Feed on
Posts
Comments

Hoje estarei gravando mais um episódio do Resumocast, com Gustavo Carriconde para falar do livro “A Estrutura das Revoluções Científicas“, o mais importante de Thomas Kuhn (1922-96).

Autores e livros ganham importância quando sugerem mudanças radicias ou disruptivas na forma de pensar – aqui é o caso.

Antes de Kuhn, havia um senso comum de que a ciência e o conhecimento humano eram incrementais, uma continuidade, construída tijolo após tijolo.

Muita gente considerava que o melhor caminho para a ciência era a indução (dos dados para as teorias) ou a dedução (das teorias para os dados), mas tudo ia devagarinho, passo a passo, sem grandes mudanças.

Kuhn introduz o conceito de Revoluções – que é uma quebra radical ou disruptiva na Evolução. RE + evolução – transformação radical. Trans + formação – mudança de uma formação para outra de forma bem diferente.

Kuhn, um físico americano, que tinha prática de pesquisa em bancada, defendeu a ideia de que a ciência é feita sim por momentos incrementais que chamou de ciência normal.

Mas que, de tempos em tempos, havia revoluções que denominou de ciência extraordinária.

E defendeu a ideia de que cientistas vivem dentro de paradigmas – que são válidos durante um tempo – mas que vivem anomalias: problemas passam a não mais ser bem trabalhados.

É quando surge um novo paradigma trazido por alguém de fora do status quo.

Quando temos novos paradigmas, segundo ele, vive-se a fase da ciência extraordinária para criar novos paradigmas, que permitem o retorno à indução e à normalidade.

Por que isso interessa a quem quer entender o Digital?

A meu ver, vivemos hoje uma crise de paradigma em todas as ciências sociais, uma anomalia, pois se procura entender as atuais mudanças, com os mesmos paradigmas, procurando fatos e não revendo teorias.

Temos um problema estrutural, filosófico/teórico na forma como:

  • pensamos o humano;
  • a sociedade;
  • e a história.

Prova disso, que a Era Digital chegou sem previsão, tem promovido mudanças profundas na sociedade e nenhuma teoria social de plantão conseguiu prever, explicar ou prognosticar o que estamos vivendo e para onde vamos.

Isso é típico sintoma de momento de anomalia.

Quando começamos nossos estudos sobre o digital, optando pelo novo paradigma da Escola Canadense de Comunicação, apresentamos novos parâmetros:

  • o ser humano é uma tecnoespécie;
  • por causa disso, consegue crescer demograficamente;
  • por crescer demograficamente, é obrigado a promover Revoluções Civilizacionais, que se iniciam com mudanças no modelo de comunicação, que permite alterações no modelo de administração.

Note que o paradigma acima apresentado, uma nova Teoria da História (com premissas e leis) é completamente diferente do senso comum hoje nas ciências sociais, na qual o papel das tecnologias, das mídias e da demografia são considerados periféricos e muitas vezes neutros.

Thomas Kuhn não explica, assim, o Digital, algo que falei mais no Resumocast ao detalhar meu livro (Administração 3.0) e o de Pierre Lévy (Cibercultura).

O recado de Kuhn que se aplica ao digital: deixar de entender os novos fatos com velho paradigma – e conseguir um mais adequado ao que estamos vivendo para obter melhores resultados.

É isso, que dizes?

A nosso ver, só passaremos a entender o digital plenamente quando o novo paradigma for, aos poucos, sendo adotado por cada vez mais gente, missão que a Bimodais – Futurismo Competitivo tem cumprido.

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?

Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…

Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.

“Nepô, quero ser bimodal!”

Caso queira fazer algum curso é por aqui.
https://www.bimodais.com.br/pro

Veja o depoimento de um dos nossos alunos:


Leave a Reply

WhatsApp chat