Feed on
Posts
Comments

Versão 1.0 – 08/08/2013

Bullying_by_KungFuPlum (1)

O mais difícil, portanto, é preparar o pessoal para migrar.

Como chegam os alunos emocional e cognitivamente?

Com uma dificuldade muito grande de pensar por si mesmo e muita insegurança de colocar seus pensamentos.

Este é um quadro geral.

Estamos com déficit de capacidade de auto-reflexão.

Fomos massacrados por uma mídia, uma escola, uma família, uma empresa verticalizadora, na qual o pessoal sempre foi colocado como consumidor e seguidor das ordens alheias sem questionamento.

Isso faz com que tenhamos desenvolvido uma auto-invalidação, pois não temos pensamento próprio.

Não somos autores, pois tem autor-idades que são autores por nós.

Assim, o velho modelo de representação aparece de forma consistente em sala e aula e isso foi sempre uma grande dificuldade.

Quais são os sintomas:

  • a) não se quer pensar muito;
  • b) se quer respostas prontas;
  • c) se quer um passo a passo;
  • d) se quer ferramentas;
  • e) se quer, no fundo, continuar como uma peça da engrenagem e não assumir uma parte do volante.

As pessoas entram em sala de aula como se fossem um crachá.

1355309951_57

Sempre repito que não dou aula para pessoas jurídicas, apenas para  pessoas físicas, que devem assumir o seu papel no atual momento histórico como cidadãos e cidadãs.

Quero promover uma mudança nas pessoas, que, só então, poderão estar capacitados para promover mudanças nas suas vidas e depois nas suas organizações. mudanças dessa macro-natureza!

Isso é fundamental, pois as contradições desse momento de passagem são muito grandes e fica muito fácil, a partir dos primeiros problemas, a pessoa desistir e dar desculpas de que não se pode ir adiante com mudanças dessa natureza.

O objetivo primeiro e fundamental na formação dos agentes de mudança para a nova ordem é, pela ordem:

  • a) introduzir conceitos da diferença entre percepção e realidade, mostrando que a verdade é histórica, duvidosa e que é preciso um forte espírito crítico;
  • b) de que cada um tem uma missão na vida, que independe das situações externas a ele;
  • c) só então, iniciar o processo de apresentação das novas teorias, sempre de forma aberta, argumentativa, lógica para que todos possam ir colaborando em ver as contradições, tudo em uma roda de conversa;
  • d) só então, introduzir a metodologia de migração e as possibilidades que existem no caso específico daquela organização. 

Vou detalhar no próximo post o roteiro das aulas.

One Response to “#10 – a auto-invalidação 1.0”

Leave a Reply to #9 – os desafios da migração | Nepôsts - Rascunhos Compartilhados

WhatsApp chat