Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal020921

Introdução

O presente artigo tem a seguinte hashtag:

  • #rastros_digitais uma nova forma de conhecer como a relação demanda/oferta se modifica, a partir das Mudanças de Mídia, com respectivo surgimento de novo Macro Modelo de Sobrevivência.

O texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

É um Artigo Bimodal Fenomenológico, pois trabalha com o detalhamento do fenômeno Digital e NÃO com o Arcabouço Conceitual que antecede esta análise.

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao artigo:

“Mídia é o tecido conjuntivo da sociedade.” Shirky.

Com o computador e principalmente a Internet, o Sapiens passou a realizar, cada vez mais, atividades, através de equipamentos digitais.

O Sapiens no Ambiente Digital passou a deixar cada vez maior rastros. Podemos dizer que são Rastros de Sobrevivência.

Rastros de Sobrevivência podem ser entendidos como “pegadas”, que vão sendo deixadas pelas pessoas, a partir das atividades que fazem cotidianamente para existir, independente das mídias de plantão.

Passamos com a Internet da escassez dos Rastros de Sobrevivência Analógicos para a abundância dos Digitais.

Toda a atividade feita dentro de um Ambiente Digital é passível de registro em algum banco de dados.

Atividades dentro de telas geram rastros!

A Internet possibilitou que seja possível conhecer exponencialmente muito mais sobre cada pessoa do que era possível antes.

O conhecimento das atividades das pessoas e grupos, via Rastros Digitais, tem impactos profundos em como vamos viver daqui para frente.

Temos hoje a capacidade de conhecer, com muito mais detalhes, as atividades de cada pessoa ou de grupos, o que não era possível antes.

Conhecer o que as pessoas fazem permite que se possa produzir mais e melhor, de forma mais personalizada.

Se uma pessoa lê um Livro Analógico, por exemplo, o editor ou a loja que vendeu não pode saber, como pode agora:

  • se ela abriu o livro;
  • se folheou todas as páginas;
  • se marcou algo;
  • se compartilhou algo com alguém;
  • e o que e com quem compartilhou.

O que é exatamente o contrário, quando se trata de um Livro Digital, que deixa rastros.

Se compararmos a Vida Analógica com a Digital, tivemos um aumento exponencial do registro das atividades de cada pessoa e dos grupos.

Tivemos no Pós-Digital uma verdadeira explosão da quantidade produzida de informações de cada pessoa, que antes eram simplesmente IRREGISTRÁVEIS.

(Podemos entender o cenário Pós-Digital, principalmente, depois da difusão do uso dos celulares com Internet, quando o uso se massificou radicalmente.)

No Pós-Digital passamos a ter a produção massiva e registrável dos Rastros de Sobrevivência.

A possibilidade de registro e uso dos Rastros Digitais é a base para o surgimento de um novo Macro Modelo de Sobrevivência, que consegue superar os antigos limites.

Se eu sei muito mais do que as pessoas fazem e gostam, a possibilidade de atendê-las, de forma personalizada, é muito maior.

Os Rastros Digitais criam um novo Índice Coletivo, que permite orientar, de forma mais autônoma, mais descentralizada, diversas atividades grupais da sociedade.

Índices Coletivos são indicadores, criados de baixo para cima, que permitem que pessoas possam tomar decisões de forma mais autônoma, como é o caso dos preços e agora dos Rastros Digitais.

Obviamente, havia Rastros Analógicos, tal como registros em papel, ou mesmo gravações em áudio ou vídeos feitas em equipamentos não digitais.

Porém, a quantidade de dados gerados e a possibilidade de processamento dos Rastros Analógicos era infinitamente menor do que agora.

No Mundo Analógico, para haver algum tipo de personalização se gastava muito nas pesquisas, o que agora tem um custo muito pequeno.

Hoje, o investimento maior das organizações não é mais em levantar dados, mas em processar e usar, de forma inteligente, os dados disponíveis.

Assim, podemos dizer que uma das grandes novidades da Internet, talvez a mais impactante de todas, é justamente a possibilidade de registrar, processar e, principalmente, tomar decisões, a partir dos Rastros Digitais.

O uso inteligente e criativo dos Rastros Digitais é o DNA dos Novos Negócios Digitais utilizado, de forma inteligente e inovadora, pelas Big Techs.

Com os Rastros Digitais, passa a ser possível para o Sapiens vencer uma antiga Barreira Civilizacional, que era a de personalizar produtos e serviços em larga escala.

No passado, organizações de todos os tipos gastavam fortunas com pesquisas de mercado para poder se aproximar dos desejos do cliente.

Hoje, com os Rastros Digitais se conhece em detalhes as atividades de cada Sapiens, permitindo desenvolver algoritmos de todos os tipos para aproximar oferta e demanda, a baixo custo.

Os Rastros Digitais permitem que possamos passar a praticar, num patamar inimaginável, a Personalização em Larga Escala.

A Personalização em Larga Escala permite que o Sapiens possa, como nunca antes, adequar demanda com oferta a baixo custo.

Mais ainda.

Do ponto de vista da sobrevivência, os Rastros Digitais, permitem que haja um aumento radical da participação das pessoas na sociedade, pois o desejo de cada um ou de determinado grupo passa a ser cada vez mais passível de ser atendido.

As pessoas ainda não perceberam, mas há um sistema de votação permanente ocorrendo na Internet: gosto, não gosto, quero não quero, é bom, não é bom.

A Explicitação da Demanda é algo fundamental para podermos lidar com o atual e novo Patamar de Complexidade Demográfica.

Como?

De duas maneiras distintas podemos classificar os Rastros Digitais:

  • os Involuntários – que, só ao estar navegando pela Internet, cada pessoa está informando à própria Plataforma e, conforme está estruturada, a outros usuários uma série de informações relevantes;
  • os Voluntários – que, além da navegação, permite que o usuário, de forma simples, possa clicar em ícones (curtições, estrelas, notas, comentários, etc.), ou mesmo postar conteúdo ou vender produtos e serviços, que permitem a outros usuários uma série de informações relevantes.

A grande Barreira Civilizacional Pré-digital era justamente esta: houve um aumento radical da população, porém o Ambiente Organizacional carecia de dados mais precisos para poder praticar a Personalização em Larga Escala a baixo custo.

A Personalização no Pré-Digital era possível, mas sempre em Baixa Escala.

E na Alta Escala a única tendência possível era a Padronização das Ofertas.

Um bom exemplo são os atuais Ambientes Educacionais (em fase de migração).

Uma escola de melhor qualidade tem menos alunos em sala de aula, mas a um custo bem maior e vice-versa.

A promessa dos Ambientes Educacionais 2.0 é justamente, ao saber das demandas dos alunos, conseguir superar a barreira da qualidade de aprendizado em larga escala.

A ainda emergente e promissora Civilização 2.0 tem, assim, como grande desafio o uso, cada vez mais inovador e inteligente, dos Rastros Digitais.

Os Rastros Digitais permitem que a barreira da Personalização em Larga Escala seja superada.

A geração de valor no futuro estará no uso inteligente e inovador dos Rastros Digitais.

É isso que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

One Response to “Rastros Digitais são o “pulo do gato” das futuras Zonas de Atração”

Leave a Reply

WhatsApp chat