Feed on
Posts
Comments

Quando se fala em influência das tecnologias na sociedade, os puristas logo jogam pedras nos chamando de “deterministas tecnológicos”.

world-connected111

Veja que somos uma tecno-espécie, a única do planeta.

Nossos limites de existência são dados pelas fronteiras tecnológicas.

Ou seja, fazemos aquilo que as tecnologias nos permite fazer.

Há sempre uma parede em que dali não conseguimos ir adiante.

(Claro que existem outros limites afetivos e cognitivos que os extra-classes nos levam, mas isso é assunto para outra área de estudo.)

Se não temos foguetes vemos os planetas de um jeito, com foguete começamos a pensar em ir para lá, como estamos indo. Assim, a cada nova tecnologia que surge uma barreira cultural humana é quebrada.

citroen-hybrid-air-chassi

É isso que eu vou chamar de Oportunidade de Recriação Cultural.

Uma tecnologia não faz a mudança social, mas ela permite que uma barreira seja quebrada, o que gera uma Oportunidade que será ocupada por alguém, que conseguirá perceber a nova possibilidade. É alguém que vai conseguir enxergar um novo espaço cinza e transformar uma maneira de pensar e agir (cultural), a partir da nova oportunidade, criando novas possibilidades culturais humanas.

O espaço cinza fica justamente entre o limite atual e o novo, que não é mais um limite tecnológico, mas um limite cultural.

Ou seja, a cultura não consegue incorporar aquela nova possibilidade, pois é algo novo que precisa ser inventado por alguém, deixando de ser uma área cinza e colocando vida ali.

23032011203322_4

Assim, quando uma nova tecnologia surge gera uma Oportunidade de Recriação Cultural.

O ser humano pode incorporar uma nova possibilidade de ação e pensamento na cultura, pois não temos uma cultura, mas uma tecno-cultural, fortemente influenciada pelas tecnologias que nos limita e expande.

Por isso, que toda tecnologia nova gera um choque cultural entre a velha maneira de pensar e agir e a nova forma de pensar e agir, que se abre com a nova Oportunidade Cultural.

A Cultura que virá não é determinada, mas haverá uma nova cultura, que será fruto da capacidade daqueles que vão ocupar aquela área cinza entre a impossibilidade tecnológica e a nova possibilidade.

É essa característica da influência da tecnologia na cultura que precisamos avançar como o primeiro degrau para compreender a Internet.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat