Feed on
Posts
Comments

Podemos dizer que temos duas visões de ciência (isso é minha avaliação):-

  • Religiosa – a que defende a procura da verdade;
  • Científica – voltada para os problemas.

Se olharmos para o passado, veremos que a ideia da procura da verdade é uma utopia do ponto de vista da chegada final ao objetivo.

Além disso, tal visão fortalece a ideia de verdade/alguém sabe, centralizando a produção científica.

Mais ainda: a chance da Ciência Religiosa se transforma em Curiosidade é enorme.

Podemos dizer que a Ciência Científica, ou a Ciência Ciência ou simplesmente Ciência é aquela voltada para os problemas humanos.

Não existe uma verdade única, mas aquela que atende a cada pessoa diante de cada problema, a melhor forma de resolver possível, a cada situação.

Assim, a ideia de que a Ciência é uma ferramenta humana à procura da verdade é falsa. Seria uma Ciência muito mais de Valores, ligada à Ética do que à Epistemologia.

A Ciência é uma ferramenta humana para nos ajudar a lidar melhor com os diversos problemas.

Tal visão mais pragmática e menos idealistas e utópica da Ciência nos alinha aos autores americanos William James e John Dewey, num primeiro momento. E depois aos da Escola Austríaca nos conceitos de Hayek e Mises – de Ação Humana e Ordem Espontânea.

Nossa opção por Ciência como ferramenta para solução de problemas, nos coloca, a meu ver, na vanguarda do debate científico, pois na fase que estamos vivendo do Surgimento da nova Era Civilizacional, essa visão da ciência terá um renascimento.

Seria válida em todas as fases, mas ganhará um impulso muito maior agora, quando a descentralização se inicia com toda força.

Toda nossa pesquisa da Escola Bimodal visa entender e sugerir como agir melhor diante do digital – o que é um esforço válido dentro daquilo que entendemos como Ciência Científica e não Religiosa.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat