Feed on
Posts
Comments

Este é o décimo texto sobre o Livro “Abundância“, de Diamandis e Kotler na Oitava temporada das Leituras Compartilhadas, o primeiro livro que será analisado em 2019.

Não é incomum no livro encontrar expressões, tais como “época extraordinária” (pg. 285) e “momento único no tempo” (pg. 286).

E segue:

Penetramos num mundo onde a natureza expansiva da tecnologia começou a se relacionar com nossos desejos íntimos” (p. 286).

Precisamos conceituar esse tipo de maneira de pensar, se quisermos entender as diferentes abordagens sobre a Era Digital e, principalmente, a forma americana de pensar o fenômeno – que tanto nos influencia.

Pierre Lévy, um dos inspiradores da nossa Escola, no livro Cibercultura, ao falar da Era Digital, situa como um Fenômeno Social Recorrente, que é característico da chegada de nova mídia descentralizadora.

Note que neste momento, ele aponta uma causa, um Fator de Inflexãoque tira a sociedade de um determinado momento para passar para outro.

Lévy neste momento apresenta argumentos baseados na história, que justificam a passagem de ambiente para outro, que sai de regularidade e entra em processo de transformação.

Há uma causa histórica para a mudança.

Diamandis e Kotler, ao estilo americano, tendem a uma Visão Ahistórica. Criam certa magia por acreditar que é possível que depois de milhares de anos do sapiens na terra estamos vivendo algo QUE NUNCA OCORREU ANTES.

Passa-se a ter visão única, extraordinária do Digital.

Se vê tudo como um Fenômeno Social Único e particular, que só pode ser atribuído a algum tipo de magia.

Não se está praticando o Futurismo Científico, mas o Futurismo Mágico.

Não se preocupam em analisar que tipo de mudanças similares podem ter ocorrido antes para nos levar para este momento, de fato, especial, de Inflexão.

Note que há uma espécie de Otimismo Mágico, pois uma coisa é estarmos vivendo uma Revolução Midiática Civilizacional, um Fenômeno Social Recorrente do Sapiens.

Fenômeno que tem causas e faz parte, sistêmica, da história humana, o que obriga a criar a Antropologia Cognitiva Ciência Emergente que nos permite enxergar melhor o potencial e os limites do que temos adiante.

Há na abordagem dos autores, por não classificar as diferentes tecnologias e os impactos que têm na sociedade, uma magia.

Não vivemos, assim, uma Era Extraordinária, apenas momento especial, característico de Macro Mudanças Midiáticas, quando passamos de forte controle informacional para um Recontrole Informacional Mais Aberto do que o anterior.

A visão mágica do momento extraordinário faz com que as previsões de que há mudanças globais, totais, de que haverá abundância permanente, por causa da magia única que está no ar torna a visão dos autores muito mais ligado à magia do que a ciência.

One Response to “O Otimismo Mágico”

Leave a Reply

WhatsApp chat