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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo “O que são Escolas de Pensamento?”:

O que já fazia parte da Narrativa e foi melhorado:

  • O papel de uma Escola de Pensamento e seus curadores;
  • A jornada de uma Escola de Pensamento;
  • As atividades de criação de um ambiente de diálogo;
  • O detalhamento melhor sobre Renascenças Civilizacionais.

O que tem de novo:

  • O uso com mais consistência do conceito “Paradigmas Estruturais”;
  • O Mapa mental que mostra o desafio da Ciência Social, em se rever o Motor da História e, a partir disso, compreender a demanda das mudanças dos Paradigmas menos para mais sofisticados;
  • E a criação dos conceitos Paradigmas Estruturais 1.0 e 2.0.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Quando vamos analisar o futuro das diferentes áreas, tais como Administração, Educação ou Psicologia é preciso olhar este desafio com o ponto de vista da Ciência Social 2.0.
  2. Escolas de Pensamento estão acima dos locais físicos, pois são formas de pensar que são disseminadas por aqueles que se identificam com elas.
  3. Quando se cria uma Escola de Pensamento, se estabelece um Ambiente de Diálogo para procurar explicar e melhor agir sobre um determinado fenômeno.
  4. Escolas de Pensamento são grupos que se organizam em torno de Paradigmas Estruturais diante de um fenômeno para que possamos entendê-los e lidar melhor com eles.
  5. Com a Ciência Social 2.0 se pode entender a dimensão das atuais mudanças e quais são seus objetivos principais: adaptar o Sapiens para uma nova Civilização emergente.
  6. Temos hoje uma anomalia na Ciência Social, pois vivemos hoje mais uma Revolução de Mídia e os Paradigmas Estruturais de Plantão não entendem este fenômeno.

Vamos ao Artigo:

“Uma nova verdade científica não triunfa porque os que se opunham a ela veem a luz e saem convencidos, mas porque eles acabam morrendo e surge uma nova geração mais familiarizada com ela.” – Thomas Kuhn.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

O que é e o que faz uma Escola de Pensamento?

As Escolas de Pensamento não são novidades, já existem há muitos séculos.

Escolas de Pensamento são grupos que se organizam em torno de Paradigmas Estruturais diante de um fenômeno para que possamos entendê-los e lidar melhor com eles.

Escolas de Pensamento estão acima dos locais físicos, pois são formas de pensar que são disseminadas por aqueles que se identificam com elas.

O epicentro das Escolas de Pensamento são Paradigmas Estruturais.

Paradigmas Estruturais são criados, a partir de uma determinada visão de um fenômeno, que inicia toda uma linha de análise.

Emri Lakatos (1922-74) denominava Paradigmas Estruturais de Núcleos Duros.

O papel de uma Escola de Pensamento e seus curadores é o de criar uma Narrativa Conceituais, que se consiste em:
Escolher uma abordagem mais consistente sobre a essência do fenômeno;

A partir desta abordagem, procurar padrões históricos;
A partir dos padrões históricos, definir as causas e consequências;

A partir das causas e consequências, sugerir ações para lidar melhor com o fenômeno;

E, a partir das ações implementadas, revisar todo o processo para realizar os progressivos e intermináveis ajustes.

A partir do desenvolvimento da Narrativa Conceitual se passa a ter a seguinte jornada:

Disseminar a Narrativa Conceitual, procurando ampliar o número de simpatizantes;

Comparar a Narrativa Conceitual com outras que analisam o mesmo fenômeno;

Aperfeiçoar a Narrativa Conceitual, a partir dos retornos que vão ocorrendo (argumentos, fatos e revisões dos próprios criadores).

Quando se cria uma Escola de Pensamento, se estabelece um Ambiente de Diálogo para procurar explicar e melhor agir sobre um determinado fenômeno.
O trabalho da criação do Ambiente do Diálogo em uma Escola de Pensamento implica em:
Criar conceitos mais precisos, que evitem, ao máximo, a dupla interpretação, através da criação de um Vocabulário Mais Científico;
Criticar o uso de conceitos tóxicos, que mais atrapalham que ajudam a compreensão do fenômeno.

Escola de Pensamento nas Renascenças Civilizacionais

Vivemos hoje uma Renascença Civilizacional, fenômeno recorrente da Macro-História, provocado pela chegada de novas mídias.

Renascenças Civilizacionais são movimentos espontâneos, que têm como missão:

Revisar os antigos Paradigmas Estruturais do Sapiens e adaptá-los para a chegada da nova Civilização;
Criar novos Paradigmas Estruturais, que nos permitam viver na nova Civilização que está sendo criada.

Escolas de Pensamento existem, independente das Renascenças Civilizacionais, porém, elas se disseminam mais nas Renascenças por uma questão de demanda civilizacional.

Nas Renascenças Civilizacionais quem acaba na “berlinda”, precisando de revisão, é a Ciência Social.

Existem os seguintes questionamentos que passam a ser feitos sobre a Ciência Social, pois os Paradigmas Estruturais que passam a ser questionados, foram criados para sentir, pensar e agir em uma sociedade:

mais centralizada;
com menos autonomia;
com menos capacidade de absorver e filtrar conhecimento;
com uma demanda menor de sabedoria;
e com uma visão do Motor da História com menos recorrências das Revoluções Midiáticas.

Todo o esforço, de maneira geral, dos Renascentistas Civilizacionais é o de criar Paradigmas Estruturais mais sofisticados para que possamos viver numa sociedade mais complexa.

Assim, temos como grande demanda conceitual neste novo cenário o seguinte:

Promover a revisão dos Paradigmas Estruturais 1.0;
Criar os Paradigmas Estruturais 2.0;
E, para que isso seja aceito, rever o Motor da História 1.0 e criar o 2.0.

A crise da Ciência Social 1.0

A Ciência Social é aquela que estuda os fenômenos do Sapiens, diferente da Não Social, que estuda os que não são provocados por nós.

Temos hoje uma anomalia na Ciência Social, pois vivemos hoje mais uma Revolução de Mídia e os Paradigmas Estruturais de Plantão não entendem este fenômeno.

Antes que possamos promover qualquer conversa sobre qualquer área da sociedade humana diante do Pós-Digital é preciso:

Admitir a anomalia da Ciência Social;
Incorporar o papel das mídias;
E, só então, passar a analisar as diferentes Ciências Sociais com uma nova perspectiva.

Com a Ciência Social 2.0 se pode entender a dimensão das atuais mudanças e quais são seus objetivos principais: adaptar o Sapiens para uma nova Civilização emergente.

Quando vamos analisar o futuro das diferentes áreas, tais como Administração, Educação ou Psicologia é preciso olhar este desafio com o ponto de vista da Ciência Social 2.0.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

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