Feed on
Posts
Comments

Saber viver é estar aberto para ser contraditório e admitir quando isso acontece para se aprimorar. Ser contraditório é atitude principal de quem quer viver e ajudar a mudar o mundo!!!

Os canais horizontais de circulação de ideias, Facebook na frente, são ricos em nos ajudar a conhecer melhor o ser humano.

comodismo-73

Antes, víamos os seres humanos, via televisão, com pouca diversidade horizontal e hoje podemos trocar e conhecer muito mais gente.

E nesse novo cenário, algo que tem me incomodado muito é o que vou chamar da prática do “Ceticismo de sofá”.

A pessoa tem duas atitudes perante a vida:

  • – é extremamente crítica com tudo;
  • – mas não consegue se engajar com nada, pois tudo está cercado de contradições com as quais ela não concorda com nenhuma.

É uma atitude que a torna uma pessoa “muito boa”, “especial”,  pois sempre tem uma postura crítica em relação a tudo, mas não se propõe a ter nenhum ato concreto para ajudar a resolver os problemas.

Sou cada vez mais cético!

É algo como comentar cada programa de televisão do sofá e ir trocando os canais, criticando todos, mas não sair dali para nada

comodismo

É uma atitude que não se “suja” de realidade, pois qualquer ação na sociedade sempre haverá alguma taxa de contradição a ser trabalhada, de crítica possível, de problema a ser ajustado.

É melhor, assim, se manter afastado das contradições do mundo para se manter “puro”.

O ceticismo de sofá, portanto, é uma forma de não se envolver no mundo e poder criticar todos que tentam fazer algo.

Não se admite nenhuma taxa de contradição, contradição zero, o que torna o mundo do mesmo jeito que está o tempo todo, pois viver é se contradizer o tempo todo.

Saber viver é estar aberto para ser contraditório e admitir quando isso acontece para se aprimorar. Ser contraditório é atitude principal de quem quer viver e ajudar a mudar o mundo!!!

poltrona_surf_internet

Para superar o ceticismo de plantão é preciso começar a trabalhar com o as taxas de contradição.

Ou seja, vai se aceitar negociar com a vida e com todos que estão dentro dela para que determinadas coisas sejam feitas.

Essa negociação com a vida fará com que se abra mão de algumas ideias inciais para que se possa atingir um resultado maior.

E aí se medirá a taxa de contradição do discurso inicial com a prática adotada.

homer_preguica

Isso é a arte de negociar e de ceder.

Obviamente, que há pontos inegociáveis e aumentos das taxas de contradição eticamente incompatíveis.

(Acredito que temos aqui uma discussão interessante sobre ética e prática política, na qual a contradição e a negociação fazem parte. Quando a taxa sobe muito e a pessoa não consegue mais se ver como contraditória, aí sim a coisa desanda.)

Porém, o ceticismo de sofá quer trabalhar com a taxa zero de contradição e negociação que é algo impraticável no mundo.

Prefere-se ficar no sofá e criticar a todos.

Isso, por incrível que pareça, é o que possibilita que os perversos, que não se incomodam em absoluta com taxas de contradição, acabem tomando todas as decisões do mundo.

O comodismo de sofá, aliás, é o que alimenta a alta taxa de contradição do mundo, pois uma parcela crítica prefere ficar da poltrona passível, assistindo.

Que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat