, a qualidade de vida seja diante de Fenômenos Cotidianos, seja diante de Fenômenos Inusitados.

É isso, que dizes?

Colaborou a Bimodal: Fernanda Pompeu.

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

Me manda um zap: 21-996086422

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NO MÊS DE MAIO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

Leave a Reply

WhatsApp chat