Como anda difícil colecionar Mustangs, resolvi partir para as frases… ;)

[ 1ª parte ]  [ 2ª parte ] [ 3ª parte ] [ 4ª parte ] [ 5ª parte ]

Frases de 2014 aqui.

Ver apenas as minha frases, aqui.

Ver as últimas frases, aqui!

  • Durante transformações empresarias, a curva do esquecimento, às vezes, é mais importante do que a do aprendizado - Prahalad;
  • O mundo – como nossas vidas – nunca se aquieta ou se resolve – José Castello;
  • É melhor manter todos os canibais na família do que deixar a empresa ser devorada viva por estranhos – Anne Gro Gulla;

  • Você não pode provar uma definição. O que você pode fazer é mostrar que ela faz sentido. Albert Einstein;
  • Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que podem fazer por si próprios - A. Lincoln;
  • Só os medíocres passam pela vida sem cometer erros - Tostão;
  •  Nos deparamos a toda hora com ótimas oportunidades, brilhantemente disfarçadas de problemas insolúveisLee Iacocca;
  •  Pode-se resistir à invasão de exércitos,  mas é impossível à invasão de ideias -  Victor Hugo;
    • Nós não temos um problema de excesso de informação, mas de filtros – Clay Shirky;


    • De nada adianta a informação existir, se não se sabe da sua existência, ou se ela não pode ser encontrada – Marcondes;


    • Todo o símbolo implica a morte da coisa por ele representada; simbolizar é perder, para ganhar - Peregrino;


    • Cerca de 98% das soluções está em entender que temos um problema – Yehuda Berg;


    • O problema é que ninguém importante anda de ônibus – Jaime Lerner;

 

  • O governo brasileiro devia premiar quem usa ônibus – Mattew Shirts;


  • Quando não se esta presente, não se vivencia nem a tristeza, nem a felicidade – Ronald Siegel;


  • Estar presente de fato, não fugir da realidade, é um jeito de moldar o cérebro para as adversidades  - Ronald Siegel;


  • Vivemos um daqueles momentos em que o risco maior talvez seja não apostar em nada – John Elkington;


  • Na inovação ninguém é uma ilha – Steve Johnson;


  • Redes são mais poderosas do que hierarquias engessadas – Steve Johnson;


  • A liberdade de fazer as próprias escolhas é um dos principais chamarizes de talentos – Daniel Pink;


  • Cada onda tecnológica (imprensa, internet, etc) torna o compartilhar mais simples, rápido e barato – Charlene Li;


  • A liderença deve ser catalisadora de mudanças e não controladora das mesmas – Charlene Li;


  • Líderes abertos reconhecem limitações e aceitam a colaboração – Charlene Li;


  • Transparência é tornar visível a informação e os processos – Charlene Li;


  • Empresas bem sucedidas não deixam informações importantes caírem no vazio – Jim Collins;


  • Empresas tem usado tecnologia como meio principal de mudança e não como acelerador – Jim Collins;


  • É necessário buscar a verdade, não culpados – Jim Collins;


  • Um grande general sempre observa o campo de batalha do alto – Jim Collins;

  • Use perguntas para entender e não para manipular – Jim Collins;

  • Para entender situação desconhecida, lançamos mão de elementos conhecidos e, por causa disso, não conseguimos entendê-la – Proust;


  • Pode parecer o maior clichê do mundo, mas o maior tesouro de qualquer empresa são seus empregados – Richard Branson;
  • Um dos maiores desafios de qualquer executivo hoje é fazer com que as  pessoas conversem de verdade com as outras – Richard Branson;
  • É preciso entender que a marca não é da empresa, é do mercado – Ricardo Guimarães;
  • Se o tecnológico não existe sem o humano, o humano propriamente dito também não existe sem a tecnologia que criou – Rose Maria Muraro;
  • Não se pode entender o humano e o tecnológico a não ser como um par de gêmeos univitelinos – Rose Maria Muraro;
  • Quanto mais fluído for o sistema, o que implica menor controle, maior será sua geração de faturamento e vice-versa – Gerd Leonhard;
  • Agora, sabemos e podemos demonstrar, que a energia é o que mantém as marcas em constante movimento que é fundamental para assegurar o apelo, a lealdade e o sucesso entre os consumidores – John Gerzeman e Ed Lebar;
  • Muda tudo: as empresas passam a ser desenvolvedoras ou criadoras de mercado, em vez de tomadoras de mercado – Gerd Leonhard;
  • Na Internet, uma farsa não dura muito tempo – Gerd Leonhard;
  • O que faz de um artista um artista é a sua coragem, sua entrega para conhecer a realidade em toda a sua complexidade e profundidade – Francisco Bosco;
  • O estreitamento da realidade tem como consequência necessária o estreitamento da arte – Francisco Bosco;
  • O artista é aquele que se entrega à realidade em sua totalidade, que se dispõe a percorrer a desconhecida geografia subjetiva que ela descortina; o resultado dessa experiência, quando traduzida para uma linguagem , é sempre o alargamento do campo da realidade – Francisco Bosco;
  • As críticas são excelentes termômetros para os processos de melhoria. Basta enxergar os problemas como fonte de inovação – Charlene Li;
  • A confiança e a empatia são frutos da boa comunicação – Glen Urban, John Hauser e Michael Braun;
  • Se nada vai gerar conflito, então, cancele a reunião – Patrick Lencioni;
  • Uma cultura sustentável de trabalho em equipe, que favoreça a confiança e o conflito positivo, é o melhor diferencial de uma organização – Patrick Lencioni;
  • A realidade sempre vence a representação, o marketing deve gerar valor real – Frank Striefler;
  • Projete plataformas que o convertam em uma parte indispensável da vida diária de seu cliente, para entretê-lo ou para ajudá-lo – Frank Striefler;
  • Como as pessoas, as marcas não são nada a não ser a soma de suas experiências – Frank Striefler;
  • Saia da campanha (de marketing), entre na conversação – Frank Striefler;
  • A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda – Mário Quintana;
  • Qualquer inovação na maneira de conectar os seres humanos é uma conquista – Gary Hamel;
  • Não tente fazer com que essas ferramentas de comunicação se encaixem em seu modelo de gestão tradicional. você precisa adaptar seu estilo para aproveita essas ferramentas – Stuart Crainer e Julian Birkinshaw;
  • Em geral, o progresso econômico é feito de quatro tipos de inovação: a social, a institucional, a tecnológica e a de gestão – Gary Hamel;
  • A essência é descobrir para onde o público está indo e, em seguida, gritar “siga-me” – Henry Jenkis;
  • Chega um tempo em que ou o governo transforma a si mesmo ou a mudança se imporá a ele – Don Tapscott;
  • A riqueza de informação cria a pobreza de atenção – Herbert Simon;
  • Tento usar cada palavra de modo a limpá-la, para que nesse contexto ela talvez signifique algo de novo – John Berger;
  • O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel – Platão;
  • Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida – Sandra Carey;
  • Não tenho as respostas. Não sei sequer se tenho as perguntas. Mas creio que é muito importante tentarmos fazer as perguntas certas – Juan Luis Cebrián, falando sobre o futuro dos jornais;


  • Somente um tonto jamais muda de opinião – Freddie Laker;

 

  • A história é a ciência dos homens, dos homens no seu tempo – Bloch;


  • Se você tem uma clara visão do futuro nos próximos 10 anos você é psicótico – Richard Rumelt;

 

  • É impossível pretender que uma instituição seja adaptável se ela for controlada totalmente, a partir de cima – Gary Hamel;

 

  • Tenta-se não se enamorar do status quo, para que a velha guarda não vença internamente à custa da vanguarda – Gary Hamel, falando da inovação no Google;
  • A questão reside em como oferecer às pessoas mais liberdade sem cair no caos – Gary Hamel;

 

  • Há um papel claro e real para a alta liderança, mas não é o de ter as ideias, e sim criar as condições para que elas existam – Tim Brown;

 

  • Você não pode ter uma organização que diga “Temos de inovar”, mas que puna as pessoas quando falham – Tim Brown;

 

  • À medida que o mundo se torna mais incerto, fica mais difícil prever o futuro. Não podemos mais elaborar estratégias para dez ou 20 anos, temos de experimentar constantemente coisas novas, de baixo custo e ve o que funciona e o que não – Gary Hamel;

 

  • Não apliquem no trabalho apenas suas capacidades, mas também paixão e iniciativa (…) alguma causa, um objetivo maiordo que o de fazer dinheiro, maior do que interesses individuais – Gary Hamel;

 

  • Aliás, outras características humanas que não devem ser ignoradas são o desejo de ter alguma autonomia e o desejo de ter alguma autonomia e de pertencer a uma comunidade, pequena, onde exista confiança – Gary Hamel;

 

  • Esse ícone de gestão admitiu publicamente que maximizar a riqueza do acionista como motivação primária é uma ideia estúpida – Gary Hamel;

 

  • O problema é O problema é que algo estranho acontece quando vamos trabalhar, como se nos desvinculássemos de nossa humanidade, e isso faz com que nossas empresas sejam menos adaptáveis, menos inovadoras e menos envolvidas em grandes causas do que nós – Gary Hamel;

 

  • Na maioria das empresas, a maneira de controlar as pessoas se dá por meio de rigorosas descrições de cargo, de uma rede de processos e protocolos, de fortes relações de supervisão e hierarquia. É um modelo organizacional quase idêntico ao que foi aplicado na construção das pirâmides do Egito, totalmente fora de sintonia com a sociedade, que tende à tribo, ao networking -Gary Hamel;
  • Não há uma única categoria ou setor que não esteja vendo grandes rupturas e, cedo ou tarde, todos terão de começar a pensar “Como terei de mudar?” – Tim Brown;

 

  • A ideia de passar a riqueza à geração seguinte para que meus descendentes possam administrar os recursos alheios só porque são de minha família contradiz totalmente uma sociedade baseada na meritocracia – Warren Buffet;

 

  • Na Virgin, sempre que um passageiro ou alguém da tripulação dizia que não havia gostado de alguma coisa, nós abandonávamos rapidamente aquilo e partíamos em busca de uma nova ideia – Richard Branson;


  • A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta – Denis Waitley;


  • Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada. – Immanuel Kant;


  • Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência. – Santo Agostinho;


  • Todo homem é um tolo por pelo menos 5 minutos todos os dias; a sabedoria consiste em não exceder este limite. – Elbert Hubbard;


  • O conhecimento é o processo de acumular dados; a sabedoria reside na sua simplificação- Martin H. Fischer;


  • O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria – Isaac Asimov;


  • Há algo de radicalmente novo acontecendo nesse mercado e temos de ser sensíveis a isso, como gestores, profissionais e também acadêmicos – C.K Prahalad;


  • Não substime o valor agregado por pessoas comuns – C.K Prahalad;


  • Quero que fornecedores e consumidores pensem comigo – C.K Prahalad;


  • Portanto, penso que estamos à beira deste novo desafio intelectual, organizacional e social, que é permitir que todos participem dos benefícios – Prahalad;


  • A conectividade permite que as pessoas comuns se relacionem e elimina a tirania das grandes instituições intermediárias – C.K Prahalad;


  • Queremos líderes dispostos a escutar e contribuir com perspectivas diversas, porque o futuro não é claro – C.K Prahalad;


  • Não se pode liderar sem uma visão, e a maioria dos líderes não a tem; ou se tem, não a expressam com clareza – C.K Prahalad;


  • Pense em um modelo no qual você tem crescimento inclusivo, sustentabilidade, cocriação e globalização, criando interdependência; ponha todas essas coisas juntas e pense sistematicamente sobre elas – C.K Prahalad;


  • A conectividade permite que as pessoas comuns se relacionem e elimina a tirania das grandes instituições intermediárias – C.K Prahalad;


  • O gênio da última hora / É o idiota do ano seguinte – Titãs;


  • O problema não está nas tecnologias mas em que delas se apropria – Ladislau Dowbor;


  • O poder das técnicas avança muito mais rapidamente do que nossa capacidade de colocá-las a serviço de um desenvolvimento que tenha “pés e cabeças – Ladislau Dowbor;


  • As tecnologias estão avançando tão rapidamente, de tantas formas diferentes, e se entrecruzando uma com as outras, que o cérebro humano das grandes camadas da população não pode mais acompanhá-las – Rose Maria Muraro;


  • O ser humano é um aprendiz de feiticeiro que sabe desencadear as mágicas, mas não sabe como fazê-las parar – Rose Maria Muraro;


  • Temos de mudar o mundo, senão ele muda a gente – Lula (profético isso em se tratando do autor);


  • Que informação realmente importa? O investidor deve saber sobre uma empresa: como ela pretende aumentar o lucro e como irá se proteger dos seus concorrentes – Frederick Kobrick;


  • Como humanos, vemos o mundo sempre fora de foco; os óculos que inventamos melhoram a qualidade da imagem, mas sempre existirão detalhes que escaparão ao nosso olhar. O mundo é o que vemos dele – Marcelo Gleiser;


  • Nossas teorias são apenas aproximações da realidade – Marcelo Gleiser;


  • É missão de um divulgador da Ciência tornar interessante o que é importante e não tornar importante o que (só) é interessante. – Marcelo Leite;


  • E chove sem saber porquê – Mario Quintana;


  • Ninguém planejou o capitalismo, como inventou o socialismo, ele nasceu do processo natural da economia e do desenvolvimento – Ferreira Gullar;


  • Se o raio não obedece ao planejamento, então que o planejamento obedeça o raio – José Miguel Wisnik;


  • A lua quando fica velha todo mundo sabe que vira lua nova – Mário Quintana;


  • Pensar também é trabalho – Renato Mezan;


  • Empresas não podem ser bem sucedidas em sociedades fracassadas – Björn Stigson;


  • O discurso da “maximização” da satisfação do cliente é uma falácia. Esse não é objetivo de nenhuma empresaRevista Exame, após pesquisa sobre atendimento a consumidores;
  • O capitalismo não é uma coisa, mas um processoDelfim Netto;


  • Há apenas meio século, a maioria das empresas permanecia na lista das 500 maiores por 65 anos, hoje sobrevivem por cerca de dez – dados da Consultoria Standard & Poors - Luc de Brandabere;


  • Desde 1900, nenhuma criança vive no mesmo universo – sociológico e intelectual – que seus pais viveram – Henry Adams;


  • O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessamArnold Toynbee;
  • A única punição possível para maus jornalistas é a que vem dos leitores – Carl Bersntein;
  • Se queremos manter o controle sobre nossos destino, precisamos aprender a nos antecipar as mudanças que ocorrem a nossa volta – Francis Bacon;
  • Para criar é preciso destruir – Picasso;
  • Ninguém gosta de copiar do quadro negro - Rodrigo Zonis Nepomuceno, 13 anos;
  • Aos poucos fui tentando transformar não mais as coisas, mas a mim mesmo – Herman Hesse;
  • A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos - Proust;
  • Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando – Walter Lippmann;
  • Ser livre é poder escolher ao que se prender – Marcelo Gleiser;
  • As novas descobertas sobre como funciona a mente vão virar de cabeça para baixo o modo como se transmite conhecimento - Miguel Nicolelis;
  • O destino é o acaso atacado de mania de grandeza – Mário Quintana;
  • Sonhar é acordar-se para dentro - Mário Quintana;
  • Não é possível que o país de Paulo Freire não consiga criar uma pedagogia que ensine de fato as crianças – Edmar Bacha;
  • Acabou-se o tempo em que a formação de opinião era de cima para baixoDuda Mendonça;
  • Quem gera a opinião marcante que muda o voto é um igual, um colega de trabalhoDuda Mendonça;
  • A palavra mágica em eleição hoje é argumentoDuda Mendonça;
  • Na juventude aprendemos, com a idade compreendemosMarie von Ebner-Eschenbach;
  • Estamos à beira da inviabilização do atual estilo de vida e às vésperas de seu redesenho radical- Silvio Meira;
  • Vamos redesenhar o modus vivendi e o modus operandi - Silvio Meira;
  • A única atividade digna do ser humano é a atividade mental em que há julgamento e tomada de decisão - Silvio Meira;
  • Tudo que puder ser substituído por tecnologia o será, cedo ou tarde - Silvio Meira;
  • O erro é inerente ao ser humano, o que importa é não passar da cota diária – John Nigro;
  • O mal de nossa raça é a preguiça de pensar - Monteiro Lobato;
  • Todo homem-bomba tem um pavio curto – na barraca de um camelô em Copacabana;
  • O que fazer com jovens talentos? É literalmente sair da frente deles e deixá-los livres para criar – Oscar Motomura;
  • Sobre Estado e Inovação? O que aprendi sobre isso é que a única maneira de se induzir desenvolvimento é facilitar o empreendedorismo – Clemente Nóbrega;
  • As empresas e os países que estão vencendo o jogo da inovação não são os melhores em P&D, mas sim na construção de modelos de negócios – Clemente Nóbrega;
  • Tecnologia não dá dinheiro, P&D não dá dinheiro, patentes não dão dinheiro; modelos de negócios dão dinheiro – Clemente Nóbrega;
  • Nenhum investimento produzirá retornos efetivos se nossos conceitos sobre educação e gestão escolar permanecerem os mesmos – Viviane Mosé;
  • A escrita é uma luta feroz para organizar a língua - José Castello;
  • Estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados - Frei Betto;
  • funcionam como guia para onde temos de avançar

Do debate do Ethos:

  • A sala de aula deve ser uma espaço de interação construtiva   - Ernesto Bologna;
  • Podemos transformar TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em TACs (Tecnologias de Aprendizagem e Convivência) e olhar comunidades não pelos seus IDHs, mas sim por seus IPDH – Índice de Potencial de Desenvolvimento Humano. - Tião Rocha;
  • Uma boa educação só se faz com bons educadores e bons educadores são aprendizes permanentes – Tião Rocha;Se fôssemos construir um novo mundo a partir do vazio, tenho certeza que existe em cada pessoa muito sentimento bom para fazêlo. Mas o desafio é, primeiro, desconstruir o que existe - Ernesto Bologna;
  • Todos, praticamente, temos conceitos de como os outros deveriam ser. O que gera uma frustração enorme. O que podemos fazer é mudar a nós mesmos e, com isso, modificar a sociedade” - José Ernesto Bologna;
  • Crescer por crescer é a filosofia do câncer - Ladislau Dowbor,
  • Quando conseguirmos interagir produção e consumo de modo efetivo faremos a diferença. O objetivo é acoplar eficiência e produtividade na utilização dos recursos. Mas parece que s pessoas só vão perceber isso quando tudo ficar sem reparação e aí será tarde - Arab Hoballah;
  • A empresa necessita entender que a sustentabilidade é mais do que uma questão da comunicação. É algo que necessita sair da fala, ser uma ação também práticaMaria Zulmira de Souza;
  • Tanto a corrupção, quanto a manutenção de uma representação política antiquada são frutos de um sistema político perverso, que coloca o bem público a serviço de interesses privados - Oded Grajew;
  • Como o fato é conhecido on-line, a possibilidade de se manipular a informação antes de ela virar notícia se esgotou e a transparência deixou de ser um diferencial e se transformou em parte do cenário. Com isso, tudo o que a empresa faz comunica – o jeito de fazer as coisas é que mostra o jeito que a empresa é, sua identidade – Ricardo Guimarães;
  • O consumidor é uma pessoa, se sente uma pessoa, e não um alvo; ele não acredita mais em imagens criadas nos gabinetes, e sim no que ele está vendo a empresa fazer – e ele vê tudo, 24 horas por dia, todos os dias do ano - Rosa Alegria;
  • Precisamos reinventar a lógica do marketing atual, utilizado para criar necessidades que acabam frustrando aqueles que não podem atendê-las, para um marketing que valorize o que as pessoas têm de bom, para elevar o espírito das pessoas, para criar felicidade – Rosa Alegria;
  • Precisamos parar de esperar que o governo medie os conflitos e envolver quem é possível envolver Marcio Santilli;
  • O índice que mede a felicidade e o bem estar é o mais adequado a substituir o já vetusto PIB – um índice  mede a velha economia; ele mede tudo, exceto aquilo que faz a vida valer a pena – Susan Andrews;
  • Nos últimos 30 anos buscamos resultados a qualquer custo. Só recentemente percebemos que há custos com os quais  não queremos arcarAugusto Rodrigues (CPFL);
  • Cada vez mais vigora essa noção  contemporânea de que as notícias que colocam o dedo na ferida funcionam como guia para onde temos de avançar – Augusto Rodrigues (CPFL);

Fim do Ethos;