Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Quando se fala hoje em Transformação Digital, quase 99% das propostas, é o uso parcial das Tecnopossibilidades Digitais com a mesma Filosofia Administrativa do passado.
  2. NENHUMA, Organização Tradicional foi capaz de sair da Gestão e ir para a Curadoria – o que caracteriza a profunda Crise Psicológica que estão passando.
  3. Os Ubers geram tanta atração, pois conseguem quebrar os limites administrativos das Organizações Tradicionais.
  4. Antes das Mídias Digitais, era impossível criar um Uber, ou um Youtube ou um Airbnb.
  5. A Curadoria Digital permite a criação de organizações completamente diferentes das atuais, com muito mais capacidade de oferecer qualidade a baixo custo.
  6. A jornada humana ocorre, assim, em um processo de Espiral Civilizacional Progressivo: novas tecnologias, mais gente, novas formas de sobrevivência, mais gente, novas tecnologias…
  7. Conforme vamos aumentando o tamanho da população, vamos sendo obrigados a inventar processos de Descentralização da Sobrevivência.
  8. Há uma forte relação entre mídia, tamanho da população e formas de sobrevivência.

Vamos ao Artigo:

“Não foram os donos de carruagem que inventaram os carros.”Anônimo.

Desde o dia que começamos a jornada da nossa espécie neste planeta, procuramos formas mais adequadas de nos organizar para sobreviver.

A principal novidade que estamos descobrindo é que:

Há uma forte relação entre mídia, tamanho da população e formas de sobrevivência.

Não, não existe um modelo único de sobrevivência da nossa espécie, mas Zonas de Sobrevivência mais ou menos atrativas.

As Zonas de Sobrevivência Mais Atrativas são aquelas que as pessoas querem estar ou servem de modelo para as demais.

As Zonas de Sobrevivência Mais Atrativas são aquelas que conseguem se aproveitar de forma mais inteligente das Tecnopossibilidades disponíveis.

Há uma regra relevante para entender como a nossa espécie funciona no tempo.

Conforme vamos aumentando o tamanho da população, vamos sendo obrigados a inventar processos de Descentralização da Sobrevivência.

A jornada humana ocorre, assim, em um processo de Espiral Civilizacional Progressivo: novas tecnologias, mais gente, novas formas de sobrevivência, mais gente, novas tecnologias…

Se analisarmos nossa jornada, veremos que caminhamos na direção do aumento da Taxa de Curadorização da Sobrevivência.

Taxa de Curadorização da Sobrevivência – medida que avalia a maior descentralização dos processos de sobrevivência.

Curadorar é aumentar a capacidade de participação das pessoas nos processos de sobrevivência.

Tivemos no passado, até a chegada do Digital, algumas experiências de Curadoria Sonora.

A Curadoria Sonora permitiu a criação de modelos mais descentralizados de organização utilizando o potencial máximo das Mídias existentes.

Hoje, com a chegada das Mídias Digitais começamos a experimentar a Curadoria Digital.

A Curadoria Digital nos permite um aumento exponencial da participação das pessoas na operação e decisão dos Processos de Sobrevivência.

A Curadoria Digital permite a criação de organizações completamente diferentes das atuais, com muito mais capacidade de oferecer qualidade a baixo custo.

Antes das Mídias Digitais, era impossível criar um Uber, ou um Youtube ou um Airbnb.

Os Ubers geram tanta atração, pois conseguem quebrar os limites administrativos das Organizações Tradicionais.

As Organizações Tradicionais operam na Gestão e os Ubers na Curadoria.

É o surgimento e massificação da Curadoria na sociedade, que nos permite criar a atual disrupção na civilização.

Todas as Zonas de Atração do futuro serão variantes da Curadoria.

Note, entretanto, que a Curadoria é uma nova Filosofia Administrativa Disruptiva, se comparada a que estávamos utilizando.

Filosofia Administrativa Disruptiva – mudança profunda – de difícil aceitação e compreensão – na forma como se promove o Comando e Controle dos processos.

Quando se fala hoje em Transformação Digital, quase 99% das propostas, é o uso parcial das Tecnopossibilidades Digitais com a mesma Filosofia Administrativa do passado.

A Curadoria introduz na sociedade uma nova forma de Comando e Controle, que muda basicamente a forma como os processos são gerenciados.

Mudanças filosóficas são aquelas que modificam de forma disruptiva o modelo de pensar e agir do passado e, por causa disso, são tão difíceis de serem compreendidas e incorporadas.

A Curadoria, entretanto, não para na Uberização, vejamos:

  • Curadoria 1.0 – novo Modelo de Comando e Controle utilizado na Uberização, que se utiliza de Modelos Cooperativos Platafórmicos. São mais centralizadas e apresentam limites, se comparada à Blockchenização;
  • Curadoria 2.0 – novo modelo de Comando e Controle utilizado na Blockchenização, que se utiliza de Modelos Cooperativos Ecossistêmicos. São mais descentralizadas e quebram os limites, se comparada à Uberização, Modelo Cooperativo Platafórmico.

Papo Bimodal:

Neste artigo, joguei a toalha, pois acho que não faz sentido falar em Curadoria Sonora.

Tivemos um modelo de Gestão mais ou menos centralizado.

O que era definido pela Filosofia Gestora, a forma de Comando e Controle utilizado pela Gestão.

Filosofia Gestora – forma de Comando e Controle utilizado pela Gestão – modelo administrativo que sofre os limites da forma de pensar e agir dos Gestores, que foram formatados dentro do Ambiente de Sobrevivência Sonoro.

O que vemos hoje no mercado é a tentativa de se utilizar da mesma Filosofia Gestora dentro do Ambiente de Sobrevivência Digital, que permite a criação de uma nova Filosofia Curadoria mais ágil e mais competitiva.

Filosofia Curadora –  forma de Comando e Controle utilizado pela Curadoria – modelo administrativo que supera os limites da forma de pensar e agir dos Gestores, que foram formatados dentro do Ambiente de Sobrevivência Sonoro.

O grande problema que temos hoje na Inovação Organizacional é psicológico.

A Curadoria introduz na sociedade uma nova Filosofia Administrativa Disruptiva que as pessoas não só não querem adotar, mas se recusam a compreender.

É o surgimento e massificação da Curadoria, que nos permite afirmar que entramos na Civilização 2.0.

A Mídia Digital apenas abriu a Tecnopossibilidade de criarmos novas formas de sobrevivência que são muito mais sofisticadas do que as do passado.

Nunca na história da sociedade humana, tivemos a possibilidade de criar modelos administrativos tão cooperativos como agora, a partir do Mundo Digital.

Para fechar.

Note que nenhuma, anote aí, NENHUMA, Organização Tradicional foi capaz de sair da Gestão e ir para a Curadoria – o que caracteriza a profunda Crise Psicológica que estão passando.

Mais ainda.

Já estamos vendo se repetir o mesmo problema psicológico com a passagem da Uberização para a Blockchenização.

O discurso fantasioso do Metaverso Faceboqueano é um sintoma disso.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTEÉM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÉM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA, QUE VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS..

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO PARÁGRAFOS, QUE VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM CAPÍTULO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply

WhatsApp chat