Versão 1.0 – 08/08/2013
O mais difícil, portanto, é preparar o pessoal para migrar.
Como chegam os alunos emocional e cognitivamente?
Com uma dificuldade muito grande de pensar por si mesmo e muita insegurança de colocar seus pensamentos.
Este é um quadro geral.
Estamos com déficit de capacidade de auto-reflexão.
Fomos massacrados por uma mídia, uma escola, uma família, uma empresa verticalizadora, na qual o pessoal sempre foi colocado como consumidor e seguidor das ordens alheias sem questionamento.
Isso faz com que tenhamos desenvolvido uma auto-invalidação, pois não temos pensamento próprio.
Não somos autores, pois tem autor-idades que são autores por nós.
Assim, o velho modelo de representação aparece de forma consistente em sala e aula e isso foi sempre uma grande dificuldade.
Quais são os sintomas:
- a) não se quer pensar muito;
- b) se quer respostas prontas;
- c) se quer um passo a passo;
- d) se quer ferramentas;
- e) se quer, no fundo, continuar como uma peça da engrenagem e não assumir uma parte do volante.
As pessoas entram em sala de aula como se fossem um crachá.
Sempre repito que não dou aula para pessoas jurídicas, apenas para pessoas físicas, que devem assumir o seu papel no atual momento histórico como cidadãos e cidadãs.
Quero promover uma mudança nas pessoas, que, só então, poderão estar capacitados para promover mudanças nas suas vidas e depois nas suas organizações. mudanças dessa macro-natureza!
Isso é fundamental, pois as contradições desse momento de passagem são muito grandes e fica muito fácil, a partir dos primeiros problemas, a pessoa desistir e dar desculpas de que não se pode ir adiante com mudanças dessa natureza.
O objetivo primeiro e fundamental na formação dos agentes de mudança para a nova ordem é, pela ordem:
- a) introduzir conceitos da diferença entre percepção e realidade, mostrando que a verdade é histórica, duvidosa e que é preciso um forte espírito crítico;
- b) de que cada um tem uma missão na vida, que independe das situações externas a ele;
- c) só então, iniciar o processo de apresentação das novas teorias, sempre de forma aberta, argumentativa, lógica para que todos possam ir colaborando em ver as contradições, tudo em uma roda de conversa;
- d) só então, introduzir a metodologia de migração e as possibilidades que existem no caso específico daquela organização.
Vou detalhar no próximo post o roteiro das aulas.
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