Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

Resumo feito pelo Chatinho:

O aprendizado destacado nesta semana enfatiza a importância da leitura dentro da rotina, ressaltando que nem toda leitura é igualmente vantajosa. Aquela que contribui para o desenvolvimento de uma Narrativa Pessoal e Profissional é particularmente benéfica. A leitura ativa, que complementa essa narrativa, é preferível à leitura passiva, que tende a ser esquecida rapidamente. A prática do Cadernismo, que envolve registrar a narrativa pessoal e profissional, torna a leitura mais consciente. Os “Princípios Estruturais Intrapessoais” são ressaltados como atitudes positivas em relação a si mesmo, enquanto os “Interpessoais” orientam as interações com os outros. A Psicologia 2.0 visa democratizar o acesso ao aconselhamento emocional, com ênfase em guias de felicidade. O autoconhecimento é valorizado como meio de buscar uma vida mais próspera e feliz, destacando a importância da autonomia. Além disso, são discutidos temas como padrões versus percepções, sofrimento e projetos motivadores de longo prazo. A Metavida encoraja uma perspectiva externa para uma compreensão mais profunda da própria vida.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Olhe para a sua vida de fora para estar cada vez mais por dentro!
  2. Sócrates dizia que “sei que nada sei.” Mas isso é uma fantasia. Eu sempre sei de algo para embasar minhas decisões.
  3. Uma vida melhor exige criar condições para que as Torneiras das Emoções despejem emoções mais positivas do que negativas na nossa pia.
  4. Numa Leitura Mais Proativa eu não leio para me informar, mas leio para confrontar o autor com as minhas Certezas Provisórias Razoáveis da minha Narrativa Pessoal e Profissional.
  5. Psicologia 2.0: a passagem do divã de nicho para o divã de massa.
  6. Os Guias de Felicidade serão os divisores de águas na Psicologia 2.0.
  7. A base da Psicologia 2.0 é o incentivo da autonomia e não de dependência das pessoas dos seus terapeutas – como é muito comum hoje em dia.
  8. Na Psicologia 2.0, vamos sair do autoconhecimento pelo autoconhecimento, mas o autoconhecimento para procurar uma vida mais próspera e feliz.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Aquele cuja vida tem um porquê, pode suportar quase todos os comos.”Nietzsche.

Resumo do que foi top em termos de aprendizado nos artigos ao longo da semana 11.4.3.

Fica evidente que quem coloca a leitura na sua rotina, tem uma vantagem na vida.

Porém, não é qualquer tipo de leitura que gera mais vantagem.

Quem lê e desenvolve uma Narrativa Pessoal e Profissional, leva vantagem e vice-versa.

Vejamos a regra da leitura:

Quando temos, de forma mais consciente, uma Narrativa Pessoal e Profissional, a leitura é algo que vai complementar uma base que já existe;
Quando NÃO temos, de forma mais consciente, uma Narrativa Pessoal e Profissional, a leitura é algo que vai virar mais um filme do Netflix – você lê hoje e não lembra mais do livro depois de amanhã.

Sócrates dizia que “sei que nada sei.” Mas isso é uma fantasia. Eu sempre sei de algo para embasar minhas decisões.

Uma Leitura Mais Passiva é aquela meio Socrática em que eu leio como se fosse um papel em branco – já que nada sei.

Uma vida melhor é aquela que eu vou, aos poucos, desenvolvendo de forma consciente e proativa minha Narrativa Pessoal e Profissional.

Numa Leitura Mais Proativa eu não leio para me informar, mas leio para confrontar o autor com as minhas Certezas Provisórias Razoáveis da minha Narrativa Pessoal e Profissional

A Narrativa Pessoal e Profissional reúne os erros e acertos que cometemos na vida, os aprendizados e os mandamentos que vamos criando.

Quando eu leio algo, de forma Proativa, sempre estou comparando o que diz o autor com as minhas Certezas Provisórias Razoáveis.

Quando temos o hábito de redigir na prática do Cadernismo a nossa Narrativa Pessoal e Profissional, a leitura se torna mais consciente e podemos perceber em relação a cada livro:

O que agrega de novo?
O que reforça o que já sabíamos?
O que não concordamos e passamos a pensar melhor?
O que nos inspira e oxigena, nos permitindo ter insights novos?

Quando praticamos o Princípio Estrutural Intrapessoal do Cadernismo, podemos incorporar o autor à nossa Narrativa Pessoal e Profissional.

Quando não praticamos o Cadernismo e não temos de forma mais consciente uma Narrativa Pessoal e Profissional, tudo que entra hoje tende a sair muito rápido amanhã.

Definimos, assim, os dois tipos de leitura que podemos praticar:

A Leitura Mais Ativa – aquela que reforça o Cadernismo, num processo de melhoria continuada da Narrativa Pessoal e Profissional;
A Leitura Mais Passiva – aquela que não tem o Cadernismo, não visa reforçar a nossa Narrativa Profissional e Pessoal.

Nessa linha, esta semana aprimoramos – e estamos chamando cada vez mais assim – “os Princípios Estruturais Intrapessoal”, que são as melhores atitudes que passo a ter comigo mesmo. Os Princípios Estruturais Interpessoais são aqueles que estabelecem um norte da minha relação com os outros.

Amadurecemos que o Cadernismo Mais Forte deve conter os seguintes Diários de Bordo:

Profissional;
Pessoal;
Das Crises.

O ideal é que o conteúdo dos que for melhor nos Diários de Bordo Profissional e o Pessoal sejam publicados na Internet.

No caso do Diário de Bordo da Crise tem algo interessante que apareceu esta semana.

O objetivo do Diário de Bordo da Crise é transformar um limão (a crise) em uma limonada (ações saudáveis para lidar melhor com ela).

Surge assim:

O Case de Sucesso de Superação de Crise – quando chegamos a uma limonada e superamos bem determinada crise limão, através de novos aprendizados e mandamentos.

O que vale contar para os outros?

Quando o limão vira uma limonada temos um Case de Sucesso de Superação de Crise, com a criação de algum mandamento, que vale espalhar para os outros.

E isso é um motivo de Orgulho Saudável e vale ser compartilhado para ajudar outras pessoas que podem se inspirar para superar algo parecido.

Desenvolvemos melhor a classificação dos autores da Inovação Pessoal Emocional, incluindo os Classicistas – que é o caso do Jordan Peterson.

Falamos de Virtude e vida virtuosa.

No nosso entender:

Virtude é a capacidade consciente que temos de escolher Princípios Estruturais Fortes.

Vejamos a frase que surge a partir disso:

Minha principal virtude é ter escolhido princípios que têm me guiado na direção de uma vida mais plena.

A virtude, assim, é feita de escolhas que fazemos que podem nos ajudar a ter vidas melhores ou piores.

Arriscamos falar que os Disruptivos ocupam 20% dos Sapiens, divididos entre os mais disruptivos (5%) e os menos (15%).

Isso é uma Hipótese Dedutiva que precisa ser validada. Tenho visto essa divisão ao longo da minha carreira, mas é apenas isso: uma hipótese que precisa ser validada, via pesquisas.

Muito inspirado pelo Peterson, falamos muito de ordem e desordem, ordem e caos.

E temos que falar nesse contexto da eterna briga entre:

Percepções que temos na vida, que não se baseiam em padrões, que têm tudo para nos levar a decisões piores;
Padrões que são baseados em recorrências históricas, que têm tudo para nos levar a decisões melhores.

De maneira geral, as pessoas tendem a usar mais as percepções do que os padrões.

Me mostre uma pessoa muito percepcionista e pouco padronista e te apontarei alguém que tem muito mais chance de ser surpreendida pelos fatos.

Os padrões nos permitem tomar decisões melhores e ver com mais clareza as tendências futuras.

Diria mais.

Uma sociedade mais centralizada, tenderá a operar mais com percepções do que com padrões, pois a Mente Secundária das pessoas serão menos acionadas.

Padrões exigem um trabalho maior de abstração e de uso da Mente Secundária, que ocorre com mais facilidade em sociedades mais descentralizadas.

Avançamos ao apontar as macrotendências da Psicologia 2.0, que tem como missão colocar milhões de pessoas nos “divãs”.

Eis a frase que surgiu num áudio:

Psicologia 2.0: a passagem do divã de nicho para o divã de massa.

Isso será feito com uma mudança grande na maneira de pensar o problema, através da disseminação e Guias de Felicidade, IAs (máquinas que aprendem e decidem com o uso).

Qual a grande novidade?

Os futuros Inovadores Pessoais Emocionais (ex-psicólogos e ex-coachings) abraçarão Guias de Felicidade e não mais Escolas de Conceituadores como Freud e Jung.

Melhor dizendo.

Os Guias de Felicidade serão o divisor de águas na Psicologia 2.0.

O objetivo da Inovação Pessoal Emocional 2.0 é de que as pessoas consigam utilizar estes guias de forma autônoma.

Este será o grande objetivo da Inovação Pessoal Emocional 2.0 estimular que as pessoas abracem Princípios Estruturais Mais Fortes para viver melhor.

Quando isso não for possível e nem as IAs da Inovação Pessoal Emocional derem conta do recado, haverá o trabalho dos Profissionais da Inovação Pessoal Emocional Pósventivos.

Porém, a ideia, seguindo um pouco a linha do Seligman, será:

Na Psicologia 2.0 não haverá o incentivo do se autoconhecer por se autoconhecer, mas sugestões para que se possa abraçar os Guias de Felicidade com mais facilidade.

A base da Psicologia 2.0 é o incentivo da autonomia e não de dependência das pessoas dos seus terapeutas – como é muito comum hoje em dia.

Na Psicologia 2.0, vamos sair do autoconhecimento pelo autoconhecimento, mas o autoconhecimento para procurar uma vida mais próspera e feliz.

Dissemos mais.

Com as IAs da Inovação Pessoal Emocional teremos um novo campo completamente novo de relacionar problemas emocionais de todos os tipos com:

Viés Genético;
Formatação Básica Obrigatória;
Idade;
Região em que nasceu e vive.

Seremos surpreendidos com o que vai sair daí.

Falamos também da necessidade da Rotina, mas não a do Carrossel (de baixa criatividade e repetitiva), mas a Em Espiral (de alta criatividade e inovadora).

Caiu a ficha que teremos que ter duas etapas no GFB 2.0, vou brincar com isso:

O GFB para Dummies – com conceitos de sala sem grande aprofundamento, apenas dicas para se viver melhor;
O GFB para Nerds – com conceitos de cozinha e maior aproveitamento para quem quer ajudar os outros a viver melhor – Mentores da Felicidade.

Outra novidade é a inclusão dos médicos como Profissionais da Inovação Pessoal, ficando a nova área assim dividida:

Profissionais da Inovação Pessoal Corporais – médicos;
Profissionais da Inovação Pessoal Emocionais – psicólogos e coachings.

Não há possibilidade de pensar na Inovação Pessoal se não houver o entrosamento entre a dupla de vôlei emoção e corpo.

Outro ponto é a percepção da visão mais mainstream da felicidade muito relativista.

As pessoas quando falamos em projetos de felicidade logo dizem: “cada um tem a sua e fim de papo.”

É como se no caso da Visão Mais Relativista da Felicidade:

Não há a necessidade de um projeto geral mais pensado;
Que este projeto mais pensando tem algo que é comum a todos os Sapiens;
E que deve existir, no mesmo projeto, o espaço para as particularidades.

Criamos ainda o conceito dos Paradigmas Estruturais (e não existenciais) como saiu nos artigos.

São formas de pensar a sociedade, o Sapiens e a Felicidade que são fundamentais para depois se falar dos Princípios Estruturais e nas Métricas dos Guias.

Surgiu o conceito “Torneira das Emoções”.

Um conceito de sala que deseja reforçar a falta de controle que temos sobre nossas emoções, que estão fortemente ligadas à químicas específicas.

O que fazemos para termos uma vida melhor?

Uma vida melhor exige criar condições para que as Torneiras das Emoções despejem emoções mais positivas do que negativas na nossa pia.

Haverá sempre as duas torneiras (positiva e negativa), mas o mais importante é que as negativas não sejam maiores do que as positivas.

Falamos ainda – inspirados pelo Peterson – de sofrimento.

Concordamos com ele – e com o Mark Manson também – de que sofrimento faz parte da vida humana, mas não podemos chamar tudo de sofrimento, desde torcer o pé e termos medo de morrer.

Por isso, dividimos em dois os sofrimentos:

O Sofrimento Conjuntural – que é torcer o pé;
O Sofrimento Estrutural – nossa relação com a finitude nossa e dos mais próximos.

Cada um destes sofrimentos demanda um tipo de Princípio Estrutural específico.

Já no artigo de quinta, quando fechamos o Peterson, tivemos um ganho interessante ao dividir da IPEP (Inovação Pessoal Emocional Preventiva) em duas:

Do ponto de vista das pessoas – o desenvolvimento de guias de quem já nasceu e diversos tipos de tratamentos, conforme o tamanho do problema emocional;
Do ponto de vista da sociedade – o desenvolvimento de guias para evitar determinadas condições de nascimento e de educação que podem gerar os tais problemas emocionais mais graves e profundos.

Outro ponto positivo foi o surgimento do conceito Projetos Motivadores de Longo Prazo, que servem como um escudo para as paixões negativas de curto.

O Ritual Rivotril: tá andante, procure sempre olhar para o horizonte!

Por fim, para fechar a ideia da Metavida, que se resume a:

Olhe para a sua vida de fora para estar cada vez mais por dentro!

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 500,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

Leave a Reply

WhatsApp chat