Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal050623

Novas Hashtags:

#Michio_Kaku – dialogando com este autor.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Nono Ciclo de Leitura Bimodal:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O Sapiens é uma espécie animal que – como qualquer outra – precisa sobreviver. E, para que isso seja feito, precisa escolher os melhores Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir).
  2. Hoje, infelizmente, tem muita gente que se denomina Futurista ou mesmo Futurólogo, mas que são apenas palpiteiros.
  3. A Futurologia – como qualquer ciência que se preze – não se baseia, assim, em sensações ou em percepções, mas procura se basear em padrões.
  4. Quanto mais se aposta se quer uma visão para frente, mais e mais temos que estudar os padrões para trás.
  5. Quando falamos de Futuro, portanto, é preciso definir de quanto tempo estamos querendo projetar as tendências.
  6. Muita gente – de forma equivocada – que é apenas um inovador, empreendedor, que não está projetando o futuro, apenas criando novidades, que se diz Futurista ou Futurólogo.
  7. O livro de Kaku aborda o Cosmo Futuro, no qual se aborda questões como o fim do planeta Terra e a necessidade do Sapiens morar em outros planetas.
  8. Não recomendamos o uso dos termos Futurismo ou Futurista – que usamos durante um bom tempo, pela confusão que geram. Futurólogo é algo mais preciso.

Vamos ao Artigo:

Se nossos ancestrais no século passado nos enxergariam hoje como mágicos e bruxos, como veremos nossos descendentes daqui a um século? Michio Kaku.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Um matemático é alguém que procura organizar números para que possamos, através de fórmulas, entender e lidar melhor com a realidade.

Um Conceituador da Ciência Social é alguém que procura organizar palavras para que possamos, através de Narrativas Conceituais, entender e lidar melhor com a realidade.

O presente artigo é uma tentativa de organizar o Ambiente do Diálogo sobre Futurologia, aproveitando a leitura do livro “O futuro da humanidade” de Michio Kaku.

O livro de Kaku aborda o Cosmo Futuro, no qual se aborda questões como o fim do planeta Terra e a necessidade do Sapiens morar em outros planetas.

A Futurologia é um ramo das Ciências Sociais, que se propõe a projetar possíveis cenários de futuro da sociedade.

A Futurologia é uma ciência voltada para ajudar o Sapiens a tomar decisões melhores hoje diante das incertezas do amanhã.

Futurólogos são aqueles que desenvolvem a Futurologia, que pode ser dividida em quatro grandes campos:

Micro-Futuro – tendências futuras de curto prazo (alguns anos);
Meso-Futuro – tendências futuras de Médio Prazo (próximas décadas);
Macro-Futuro – tendências futuras de Longo Prazo (próximos séculos);
Cosmo Futuro – tendências Futuras de Longuíssimo Prazo (próximos milênios).

(Detalhamos em artigo recente que não recomendamos o uso dos termos Futurismo ou Futurista – que usamos durante um bom tempo, pela confusão que geram. Futurólogo é algo mais preciso.)

Quando falamos de Futuro, portanto, é preciso definir de quanto tempo estamos querendo projetar as tendências.

Quanto mais se aposta se quer uma visão para frente, mais e mais temos que estudar os padrões para trás.

A Futurologia – como qualquer ciência que se preze – não se baseia, assim, em sensações ou em percepções, mas procura se basear em padrões.

A Futurologia tem como papel projetar o amanhã para que se possa tomar decisões hoje que evitem crises futuras.

Palpites sobre o que vai acontecer no futuro não são atividades de Futurólogos, que procuram apontar tendências baseadas em padrões.

O Sapiens é uma espécie animal que – como qualquer outra – precisa sobreviver. E, para que isso seja feito, precisa escolher os melhores Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir).

A Futurologia procura entender os padrões da sociedade humana para que possa projetar o amanhã.

O epicentro do estudo da Futurologia, portanto, é o uso de Motores da Histórias Fortes, que nos permitam entender as regras mais recorrentes.

Utilizemos o livro dele – que foge o campo de Futurologia da Bimodais, que se limita ao Meso e ao Macro Futuro – para aprofundar a Futurologia.

Podemos, assim, olhar o passado com quatro lentes dentro da Futurologia:

A Micro-História – análise baseada em anos e no máximo décadas;
A Meso- História – análise baseada em alguns séculos;
A Macro-História – análise baseada em milhares de anos;
A Cosmo-História – análise baseada em milhões ou bilhões de anos.

Michio Kaku aborda a questão, por exemplo, da extinção do nosso planeta, o que é algo que pode ser projetado em milhares de anos para frente.

Quando, por exemplo, gastamos uma fortuna para procurar planetas habitáveis, estamos apostando nas decisões de longuíssimo prazo.

Jared Diamond, no seu maravilhoso livro “Colapso”, no qual estuda as grandes crises de várias civilizações passadas, nos mostra o seguinte padrão.

Quando não se tem uma visão de longo prazo, aumentamos muito a chance de nos depararmos com grandes crises.

Futurólogos são fundamentais neste momento de transição entre civilizações.

Hoje, infelizmente, tem muita gente que se denomina Futurista ou mesmo Futurólogo, mas que são apenas palpiteiros.

Muita gente – de forma equivocada – que é apenas um inovador, empreendedor, que não está projetando o futuro, apenas criando novidades, que se diz Futurista ou Futurólogo.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Está começando a décima imersão (de junho a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

Leave a Reply

WhatsApp chat