Feed on
Posts
Comments

A ideia de que o ser humano é espécie racional é falsa.

O que temos de diferente é a capacidade de refletir sobre as nossas emoções e fatos.

Uma pessoa que consegue lidar melhor com as emoções e os fatos é aquela que “muscula” a percepção.

Somos seres reflexivos: “concentração sobre si próprio, suas representações, ideias, sentimentos”.

Sempre, em qualquer situação, há o desafio de analisar as emoções (dentro) e os fatos (fora) para decidir de forma mais eficaz diante dos nossos propósitos.

O resultado disso provoca carreira, livros, projetos, obras de arte, organizações, no permanente duelo entre o lado de dentro (emoções) e de fora (fatos).

Uma pessoa mais equilibrada emocionalmente é aquela que consegue estabelecer este jogo de pingue pongue entre fora e dentro, de tal forma a conquistar seus objetivos.

(Obviamente, dentro de parâmetros éticos coletivos.)

Um dos principais problemas que meus clientes trazem é o mito da razão absoluta, que, no fundo, é a fantasia de que conhecer é uma montanha e existe um topo.

Não existe, entretanto, pessoa racional ou emocional, mas alguém que está conseguindo, ou não, equilibrando melhor as emoções com os fatos, através da reflexão permanente.

Num mundo de tantas mudanças, entender este exercício permanente de reflexão fora-dentro/dentro-fora desta maneira é de grande ajuda.

O tema da Razão Impossível é um que estou trabalhando com os formandos no Módulo Intermediário da Formação Bimodal da Escola de Pensamento Bimodal.

Venha conhecer!

Leave a Reply

WhatsApp chat