Feed on
Posts
Comments

A alta Taxa de Concentração de Poder pede necessariamente uma baixa Taxa de Subjetividade social!

Entendo subjetividade como espaço interno de cada ser humano de pensar e se repensar o que sente e pensa e transformar isso em ações práticas que guardam uma relevante coerência com o que pensou.

(A pessoa pode até pensar muito sobre a vida, mas se não a transforma continua com uma baixa taxa de subjetividade.)

king-queen-hooks_2

Uma alta taxa de subjetividade é a capacidade que temos, assim, de criar um espaço interno mais amplo e conseguir colocá-lo em prática nas nossas vidas.

As taxas de subjetividade variam conforme o Pêndulo Cognitivo.

  • Quanto maior a Taxa de Concentração de Poder tivermos, mais a taxa de qualidade da subjetividade tende a cair. E vice-versa;
  • Quanto menor a Taxa de Concentração de Poder tivermos, mais a taxa de qualidade da subjetividade tende a subir.

king

Isso se explica da seguinte forma.

O aumento de Taxa de Concentração de Poder pede que haja uma uniformidade maior da subjetividade humana, pois serão menos decidindo por mais. Quanto mais baixa for a Taxa de Subjetividade da sociedade, menos complexa será a tomada de decisões e vice-versa.

Assim, a alta Taxa de Concentração de Poder pede necessariamente uma baixa Taxa de Subjetividade social!

king-hearts-300x232

O que impede uma tomada de decisão de mais qualidade e mais diversidade?

1) Falta de interesse – quem está no poder acaba por atrelar as decisões tomadas a seus interesses e dos grupos que os mantêm. Assim, os interesses impedem que haja mais abertura;

2) Falta de ferramentas – a incorporação de mais diversidade implica necessariamente uma Aparato Tecno-cognitivo para que as demandas sejam processadas. Muitas vezes as Tecnologias Cognitivas disponíveis (que são a base da Governança da Espécie)  não são adequadas para essa tarefa.

Assim, como saída para resolver o problema da Governança da Espécie – menos gente decidindo por cada vez menos –  é o de apostar em uma redução na Taxa de Subjetividade, achatando a diversidade individual e coletiva, através de um intenso trabalho de homogenização das visões.

159064710061232264_06faf6d96d66

Tal trabalho, utilizando-se das organizações de produção, repasse e circulação de ideias, reduz, assim, a capacidade de reflexão, expressão e de recebimento de feed-back baixando a qualidade da subjetividade da sociedade.

As pessoas passam a ser cada vez mais consumidoras e reprodutoras do modelo hegemônico, em uma espécie de hipnose coletiva, que é característica da baixa Taxa de Subjetividade, o que podemos até chamar de Hipnose Tóxica.

O que move o poder central passa a mover toda a sociedade, no que chamei de tripé da alta taxa de ambição, que podemos chamar de Ambição Tóxica: poder, fama e dinheiro.

Hoje, passado décadas de forte aumento da Taxa de Concentração de Poder, vivemos um momento dramático de Hipnose Tóxicas, com baixa Taxa de Subjetividade individual e coletiva. A luta dos progressistas é de criar projetos digitais que reduzam a Taxa de Concentração de Poder e possam descentralizar o poder, a fama e o dinheiro.

É isso, que dizes?

One Response to “A relação das taxas de subjetividade com as taxas de concentração de poder”

  1. […] de dinheiro, fama e redução ou aumento da diversidade da tomada de decisões – ver mais aqui […]

Leave a Reply

WhatsApp chat