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Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal180122

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#Thomas_Kuhn – mergulhando neste autor.

 

Melhores frases (em formato vídeo): https://youtu.be/Mtu2-5kti5A

Melhores frases (em formato ppt): https://bit.ly/3rvHp1F

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Que tipo é de autor?

Mapa mental do artigo:

Vamos ao artigo:

“Processos revolucionários raramente são completados por um único homem e nunca de um dia para o outro.” Kuhn.

O livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” de Thomas Kuhn (1922 – 1996) precisa ser relido, através de um método, que podemos denominar de transposição de áreas.

O livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” de Thomas Kuhn Kuhn, na verdade, é um livro facilmente trabalhado sobre o viés da inovação e do empreendedorismo.

Kuhn nos deixa como grande legado a ideia dos paradigmas.

Todos nós vivemos dentro de paradigmas criados no passado, que funcionaram, mas que, de quando em quando, precisam ser alterados.

Kuhn faz um mergulho de como inovamos na ciência na história e nos ensina que o processo de aprendizado humano não é linear e nem cumulativo. É feito de rupturas.

Gênios, novos fenômenos, novas tecnologias, entre outros fatores, criam paradigmas filosóficos, que estruturam, a nossa forma de agir e pensar, sem que tenhamos consciência disso.

Talvez, seja esta a grande contribuição de Kuhn:

  • Paradigmas existem, são invisíveis e mudam, tornando obsoleto o que sabemos.

O que Kuhn nos deixa de legado para a inovação?

  • que as mudanças fazem parte de todos os processos humanos;
  • que somos praticantes da normalidade e nos habituamos com ela;
  • a normalidade acostuma as pessoas a viver dentro de paradigmas filosóficos, que se tornam invisíveis, porém são mutantes;
  • e de que quando surge a extraordinariedade, temos muita dificuldade, por diferentes motivos, de encarar novas formas de pensar e agir.

Kuhn nos fornece uma boa explicação de por que:

  • determinadas empresas e pessoas perdem “o bonde da história”, quando temos novos paradigmas no horizonte;
  • nenhuma organização tradicional é hoje líder no mercado digital..

Kuhn nos ensina que os paradigmas criam barreiras quase intransponíveis para quem vive dentro deles e, principalmente, se beneficiam dele.

Paradigmas são a base estrutural invisível de carreiras, status, remuneração e não é à toa que não se queira abandoná-los, mesmo que estejam obsoletos.

Kuhn chega a comentar que novos paradigmas criam novos mundos e que as pessoas não gostam de novos mundos.

Kuhn cita Max Planck, numa sentença, que explica muito o momento atual diante do Digital:

“Uma nova verdade científica não triunfa convencendo seus opositores e fazendo-os ver a “luz, mas por que seus oponentes finalmente morrem e uma nova geração cresce familiarizada com ela.”

Kuhn é um autor fundamental para melhorar a qualidade do empreendedorismo no Brasil!

Segue abaixo, o que destaquei ao longo da leitura do livro, feita em papel, pois não achei uma versão em português no Kindle:

Ciência Normal x Extraordinária

“Problemas extraordinários não surgem gratuitamente. Emergem apenas em ocasiões especiais, geradas pelo avanço da ciência normal.”

“A característica mais impressionante dos problemas normais da pesquisa que acabamos de examinar é seu reduzido interesse em produzir grandes novidades, seja no domínio dos conceitos seja e no dos fenômenos.”

“A ciência normal frequentemente suprime novidades fundamentais, porque estas subvertem necessariamente seus compromissos básicos.”

“A maioria dos cientistas durante toda a sua carreira ocultam-se com operações de acabamento.”

“Alguns cientistas adquiriram grandes reputações, não por causa da novidade suas descobertas, mas pela precisão, segurança e alcance dos métodos que desenvolveram visando a rede de terminação de categorias de fatos anteriormente conhecida.”

COMENTÁRIO:

O interessante nas frases acima é de que que Kuhn não critica a ciência normal, ou acha menor, ela é fundamental.

Todos nós na maior parte do tempo operamos dentro do trabalho de “formiguinha” dentro do mesmo paradigma.

Porém, como ocorre na sociedade, vamos conquistando avanços incrementais que nos jogam para novos problemas, que passam a não ter mais solução dentro do paradigma atual.

Um exemplo?

A educação no Brasil.

O problema vem se agravando, pois temos cada vez mais gente no mundo e no Brasil, mérito da normalidade criada até aqui, mas o Paradigma Educacional atual não consegue mais resolver o problema da qualidade em grande quantidade.

