Feed on
Posts
Comments

Vejamos os coletivos:

  • Percepção é o coletivo de sensações;
  • Conceito é o coletivo de percepções;
  • E narrativa é o coletivo de conceitos.

Narrativas procuram descrever e explicar fenômenos, a partir das seguintes premissas:

  • A essência do fenômeno – o que ele é e o que não é;
  • Os atributos fixos e variáveis – o que muda e o que não muda;
  • Os fatores detonantes – que alteram os atributos variáveis;
  • Os fatores consequentes – aquilo que será provavelmente alterado depois do fenômeno;
  • E os fatores atuantes – as recomendações para lidar com o fenômeno sempre na direção de melhorar a nossa qualidade de sobrevivência.

Assim, o objetivo de uma narrativa é o de se aproximar ao máximo de determinado fenômeno para ajudar a lidar com ele.

A qualidade da tomada de decisões de qualquer pessoas está diretamente ligada à sua capacidade reflexiva de articular o sentir, o perceber, o conceituar e o narrar.

Quando não fazemos o exercício de reflexão lógica para criar narrativas consistentes, elas tendem a estar com sensações, percepções e conceitos com baixa elaboração.

E assim tendem a distorcer o fenômeno e, por sua vez, as decisões a partir dela.

Não existe, entretanto, narrativa pura, perfeita, racional, sempre é e será uma aproximação reflexiva lógica do fenômeno estudado.

O Ferramental Lógico é, assim, instrumento fundamental para que se faça narrativas menos emocionais.

Narrativas Consistentes são, assim, o resultado de uma bem articulada de uso do Ferramental Lógico.

Narrativas não são, entretanto, uma “viagem na maionese”.

São extremamente operacionais, com aplicação prática, pois criam “mapa da realidade”, com o qual decisões serão tomadas.

O que temos hoje com tantas mudanças no mercado é incapacidade de refletir sobre Sensações, Percepções, Conceitos e Narrativas de forma mais consistente.

A crise que passamos atualmente em toda a sociedade é pela falta de prática do uso de Ferramentas Lógicas mais adequadas.

Temos produzido narrativas de baixa consistência, o que implica decisões distantes do novo modelo de competição que o novo mercado exige.

Me diga a narrativa que você adotou e te direi a chance de tomar melhores decisões diante do futuro.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/

Leave a Reply