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Comunicação: é influenciar e ser influenciado na busca do que é certo –Emílio Odebrecht – da minha coleção de frases;

O ser humano tem apenas, até o momento, três tipos possíveis de interação com os demais:

  • Eu-você (telégrafo, telex, fax, telefone, e-mail, MSN);
  • Eu-muita gente (jornais, tevê, rádios);
  • Muita gente – muita gente (blogs, listas de discussão, chats, rádio-amadores).

E isso pode se dar agora, neste momento, no caso de um chat, por exemplo, ao vivo.

Ou durante um período de tempo, através de recados, como num fórum de discussão, ao morto. 😉

O Twitter é uma evolução em relação a outras ferramentas na Web pela sua facilidade de migrar e permitir rapidamente mudanças que abrangem todas estas variações acima, como um seletor informacional.

Explico.

  • Eu Twitto e estou passando a mensagem para muita gente, minha lista de seguidores;
  • Posso mandar a mensagem para @alguém em particular, chamando a sua atenção;
  • Ou em uma mensagem direta, criando um diálogo, eu-você;
  • E #através de um símbolo posso criar uma comunidade, que tanto pode estar presente em uma palestra, on-line, como pode tudo ser lido, como recados, depois, off-line, criando a comunicação muita gente – muita gente.

Mais: respeita o direito de cada um ser seguido e seguir quem quiser, um tipo de prática inaugurada nos mensageiros instantâneos, passada pelo Skype, replicada nas redes sociais.

Eu defino a minha turma e com quem quero trocar no vasto mundo.

Diga-me quem segues ou te segues e te direi quem és!

Sim, existem várias ferramentas dinâmicas como o Twitter, tal como o e-mail, que permite que isso aconteça, mas não é tão versátil ao ponto de ao se criar por um assunto qualquer #algum_tema e rapidamente termos uma discussão de pessoas desconhecidas sobre #aquilo.

Portanto, a febre Twitter é muito mais o reconhecimento de uma nova possibilidade humana de facilidade de comunicação.

Mais do que uma ferramenta, é uma nova possibilidade comunicacional.

Troca-se um símbolo e navega-se rapidamente a distância por diferentes tipos de comunicação humana, no tempo que se achar adequado.

É uma nova camada de inteligência – uma evolução – que pode ser bem ou mal utilizada.

Sem dúvida, um salto, que tende a evoluir com novas inovações, que permitam termos Twitters que ultrapassem os 140 caracteres, por que não?

Que tal eu definir que gostaria de 280 e quem me segue, topar?

Variações e flexibilidades.

É para lá que estamos indo, indo, indo, indo….

É isso!

Concordas?

3 Responses to “A anatomia do Twitter”

  1. […] rápida, melhor que o MSN, pois o Twitter criar redes rápido, coisa que o MSN não faz. Veja mais o que escrevi sobre o tema. Comunicar-se desse jeito – seja pelo Twitter, seja pelo Yammer, que é um serviço parecido, […]

  2. Carla disse:

    “Sem dúvida, um salto, que tende a evoluir com novas inovações, que permitam termos Twitters que ultrapassem os 140 caracteres, por que não?”

    Novas inovações? Inovações já são novidades, coisas novas, não?

    No mais, bom texto.

  3. cnepomuceno disse:

    Carla, vc pegou um ponto interessante, um erro de linguagem. Tem um livro chamado novas novidades, para mostrar que tudo hoje é inovação ao quadrado. Ia até mudar, mas vou deixar para ficar aqui o início dessa discussão, é possível ter algo que seria uma nova inovação?
    me diga…

    Nepô.

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