Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Movimentos pela descentralização irão sempre estimular o empreendedorismo, a inovação, a personalização, a originalização e vice-versa.
  2. Quando Ayn Rand (1905-82), por exemplo, dedicou um livro inteiro ao questionamento do uso da palavra “egoísmo”, seu objetivo era rever a massificação.
  3. Quando temos a chegada de novas mídias, que estimulam a descentralização, há um processo de revisão do vocabulário, que estimula a massificação.
  4. Nos momentos de maior centralização, o vocabulário tenderá a estimular mais a massificação do que a originalização.
  5. A chegada do Digital – mídia mais descentralizadora – nos tira de um viés centralizador, que durou quase um século, para um mais descentralizador.
  6. Para efeito de tomada de decisão, é preciso entender que em determinados momentos da história teremos Paradigmas que vão estimular a centralização ou a descentralização.
  7. Na história, sempre teremos – estruturalmente falando – uma tensão entre duas visões: uma mais centralizadora e outra mais descentralizadora.
  8. Vivemos hoje o que podemos chamar de Renascença Civilizacional, que é a passagem do viés centralizador para o descentralizador.

Vamos ao Artigo:

“Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras.”Gil Giardelli.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Karl Marx (1818-83) tinha uma concepção sobre a sociedade que se expressava nesta famosa frase:

“As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força intelectual dominante”.

Marx acreditava que a história era marcada pela luta de classes, que criou, assim, o Motor da História Marxista.

Há algo que se aproxima da realidade e algo que se afasta na visão do novo Motor da História 2.0, se comparado ao Marxista.

Fato é que as ideias, ou os Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir) são disseminados, através das mídias.

E que os Paradigmas são disseminados na combinação entre o vocabulário utilizado e como as palavras dentro deste vocabulário se articulam.

Na história, sempre  teremos – estruturalmente falando –  uma tensão entre duas visões: uma mais centralizadora e outra mais descentralizadora.

As visões centralizadoras e descentralizadoras, conjunturalmente falando, vão variar da seguinte maneira:

  • Conforme as metodologias de organização da sociedade do ponto de vista administrativo (onde se inclui o poder político);
  • As mídias existentes, que podem ter topologias mais ou menos centralizadoras;
  • O momento do Espiral Civilizacional Progressivo, conforme a relação das mídias, metodologias de organização e o crescimento populacional.

Os Paradigmas vigentes na sociedade terão um viés mais ou menos centralizador, conforme:

  • Regionalmente falando, conforme os Paradigmas mais difundidos;
  • Civilizacionalmente falando, conforme o momento do Espiral Civilizacional Progressivo.

Para efeito de tomada de decisão, é preciso entender que em determinados momentos da história teremos Paradigmas que vão estimular a centralização ou a descentralização.

Vejamos como funciona o Espiral Civilizacional Progressivo a tensão entre centralização e descentralização?

  • Nos momentos mais centralizadores teremos o estímulo a menos personalização e a originalização;
  • Nos momentos mais descentralizadores teremos o estímulo a mais personalização e a originalização.

A relação entre Paradigma e Vocabulário

É preciso – para continuar a conversa –  entender a relação entre Paradigmas e Vocabulários.

O Vocabulário é formado por palavras que passam a ser usadas de tal maneira que acabam por gerar os Paradigmas (nossa forma de sentir, pensar e agir).

Vejamos a relação entre centralização e descentralização e personalização e massificação:

  • Nos momentos de maior centralização, o vocabulário tenderá a estimular mais a massificação do que a originalização;
  • Nos momentos de maior descentralização, o vocabulário tenderá a estimular mais a originalização do que a massificação.

Vejamos a relação entre centralização e descentralização e a relação disso com a inovação:

  • Quando temos momentos da história de maior centralização, há uma redução da originalização, que gera menos criatividade e, portanto, menos inovação;
  • Quando temos momentos da história de maior descentralização, há um aumento da originalização, que gera mais criatividade e, portanto, mais inovação.

Quando temos a chegada de novas mídias, que estimulam a descentralização, há um processo de revisão do vocabulário, que estimula a massificação.

Passamos a rever uso de conceitos que estão sendo usados sem os adjetivos devidos, tal como egoísmo, narcisismo e pretensão.

Quando Ayn Rand (1905-82), por exemplo, dedicou um livro inteiro ao questionamento do uso da palavra “egoísmo”, seu objetivo era rever a massificação.

Ela foi ao dicionário e mostrou que o termo egoísmo não significava uma pessoa perversa, mas apenas a defesa do interesse de cada pessoa.

Pensar nos seus interesses é a base para que cada pessoa possa se originalizar.

Movimentos pela descentralização irão sempre estimular o empreendedorismo, a inovação, a personalização, a originalização e vice-versa.

Vivemos hoje um momento muito especial da civilização humana.

A chegada do Digital – mídia mais descentralizadora –  nos tira de um viés centralizador, que durou quase um século, para um mais descentralizador.

Vivemos hoje o que podemos chamar de Renascença Civilizacional, que é a passagem do viés centralizador para o descentralizador.

Neste momentos de Renascença Civilizacional, há uma demanda pela revisão do vocabulário que usamos, que estimulam Paradigmas Mais Centralizadores.

A Renascença Civilizacional em como demanda a revisão do Vocabulário de uso corrente. que está fortemente impregnado de uma visão mais centralizadora.

O atual Vocabulário – que acabou tendo um longo tempo de uso – precisa ser revisto.

Porém, é preciso entender que o viés descentralizador tende a ser mais permanente.

O Sapiens de hoje é muito mais originalizado do que foram os nossos antepassados.

Quanto mais gente temos no mundo, mais e mais precisamos ser mais criativos para lidar com os novos desafios.

Os momentos de centralização – sejam eles regionais ou civilizacionais – não duram muito tempo, pois são geradores de crise.

A centralização é um recurso sistêmico e espontâneo que dura pouco tempo para que possamos em alguns momentos lidar com a complexidade, enquanto não temos novas mídias que nos permitam entrar no viés da descentralização.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Está começando a décima imersão (de junho a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 700,00 no Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

 

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat