Feed on
Posts
Comments

Uma Escola de Pensamento é a reunião de pessoas que têm diagnóstico similar sobre determinado problema.

É algo bem corriqueiro em diversos problemas, como econômicos (escola de Chicago e Austríaca), psicológicos (Junguiana, Freudiana, Bioenergética).

De maneira geral, uma Escola de Pensamento parte de um paradigma filosófico – que consideram mais adequado – e desenvolvem, a partir dele, um conjunto de novas formas de pensar e agir sobre determinado problema.

O desafio de entender e agir melhor sobre o mundo digital exige que tenhamos a criação e fortalecimento de Escolas de Pensamento para tornar o debate mais transparente e se perceber as diferenciações entre as diferentes abordagens.

A Escola de Pensamento Bimodal parte dos conceitos de Marshall McLuhan (1911-80), Filósofo Canadense, que nos traz o seguinte “DNA estruturante”: mudou a mídia, mudou a sociedade.

A partir desta frase, se verdadeira, há toda uma revisão social, política e econômica a ser feita para entender a sociedade digital, pois a mídia, segundo nosso entendimento é a placa-mãe, a válvula central, o sistema operacional, sobre o qual “roda” a sociedade.

Quando há a chegada de uma mídia radical ou disruptiva na sociedade, tudo entra em processo de profunda mudança.

A partir desta concepção, diagnosticamos que vivemos hoje uma Revolução Civilizacional, na qual uma sociedade humana termina e outra se inicia, o que nos permite enxergar uma bimodalidade.

O pensamento bimodal, que parte de McLuhan, nos permite ter mais clareza da dimensão das mudanças que virão e ajudar pessoas, profissionais, incluindo os de Inteligência Competitiva e as organizações a lidar melhor com este futuro disruptivo.

A Escola de Pensamento Bimodal foi criada no Brasil, em 2018, através de um amplo movimento de debates na Internet, através de grupos abertos e fechados (pagos).

O objetivo é difundir e debater os conceitos já criados para serem aprimorados e de novos conceitos, através de novas pesquisas.

Convidamos a todos, que querem conhecer melhor nossas ideias, a aderir a nossos grupos, do qual sou o atual Curador, basta me mandar um Zap – 21-996086422.

Seja Bem-vind@!

6 Responses to “Escola de Pensamento Bimodal”

  1. […] são temas que temos trabalhado na Escola de Pensamento Bimodal, que reúne diversas atividades, desde grupos abertos e gratuitos e pagos para […]

  2. […] Escola de Pensamento Bimodal, da qual sou o curador, tem optado por rever a relação das seguintes forças da sociedade: […]

  3. […] Escola de Pensamento Bimodal, da qual sou Curador, tem se esforçado por trazer um pensamento mais científico diante do problema […]

  4. […] Escola de Pensamento Bimodal procura, assim, ajudar a sociedade a pensar e agir melhor diante do digital, através do Futurismo […]

  5. […] esforço da Escola de Pensamento Bimodal é o de introduzir o Futurismo Dedutivo para compreender o novo século, revendo a força que a […]

Leave a Reply

WhatsApp chat