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O erro deixa de ser indispensável ao processo de conhecimento e passa a ser, ao contrário, claramente prejudicial, quando se repete – Gustavo Bernardo – da minha coleção de frases.

Aquela cena do aluno copiando várias vezes uma frase no quadro negro  é o  reflexo da escola.

Se não da escola, mas da maneira que somos e estamos nos educando e vivendo.

É melhor repetir e nos acomodar, pois o mundo depende da conservação, certo?

Errado!

Até aqui, sim, amanhã não sei.

Vivemos um tempo sui-generis na história da humanidade.

Teremos que nos acostumar a um novo mundo.

Um passado, que crescia a taxas demográficas razoáveis, visitado por pestes, catástrófes e guerras com mortandade de massa.

O mundo 1.0.

E outro que hoje dobra nossa população na faixa dos bilhões (Ver mais sobre isso aqui.)

O mundo 2.0, no qual a inovação precisa ser fast para levar food para servir as 21 bilhões de refeições diárias (café, almoço e janta).

Não, não é fácil, 21 bilhões é um número razoável, não?

(7 bilhões de boca x três refeições por dia.)

E pior: resolve morar todo mundo junto em grandes cidades!!!

E isso faz com que o problema se agrave ainda mais.

Precisamos de solução, solução, solução, rápida, rápida, rápida…

Esse fator implica em mudar constantemente para atender quem chega, cada vez mais com demandas novas.

E quem fica cada vez mais, mais  tempo.

(Calcula-se que 50% dos bebês de países ricos que nascem hoje viverão mais do que 100 anos!!!)

Assim, hoje não funciona mais a nossa cabeça de conservação, pois ela não é compatível com  o mundo da mudança.

Não estamos mudando mais e mais, tecnologicamente falando, por capricho, mas por necessidade para atender mais e mais gente.

Assim, é preciso revisar, mudar como ensinamos e como vivemos.

  • Temos que fazer gestão do desconhecimento e não de conhecimento;
  • Temos que ensinar a desaprender;
  • Temos que ensinar a não acreditar;
  • Temos que mostrar que um conceito é uma coisa separada das pessoas;
  • Temos que fazer com que cada professor seja um aluno, sempre e saia do pedestal, ele estará sempre com a verdade da vez;
  • Temos que filosofar mais, ler mais poesia, viajar mais e nos prendermos menos nos detalhes;
  • É preciso ensinar a história das disciplinas em contextos e mostrar que tudo é um resultado histórico, um processo e nada está parado;
  • Temos que estimular o erro, pois é daí que vem o acerto.

Como diz o Horácio Soares no seu excelente livro, “O Tiro e o Alvo:

“É preciso fazer auditorias rigororas do que deu certo e não o contrário.”

Isso implica em mudar, antes de tudo a escola.

E depois as instituições.

E chegar na filosofia zen-budista secular:

A única certeza da vida é a mudança. Precisamos viver para ela. E não contra ela.

Antes era um papo zen, agora é necessidade, tem que fazer parte da estratégia.

O mundo – com a nova velocidade – só demonstra que os monges carecas do alto do Tibete estavam certos.

Nós é que não víamos!

Pergunta-se: conseguimos colocar isso em prática?

Diz aí!

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