Feed on
Posts
Comments

Tema: aprofundando a “Ruptura 2.0″

(Novo grupo aberto, agora para Agosto 2010)

O objetivo:

Ajudar aos  participantes a refletir sobre as mudanças que a Internet traz para a sociedade e construir coletivamente uma nova lógica para olhar para nossa sociedade de outra maneira.

Tópicos gerais:

  • A Internet cria uma nova civilização?
  • Qual a característica dessa nova civilização?
  • A nova civilização nas Organizações
  • A nova civilização na Escola
  • A nova civilização….(a partir dos participantes)

Dinâmica:

Um grupo de estudo tem uma dinâmica diferente de uma “aula”. Todos dividem as suas angústias, receios, temores, senso comum, dúvidas  sobre este novo mundo e num trabalho coletivo vamos tentando chegar a alguns consensos, ou, pelo menos, percebermos quais são os pontos de vistas majoritários.

As reuniões são acompanhadas da publicação de textos no blog (www.nepo.com.br) e de uma comunidade, através de lista de discussão no Google, na qual o coordenador mantém o pessoal informado de notícias, textos, comentários, etc sobre os temas discutidos, além da colaboração de todos.

Material:

Já neste segundo grupo trabalharemos com o texto base desenvolvido, a partir do primeiro, no qual nos dedicaremos a melhorá-lo, além de uma série de livros que será sugerido antes e depois dos encontros.

O que se um participante pode esperar?

  • Sair com uma visão mais ampla do fenômeno Internet;
  • Compartilhar essa visão com outros interessados no tema;
  • Conseguir visualizar aplicações práticas, mesmo que de médio prazo para o seu exercício profissional.

Participantes:

Há um critério de seleção da turma, através de experiência do coordenador de trazer pessoas inquietas, curiosas e que vão agregar aos demais.


Estou na fase do pré-cadastro!

As aulas serão às quartas, 19 horas, no Viva Rio, na Glória, perto do Metrô (Rua do Russel, 76).

Oito encontros, nas seguintes datas (04, 11, 18, 25/08 – 01, 08, 15, 22/09 de 2010);

Valor: R$ 400,00

Vagas: 20 agentes de mudanças.

Mande e-mail: carlos@nepo.com.br

Em que detalhe:

Por que quer fazer parte do grupo?

Como acha que pode ajudar na mudança do mundo 1.0 para o mundo 2.0?

Veja a cobertura completa do que foi o primeiro grupo:

http://nepo.com.br/category/grupo-de-estudos-2-0/


12 Responses to “Grupo de Estudos 2010 – segundo semestre”

  1. Miriam disse:

    Gostaria de saber o endereço das aulas no Rio de Janeiro Atenciosamente Miriam

  2. [...] Vi no excelente blog do nosso amigo Nepôsts – Rascunhos Compartilhados [...]

  3. Carlos Nepomuceno disse:

    Pessoal, estou abrindo um online também.

    Pensando algo para o segundo semestre e vou abrir uma reserva para saber o interesse.

    Quem tiver disposto, me mande um email (carlos@nepo.com.br)

    Com:
    Nome
    Experiência
    Motivo de interesse com o grupo:

    Abraços,

    Nepomuceno

  4. Caros, faço parte do primeiro grupo de estudos do Nepo e recomendo para todos que procuram expandir seus aquários de conhecimento. :) O nível da turma é excelente. Você vai compartilhar informações e construir novos conhecimentos com pessoas de diferentes bagagens acadêmicas e profissionais, mas que estão focadas nessa busca que o Nepo chama no Grupo de Estudos de “Ruptura 2.0″. Ideias incríveis, conhecimento compartilhado e novas maneiras de ver o mundo. Todas essas questões são levantadas para buscar soluções para problemas reais e complexos.
    Tudo o que foi levantado durante os encontros me ajudaram a pensar o projeto que desenvolvo e, principalmente, conhecimento empírico na hora de elaborar, divulgar e apresentar novos projetos para clientes, organizações ou empresas.
    Grande abraço
    Rodrigo Nogueira
    Editor do projeto Viva Favela (1ª plataforma de jornalismo cidadão voltada para favelas e periferias do Brasil)

  5. Aos que pretendem fazer parte do grupo de estudos do Nepô,
    fiz parte do primeiro grupo, que contou com a participação do Rodrigo Nogueira, comentarista nesse mesmo post. Posso dizer que foi uma experiência única, que mudou minha forma de pensar o papel dos profissionais do mundo digital.
    Nepomuceno propõe ideias através de um modelo teórico sistêmico que serve como base de todo o estudo. Algo que mostra tudo funciona desde a passagem do feudalismo para o capitalismo, promovida pelo livro impresso.
    O mais importante de tudo isso é a chance de conhecer novos pensamentos, gente que está antenada com o novo e tenta se unir para aumentar o número daqueles que querem fazer diferente.
    O grupo foi uma experiência inesquecível para mim. Espero que os novos membros sintam o mesmo.
    Fábio Carvalho – coordenador estratégico em novas mídias.

  6. Nepô,

    Como em agosto não teremos mais encontros através da Pós, quero saber se posso me inscrever no grupo. Como é que funciona a inscrisção?

    Abs,

    Luiz.

  7. Carlos Nepomuceno disse:

    Luiz, já te coloquei dentro!

  8. Camila Leporace disse:

    Participei da primeira turma do grupo, que agora continua trocando e-mails e seguirá se encontrando uma vez por mês. Os encontros e debates têm sido uma experiência muito interessante.

    Se me perguntam se nossas discussões são sobre “Internet” ou sobre “Comunicação”, respondo até que sim, mas replico: tem como discutir Internet sem debater todo o resto? A Internet influencia “apenas” na comunicação? E a comunicação, não influencia tudo também?

    Um debate sobre Internet é também sobre as mudanças sociais, econômicas, filosóficas e culturais pelas quais o mundo está passando. Considero essa noção importante para quem é um profissional de Web, mas não apenas para nós. Trata-se de uma análise que interessa a todos. É importante pensar no que muda à medida que a Internet se torna mais intensa e participativa, e analisar também qual o nosso papel em meio a essas transformações.

    Dentro dessa perspectiva, o grupo – num formato colaborativo, em que as discussões são propostas e todos falam e são ouvidos – contribui muito para nos ajudar a organizar os pensamentos, rever conceitos, abrir a cabeça (sempre dá para abrir mais um pouquinho…) e, principalmente, para avaliarmos o nosso posicionamento profissional – e pessoal – em meio às rupturas e à necessidade de quebra de paradigmas pelas quais a sociedade está passando.

    Camila Leporace – Jornalista especializada em Comunicação Digital

  9. Barbara disse:

    Olá, Nepo.
    Quero participar! Como faço?

    Abs.

  10. [...] idéias com ele. Seja através do Blog do Nepo, cursos de pós graduação, como no meu caso, através do grupo de estudos, das palestras e wikishops que ele promove ou lendo o e-book Civilização [...]

  11. [...] idéias com ele. Seja através do Blog do Nepo, cursos de pós graduação, como no meu caso, através do grupo de estudos, das palestras e wikishops que ele promove ou lendo o e-book Civilização [...]

Leave a Reply