Quando se trabalha com aulas participativas, há sempre um pé atrás dos alunos se eles serão manipulados ou persuadidos pelo coordenador das atividades.
Gosto de trabalhar com o termo coo-vencimento, que é melhor que convencimento, quando alguém “vence” alguém.
A persuasão, que podemos chamar que é algo parecido com o coo-vencimento, é o trabalho de discussão cientÃfica sobre um dado problema, no qual todos estão tentando construir uma filosofia, uma teoria e uma metodologia mais consistentes de abordagem.
O coordenador tem mais tempo de problematização, mas não tem o problema fechado, pois problemas nunca são fechados, pois mudam de contexto e precisam sempre ser revistos.
O trabalho de persuasão cientÃfica exige, assim, que as carta estejam na mesa. O coordenador deve dizer o que sabe e o que não sabe. Quais os conceitos estão mais sólidos e quais estão mais lÃquidos.
E apresentar a memória de cálculos para envolver os alunos na pesquisa junto para se procurar a visão e ação mais eficaz diante daquele problema.
O que ocorre é que estamos tão acostumados à manipulação, que temos dificuldade em trabalhar aulas de persuasão.
Tendemos a estar defendidos.
É isso, que dizes?