E é isso que o novo Paradigma Educacional nos aponta: uma solução Tecnocultural para termos uma educação de massa de qualidade.

O novo paradigma – novo modelo de comando e controle – consegue apontar uma saída para este problema, porém as pessoas – mesmo aquelas que QUEREM REALMENTE melhorar a educação.

Os atuais educadores NÃO conseguem abandonar o Paradigma Administrativo Pré-Digital, no qual é IMPOSSÍVEL oferecer uma educação de qualidade de massa.

Boa parte do Empreendedorismo Digital na Educação tem que estar voltado para criar startups dentro do novo Paradigma Administrativo Pós-Digital, tendo como eixo central: qualidade em grande quantidade.

Quando as anomalias ocorrem quando os membros da profissão não podem mais esquivar-se das anomalias que subvertem a tradição existentes da prática científica, então começa as investigações extraordinárias que finalmente conduzem a profissão ao novo conjunto de compromissos a uma nova base para a prática da ciência.

Dificuldade de abandonar Paradigmas:

“Os cientistas também não estão constantemente procurando inventar novas teorias frequentemente mostram intolerantes com aquelas inventadas por outros.”

Glossário

Paradigmas são realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência. Paradigma é um modelo ou padrão aceito.  Os paradigmas adquirem seu status porque são mais bem-sucedidos que seus competidores na resolução de alguns problemas. Os paradigmas preparam basicamente os estudantes para serem membros da comunidade científica determinada na qual atuaram mais tarde. Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma.

Quebra-cabeças – o indivíduo que é bem-sucedido nessa tarefa prova que é perito na resolução de quebra-cabeças. O desafio apresentado pelo quebra-cabeça constitui uma parte importante da motivação do cientista para o trabalho. Quebra-cabeça indica, no sentido corriqueiro em que empregamos o termo, aquela categoria particular de problemas que servem para testar nossa engenhosidade e habilidade na resolução de problemas.

Cientista criador – é aquele que inicia um novo paradigma.

Revoluções Científicas – episódios extraordinários nos quais ocorrem a alteração de compromissos profissionais. São complementos desintegradores da tradição atividade da ciência normal, ligada à tradição. Cada uma das revoluções científicas forçou a comunidade a rejeitar a teoria científica anteriormente aceita em favor de uma outra incompatível com aquela. Uma revolução é uma espécie de mudança envolvendo um certo tipo de reconstrução dos compromissos de grupo. Mudanças revolucionárias precisam ser entendidas como opostas a mudanças cumulativas.

Ciência normal – significa a pesquisa baseada em uma ou mais realizações científicas passadas essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os fundamentos para sua prática posterior. A ciência normal não tem como objetivo trazer à tona novas espécies de fenômenos na verdade, aqueles que não se ajustam aos limites do paradigma frequentemente nem são vistos. A pesquisa científica normal está dirigida para a articulação daqueles fenômenos e teorias já fornecidos pelo paradigma.

Novos paradigmas – é como se a comunidade profissional tivesse sido subitamente transportada para um novo planeta onde objetos familiares são vistos sobre uma luz diferente e aí eles se apegam a objetos desconhecidos.

Links

“Os efeitos da linguagem sobre as concepções de mundo.” –  B.L.Whorf.

Objetivo do livro

Concepção do que pode ser a história das ideias científicas. Visa promover uma mudança na percepção e avaliação de dados familiares sobre a ciência. Aborda a psicologia social dos cientistas dentro do campo da lógica ou da epistemologia.

O livro aborda detalhadamente o que causa anomalias ou violações de expectativa atrai a crescente atenção de uma comunidade científica, bem como a maneira pela qual o fracasso repetido na tentativa de ajustar uma anomalia pode induzir a emergência de uma crise. Seu objetivo é esboçar um conceito de ciência bastante diverso do que vem sendo praticado.

Frases escolhidas:

  1. “Quando muda os paradigmas, muda com eles o próprio mundo.”
  2. “O que eram patos no mundo do cientista antes da revolução posteriormente são coelhos.”
  3. “Paradigmas não podem de forma alguma ser corrigidos pela ciência normal.”
  4. “A tentação de escrever a história passada a partir do presente é generalizada e perene.”
  5. “A transferência de um paradigma para outro é uma experiência de conversão e não pode ser forçada.”
  6. “A forma mais fácil de convencer pessoas sobre o novo paradigma e a seguinte eles são capazes de resolver problemas que conduziram antigo para o paradigma uma crise.”
  7. “Mudanças revolucionárias precisam ser entendidas como opostas a mudanças cumulativas.”

É isso, que dizes?

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PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

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