Feed on
Posts
Comments

Para tender melhor o Polígono da Espécie Humana vamos precisar entender os movimentos internos de cada um dos seus lados para poder depois relacionar fatores entre eles.

Aqui vamos ver como varia o Ecossistema de Governança, e os fatores que mais importam na sua regulação e relação com o Polígono.

triangulo_especies4

 

O que é mais relevante para o Polígono é o movimento Vertical e Horizontal da Governança, que altera e é alterada pela Taxas de Autonomia.

  • Quando temos pessoas que têm mais autonomia para lidar com as  Tecnologias Cognitivas e processar melhor palavras e números temos uma maior independência nas pontas e, portanto, podemos por tendência termos uma Governança mais horizontal;
  • E quando temos pessoas que têm menos autonomia para lidar com as  Tecnologias Cognitivas e processar melhor palavras e números temos uma maior dependência nas pontas e, portanto, podemos por tendência termos uma Governança mais vertical.

Note que há relações aí, pois não podemos aumentar a Taxa de Horizontalidade em uma dada Governança se não podemos contar com autonomia das pontas.  Ou haverá um desequilíbrio.

Para que possamos recriar uma nova Governança, mais e mais pessoas terão que se apoderar das novas Tecnologias Cognitivas para recriar a Governança, que pede uma maior Taxa de Autonomia das pontas para lidar com a maior Taxa de Complexidade, com alta Taxa de Diversidade!

subindo-escada

Ou seja, quando há baixa autonomia diante do aumento da Taxa de Complexidade Demográfica a Governança tenderá à Verticalização.

Só haverá, de novo uma horizontalização, quando temos novas Tecnologias Cognitivas, que nos permitam processar mais diversidade e recuperar a autonomia nas pontas!

Caso isso não seja possível, a autonomia será abafada e incentivada, procurando ser homogenizada para que haja um reequilíbrio do polígono!

Por isso, tivemos a forte Contração de Governança no século passado, tanto em termos de comunicação como dos modelos de governança.

Inovamos no que podíamos na Produção, mas, talvez, tenhamos regredido na Governança, que ficou mais concentrada.

Só haverá inovação na Comunicação e na Governança para restabelecer o equilíbrio, quando temos novas Tecnologias Cognitivas, que SÃO AS ÚNICAS que permitem inovações mais radicais na Comunicação e, por sua vez, na Governança!

Os regimes totalitários do século passado, portanto, tentaram fazer à força o que a televisão e o rádio conseguiram na “maciota”: reduzir a autonomia da espécie para que se pudesse lidar com a complexidade demográfica.

Todo o movimento atual é de resgate da autonomia de uma parcela da população para construir um novo modelo de Governança mais sofisticado para que possa reequilibrar o Polígono.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat