Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Chatinho:

O texto discute a aplicação dos princípios do livro “A Startup Enxuta” de Eric Ries no contexto da inovação pessoal. Ele destaca a necessidade de compreender o processo empreendedor não apenas para criar novos produtos ou serviços, mas também para desenvolver um estilo de vida mais satisfatório e alinhado com os potenciais individuais. A inovação pessoal é comparada à criação de uma startup, onde é essencial utilizar o método científico para tomar decisões baseadas em fatos e experimentos. Além disso, o texto explora a ideia de startups de baixa escala, que visam gerar receitas para viabilizar projetos de vida individuais, e enfatiza a importância de adaptar-se a um mundo cada vez mais dinâmico e incerto. Em suma, o texto propõe que, assim como as startups, as pessoas também precisam aprender a viver de forma empreendedora e adaptativa na Civilização 2.0.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Num cenário de mais incerteza como o atual, o espírito de viver como se fôssemos uma startup é cada vez mais demandado.
  2. Eis a questão no mundo das Startups Individuais ou Coletivas: pivotação ou perseveração?
  3. No passado, na Civilização 1.0, as pessoas tinham vidas muito mais previsíveis do que na 2.0.
  4. Na visão Bimodal, um Projeto de Felicidade Mais Forte é aquele em que a pessoa tira do armário os seus Potenciais Singulares.
  5. Tudo que consideramos chato, mas relevante para nossos projetos, se torna uma fraqueza, que requer uma atenção especial.
  6. Quando não conseguimos lidar, seja diretamente ou indiretamente, via terceirização, com as Chatices Relevantes, abrimos a brecha para que nossa vida perca em qualidade.
  7. Uma vida de mais qualidade está diretamente ligada a capacidade que temos de resolver de forma criativa e progressiva as Chatices Relevantes.
  8. Um Estilo de Vida Missionário Mais Completo demanda uma relação harmônica entre os dois clientes tanto o Exógeno quanto o Endógeno.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

Quanto maior a incerteza no mundo, mais difícil é prever o futuro.“  –  Eric Ries.

Este é o primeiro artigo no qual vamos Bimodalizar o livro “A startup enxuta: Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos ” de Eric Ries.

(Já tínhamos feito isso em imersões passadas, mas vale o retorno agora com o foco na Inovação Pessoal.)

Primeiro, me permita um parênteses.

Conversando com o Bimodal Fábio Mentes, caiu a seguinte ficha.

A Inovação Pessoal tem, basicamente, dois clientes potenciais:

O cliente final – aquele que vai se beneficiar do projeto Felicidade 2.0 diretamente na sua vida;
O Disseminador da Felicidade 2.0 – aquele que vai além de se beneficiar do projeto Felicidade 2.0 diretamente na sua vida, usar o Ferramental Conceitual para ajudar os outros, gerando dinheiro ou não.

O material didático produzido pela Bimodais, por causa disso, precisa ser pensado para estes dois clientes da seguinte maneira:

Para o cliente final – precisamos detalhar mais apenas três camadas relevantes: Missão, Atitude e Métrica (MAM);
Para o Disseminador da Felicidade 2.0 – além do MAM, podemos detalhar mais o Cenário e as Escolhas (CEMAM).

O livro “Felicidade 2.0”, que será publicado até final de setembro, terá esta divisão, no primeiro capítulo voltado para o público geral e o segundo para os disseminadores.

Dito isso, ainda vale o registro da relevância de estarmos desenvolvendo o projeto de Certificação de Disseminadores da Felicidade 2.0, pois as contribuições vão se somando.

Um bom exemplo é a sugestão do Bimodal Endógeno e que participa do projeto de certificação, Wagner Fonseca, que sugeriu ao invés da sigla TBMRC (Tranquilidade, Bom Humor, Motivação, Resiliência e Criatividade) para as métricas da Felicidade 2.0 usar também Tambor Criativo.

Bom, né?

Entremos agora na Bimodalização do livro de Ries.

O Startup Enxuta é um livro referência para os empreendedores de todo o mundo, pois ele propõe um método mais reflexivo para o desenvolvimento desse tipo de projeto.

Ries define assim uma startup:

“Uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de incerteza extrema.”

Tio Gemini define assim:

“Uma startup pode ser definida como uma empresa jovem e inovadora que busca desenvolver um modelo de negócio escalável, ou seja, que possa crescer rapidamente e atender a um grande número de clientes.”

Tio Chatinho define assim:

“Uma startup é uma empresa emergente, geralmente de base tecnológica, que está no estágio inicial de desenvolvimento e busca explorar uma ideia de negócio inovadora. O termo é comumente associado a empresas que têm potencial para crescimento rápido e escalável. As startups geralmente operam em setores de alta tecnologia, como software, biotecnologia, inteligência artificial, entre outros, e muitas vezes buscam solucionar problemas específicos do mercado de forma criativa e eficiente.”

Bimodalizando o termo, podemos dizer que uma Startup é um projeto de uma nova organização que visa romper, de forma mais disruptiva, com os Paradigmas Vigentes, criando novas formas de sobrevivência para o Sapiens.

Como sugere um dos nossos queridos Padrinhos, o Cientista da Ciência, Thomas Kuhn (1922-96) uma startup opera em momentos extraordinários e uma empresa não startup em situações normais.

Uma Startup, assim, é uma rompedora de fronteiras dos Paradigmas Vigentes.

E você vai me perguntar: como o livro de Ries pode servir para a Inovação Pessoal?

Um Projeto de Felicidade Mais Consistente nos leva também OBRIGATORIAMENTE a um rompimento dos Paradigmas Vigentes de uma pessoa.

Na visão Bimodal, um Projeto de Felicidade Mais Forte é aquele em que a pessoa “tira do armário” os seus Potenciais Singulares.

A principal dificuldade que todos temos, portanto, ao escolher nossas Missões Existenciais é justamente superar as seguinte barreiras:

Do desconhecimento das atividades que nos fazem subir no Tapete de Aladim, que precisam ser pesquisadas ao longo de toda a vida;
Viabilizar para que estas atividades passem a estar cada vez mais presentes nas nossas vidas, principalmente, gerando recursos para que possamos passar a ganhar dinheiro para trabalhar, adotando um Estilo de Vida Missionário.

E, assim, temos uma variada possibilidade, dependendo da pessoa e do contexto, no exercício dos nossos Potenciais Singulares os seguintes Estilos de Vida Missionários:

Um Estilo de Vida Missionário Mais Completo, quando conseguimos viabilizar financeiramente nossos Potenciais Singulares;
Um Estilo de Vida Missionário Incompleto, quando conseguimos viabilizar nas horas vagas nossos Potenciais Singulares, mas não ganhamos dinheiro por exercê-lo;
Um Estilo de Vida ainda Não Missionário, quando NÃO conseguimos viabilizar nem nas horas vagas e nem no trabalho nossos Potenciais Singulares.

Nas mentorias que faço acontecer muito o seguinte: a pessoa está insatisfeita no trabalho e acaba – por insatisfação – abrindo uma outra frente, um plano B profissional, mas que não está ligado a um Potencial Singular.

O ideal é que se abra um Plano B que, ao mesmo tempo, que se inicie a pesquisa dos Potenciais Singulares e se procure, no longo prazo, viabilizá-lo como Plano A Profissional.
Qual a diferença entre o Plano A e o Plano B Profissional?

No Plano A, se ganha dinheiro de forma sustentável para pagar os boletos;
No Plano B, se abrem novas frentes para se mudar de atividades e vir a ser a nova forma sustentável de pagar boletos.

Na batalha para que possamos criar projetos sustentáveis dos nossos Potenciais Singulares, Ries pode nos ajudar.

Diz ele:

“Os empreendedores são diferentes em muitos aspectos, quer estejam abrindo uma pequena empresa ou concebendo novos produtos e negócios dentro de uma multinacional como a GE. Mas eles também têm algumas características em comum. São rápidos, abraçam novas maneiras de pensar, são orientados para a ruptura e a inovação através da incerteza.”

Diria que o empreendedorismo não é algo fechado, mas uma Taxa de Empreendedorismo, que as pessoas têm mais ou menos.

Uma pessoa com Alta Taxa de Empreendedorismo é aquela que:

Procura novas maneiras de pensar, através da revisão da Mente Primária pela Mente Secundária;
Por causa disso, tendem a romper com os Paradigmas Mais Mainstream;
E lidam melhor com a incerteza – algo que tende a assustar a maior parte das pessoas.

O problema, diz Ries, é que nem sempre as startups vingam, pois “pois não conhecem o processo necessário para transformar nossas ideias em uma empresa sólida.”

Bimodalizando a ideia, podemos dizer que nem todo mundo consegue chegar a um Estilo de Vida Missionário Completo, pois faltam Ferramentas Conceituais mais adequadas.

Não se chega nem na criação de startups ou de um Estilo de Vida Missionário Completo sem que tenhamos bases mais sólidas.

Ries divide as atividades empreendedoras em duas, já Bimodalizando o discurso:

As mais divertidas – aquelas diretamente ligadas ao Tapete de Aladim;
As mais chatas – aquelas que vão dar suporte para que possamos subir o tempo todo no Tapete de Aladim.
Diz ele:

“Acho que há um ponto muito atraente nessa versão moderna da narrativa do sucesso transformador: o sucesso é pintado como inevitável desde que você tenha o produto certo. Ou seja, os detalhes práticos, as partes chatas, as pequenas escolhas individuais não importam.”

Aqui, vamos voltar à “conversa” que tivemos com a Julia Cameron, sobre o livro da Criatividade.

Temos na nossa Mente Secundária dois personagens principais:

O Eu Criativo – responsável pelas atividades fins da nossa Missão Existencial;
O Eu Organizativo – responsável pelas atividades meios da nossa Missão Existencial.

Um erro em qualquer camada da inovação praticada é apostar todas as fichas no Eu Criativo e esquecer que é preciso também muscular o Eu Organizativo.

O Eu Organizativo – que demanda também criatividade – está ali para tornar viável as atividades fins da Missão Existencial.

Porém, o Eu Organizativo tem também as suas Cavernas do Dragão – atividades que ele não consegue resolver bem.

Nestes casos é preciso saber os seus limites e terceirizar determinadas atividades para que possa se concentrar naquelas que resolve melhor.

Voltemos ao Ries.

“Aprendi , com meus sucessos e fracassos e com os de muitas outras pessoas, que o mais importante são justamente as partes chatas.”

Tudo que consideramos chato, mas relevante para nossos projetos, se torna uma fraqueza, que requer uma atenção especial.

E aqui é preciso fazer uma distinção entre as Chatices da Vida:

As Chatices Irrelevantes – são aquelas que não têm nenhuma repercussão na nossa sobrevivência;
As Chatices Relevantes – são aquelas que têm forte repercussão na nossa sobrevivência.

Quando não conseguimos lidar, seja diretamente ou indiretamente, via terceirização, com as Chatices Relevantes, abrimos a brecha para que nossa vida perca em qualidade.

Diz ele:

“Nos últimos tempos, essas duas palavras têm carregado associações tremendamente divergentes: empreendedorismo evoca algo descolado, inovador e empolgante, enquanto administração evoca algo chato , sério e sem graça . Está na hora de superar essas ideias preconcebidas.”

Na Inovação Pessoal, temos algo parecido.

Uma vida de mais qualidade está diretamente ligada a capacidade que temos de resolver de forma criativa e progressiva as Chatices Relevantes.

Ries defende que é preciso em startups fazer “uso do método científico para a tomada de decisões.”

Mas o que é fazer uso do método científico?

É preciso tomar decisões, seja na vida pessoal, seja em uma startup, baseadas em fatos, em padrões, em teorias e metodologias fortes.

Ries, como vários outros Conceituadores da Inovação Grupal procura situar seus clientes no novo cenário da Civilização 2.0.

Mais do que “criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.” todos nós, precisamos aprender a viver em um mundo muito mais dinâmico.

O que nos leva a um estilo de vida de aprendizado contínuo, no qual é preciso usar a estratégia da pivotação ou da perseverança.

Uma pessoa que deseja praticar um Estilo de Vida Missionário Mais Completo tem muito a aprender com as startups.

Uma startup, entretanto, no estilo clássico é uma organização que tem que escalar, gerar muito dinheiro, se não foi um fracasso.

Talvez, seja o caso de se pensar em dois tipos de startups:

Startups de Larga Escala – que visam grandes mercados;
Startups de Baixa Escala – que visam gerar receitas para viabilizar projetos de vidas individuais.
As duas têm em comum a necessidade de atender mais os Clientes Exógenos, mas a Startup de Baixa Escala precisa se preocupar mais com os Clientes Endógenos.

A pessoa está procurando viabilizar tirar do armário os seus Potenciais Singulares e é preciso criar um jogo de ping-pong entre o Cliente Exógeno com o Endógeno.

Um Estilo de Vida Missionário Mais Completo demanda uma relação harmônica entre os dois clientes tanto o Exógeno quanto o Endógeno.

Diz Ries:

“As startups existem não somente para produzir bens, gerar dinheiro ou mesmo atender aos clientes, mas também para aprender a construir um negócio sustentável. Essa aprendizagem pode ser validada cientificamente por meio de experimentos frequentes que permitam aos empreendedores testar cada elemento de sua visão.”

Basicamente, Ries defende o Aprendismo, uma das Atitudes Estruturantes de um Projeto de Felicidade Mais Forte.

E complementa:

“A atividade fundamental de uma startup é transformar ideias em produtos, avaliar a reação dos clientes e, a partir daí, concluir se deve pivotar ou perseverar. Todos os processos bem-sucedidos devem ser empregados para acelerar esse ciclo de feedback.”

No caso da Inovação Pessoal, é preciso desenvolver duas métricas relevantes, que precisam estar em harmonia:

As atividades profissionais ligadas aos Potenciais Singulares estão gerando dinheiro para pagar os boletos?
E estão ao mesmo tempo aumentando o Tambor Criativo ou TBMRC, gerando Tranquilidade, Bom Humor, Motivação, Resiliência e Criatividade?

A partir destas respostas.

Eis a questão no mundo das Startups Individuais ou Coletivas: pivotação ou perseveração?
Diz ele:

“Planejamento e previsão são precisos apenas quando se baseiam num histórico operacional longo e estável e num ambiente relativamente estático.”

Diria que isso vale para as startups e para as pessoas também.

No passado, na Civilização 1.0, as pessoas tinham vidas muito mais previsíveis do que na 2.0.

Hoje, você pode escolher com muito mais facilidade o lugar onde quer viver, pois tem mais chances de trabalhar a distância.

As especializações em cada uma das atividades profissionais são muito mais variadas e isso nos permite uma gama muito maior de escolhas.

Tudo isso nos leva para:

Num cenário de mais incerteza como o atual, o espírito de viver como se fôssemos uma startup é cada vez mais demandado.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 500,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat