Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal261121

Hashtags:

#Daniel Dal’laqua – mergulhando neste autor.

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Que tipo é de autor?

Veja aqui o PPT com as sete melhores dicas: https://bit.ly/3cW8rIN

Ou o vídeo com as sete melhores dicas: https://youtu.be/3FysyEFoUXw

 

Mapa mental do artigo (não é do livro, pois fiz ajustes):

Vamos ao artigo:

As sete melhores dicas do livro “Aprender a Aprender” de Daniel Dal’laqua:

  1. “Mudanças no mercado serão cada vez mais velozes e exponenciais e, como consequência natural, uma profissão que existe hoje pode não existir mais amanhã. Por isso, aprender a aprender será essencial para nos manter competitivos e úteis na sociedade.”
  2. A internet veio para revolucionar e democratizar o conhecimento no final do século XX, por causa disso nunca houve tanta informação disponível e com tamanha abundância na história da humanidade.
  3.  “Falar em aprendizado sem falar em hábitos me parece não fazer muito sentido.”
  4. “Pessoas competentes ajustam sua auto avaliação quando recebem um feedback apropriado.”
  5. “20% de conhecimento são responsáveis por 80% de seus resultados, assim, iniciar estudos pelos fundamentos de qualquer economiza tempo e permite se ter um entendimento mais profundo desde o início.
  6. “Uma pessoa sem foco estará muito mais desatenta e terá muito mais dificuldade em reter a nova informação recebida.”
  7. “Ser autodidata significa ser uma pessoa que, com esforço, estudo e prática, busca conhecimento e instrução por conta própria, sem ajuda de mestres.”

Meus comentários sobre as Dicas de Dal’laqua:

  • “Mudanças no mercado serão cada vez mais velozes e exponenciais e, como consequência natural, uma profissão que existe hoje pode não existir mais amanhã. Por isso, aprender a aprender será essencial para nos manter competitivos e úteis na sociedade.”

COMENTÁRIO:

Na BIMODAIS, cunhamos o conceito Certeza Provisória Razoável, que vai na direção deste aprendizado contínuo, mas sempre com a preocupação de que algo precisa ser consolidado para que se possa tomar decisões. Porém, quando se chega a determinado conhecimento, que permite decisão, se sabe que  é provisório e pode ser modificado, quando se percebe falhas, contradições ou se chega um argumento ainda melhor.

  • “A internet veio para revolucionar e democratizar o conhecimento no final do século XX, por causa disso nunca houve tanta informação disponível e com tamanha abundância na história da humanidade.”

COMENTÁRIO:

Aqui, vale lembrar a frase de Clay Shirky: “Não temos um problema de excesso de informação, mas de filtros”. E temos que dividir nossa busca por dois tipos de filtros: os Filtros Exógenos, aqueles que são feitos por tecnologias e metodologias e são usados por todos nós. E os Filtros Endógenos, aqueles que cada pessoa precisa criar, através de mudanças objetivas e subjetivas para que possa analisar melhor a informação e separar as que são mais válidas e úteis das demais.

  •  “Falar em aprendizado sem falar em hábitos me parece não fazer muito sentido.”

COMENTÁRIO:

Na BIMODAIS, criamos o conceito de Rotina Criativa, que é o de se estabelecer práticas, que vão incrementalmente melhorando, a cada problema que surge, com uma atividade constante para que possamos sempre aperfeiçoar nossa forma de pensar e agir. Quem não tem uma rotina tem problemas, porém ela não pode ser estática, precisa ser criativa.

  • “Pessoas competentes ajustam sua auto avaliação quando recebem um feedback apropriado.”

COMENTÁRIO:

Aqui vale, de novo, o conceito da Certeza Provisória Razoável, que é feito através da metodologia do Diálogo Criativo, no qual vai se criando metodologias para que as conversas sejam cada vez mais produtivas e se possa sempre produzir argumentos melhores de ambos os lados. Porém, para que um Diálogo Criativo ocorra os dois lados precisam estar abertos a mudar, considerando que o parceiro de diálogo é uma fonte de informação válida.  

  • “20% de conhecimento são responsáveis por 80% de seus resultados, assim, iniciar estudos pelos fundamentos de qualquer economiza tempo e permite se ter um entendimento mais profundo desde o início.”

COMENTÁRIO:

Aqui é importante ressaltar que os 20% do conhecimento fundamental está na concepção que deve se procurar a raiz dos FDPs – Fenômenos, Desconfortos e Problemas, que determinados clientes enfrentam e sentem, sendo papel dos Profissionais de Excelência lidar, de forma cada vez melhor, com eles.

  • “Uma pessoa sem foco estará muito mais desatenta e terá muito mais dificuldade em reter a nova informação recebida.”

COMENTÁRIO:

O foco no estudo profissional deve ser sempre na melhoria do atendimento ao cliente. Fugindo da ideia de um estudo para o próprio profissional. É o que podemos chamar de Aprendizado Ágil (participativo e mutante) e Focado (sempre pensando num cliente específico).

  • “Ser autodidata significa ser uma pessoa que, com esforço, estudo e prática, busca conhecimento e instrução por conta própria, sem ajuda de mestres.”

COMENTÁRIO:

O autodidatismo é uma macrotendência do novo século e demanda mudanças dos profissionais, que precisa aliar o seu FDP (Fenômeno, Desconforto e Problema) do cliente com o seu Potencial Raiz (aquele que temos mais facilidade de resolver determinados problemas do que outros) e procurar melhorar a forma de pensar e agir sobre ele, sempre num processo do Aprendizado Ágil feito para, com e, se possível, financiado pelo cliente.

As 7 melhores frases de outros autores citadas no livro de Daniel Dal’laqua:

  1. “Os analfabetos do próximo século (XXI) não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.”Alvin Toffler;
  2. “A simplicidade é o último grau da sofisticação.” Leonardo Da Vinci;
  3. “O que não é medido, não é gerenciado.”Peter Drucker;
  4. “Nós todos sofreremos uma de duas dores: A dor da disciplina ou a dor do arrependimento.” Jim Rohn;
  5. “Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”Will Durant;
  6. “É mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas.”Autor desconhecido;
  7. A educação é a iluminação de uma chama, não o enchimento de um recipiente.”Sócrates.

Os meus comentários sobre as 7 melhores frases de outros autores citadas no livro de Daniel Dal’laqua:

  • “Os analfabetos do próximo século (XXI) não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.”Alvin Toffler;

COMENTÁRIO:

Aqui é preciso a atitude epistemológica da Certeza Provisória Razoável dentro da metodologia do Estudo Ágil.

  • “A simplicidade é o último grau da sofisticação.” Leonardo Da Vinci;

COMENTÁRIO:

Uma boa frase para falar da fundamental e necessária capacidade de sintetizar o conhecimento nos dias de hoje de forma criativa e interessante. O uso de mapas mentais vai nessa direção.

  • “O que não é medido, não é gerenciado.”Peter Drucker.

COMENTÁRIO:

Já usei a frase para falar do conhecimento. Conhecimento que não pode ser medido, não pode ser gerenciado, como falamos no artigo sobre o Conhecimentocentrismo.

  • “Nós todos sofreremos uma de duas dores: a dor da disciplina ou a dor do arrependimento.” Jim Rohn.
  • “Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”Will Durant.

COMENTÁRIO:

Duas boas frases para reforçar a necessidade de se praticar a Rotina Criativa.

  • “É mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas.”Autor desconhecido.

COMENTÁRIO:

Uma boa frase para ilustrar as dificuldades que as pessoas têm de mudar.

  • A educação é a iluminação de uma chama, não o enchimento de um recipiente.”Sócrates.

COMENTÁRIO:

A ideia de que aprender é um ato criativo e não repetitivo. Na verdade, o aprendizado dentro de um ambiente cada vez mais inovador precisa ser cada vez mais criativo. As pessoas nesse mundo mais mutante têm que se sentir muito mais um verbo do que um substantivo.

Quem indicou?

O livro veio na sequência de outras leituras, indicado por “Dona Amazon“. 😉

Qual é o objetivo do livro?

Facilitar o aprendizado, através de uma coletânea de dicas de autores que se dedicaram sobre o tema.

O que posso comentar da forma?

O livro flui muito bem. O autor tem um jeito fácil de narrar. Cita muitos autores. É de fácil leitura.

O que não gostei?

O autor fala basicamente do aprendizado profissional, fala muito em foco, mas não define o que considero básico: todo o Profissional de Excelência deve estudar, de forma permanente, para atender melhor a um determinado cliente e não para o próprio interesse do profissional.

Sem o norte do estudo para e com o cliente, num mundo que exige cada vez mais autodidatismo a chance de se perder é gigantesca!

Por isso, estamos desenvolvendo aqui na BIMODAIS o conceito do Aprendizado Ágil, que é feito na interação constante do profissional-cliente.

O Aprendizado Ágil tem as seguintes características: produção contínua de conhecimento online, interação constante com os clientes interessados. É um modelo de estudos, que se aproxima muito do desenvolvimento de softwares, sempre em modificação, versionado.

Síntese em cinco tópicos:

O livro NÃO traz grandes novidades, mas reforça e relembra vários pontos relevantes.

Destaco o seguinte, acrescentando o que acho que o livro me despertou e agregando ao que o autor disse:

  1. vivemos hoje a passagem do Aprendizado Desfocado, ou do Aprendizado para o seu gerente  para um Aprendizado para o seu cliente;
  2.  isso reforça muito a demanda pela autodidatismo focado, num modelo de Aprendizado Ágil, sempre em contato permanente, contínuo e interativo com o cliente; 
  3. é preciso desenvolver a auto avaliação constante, através da Certeza Provisória Razoável
  4. muito importante o que o autor chama a atenção de que “20% do conhecimento é a base de tudo”, a partir das ideias de Vilfredo Pareto (1848 – 1923). Os outros 80% partem destes 20%. Mas o que seria os 20%? A meu ver, está diretamente ligado à procura das causas e consequências, do FDP (Fenômeno-Desconforto-Problema) escolhido por cada profissional; 
  5. o Aprendizado Ágil focado, bancado e com o cliente evita que o profissional se perca em digressões.

Vou escrever um artigo sobre o Aprendizado Ágil inspirado nas provocações do livro.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat