Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal251022a

Novas Hashtags:

#CIB – criando e/ou desenvolvendo este conceito.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Historietas:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Toda ciência é feita através da criação de diferentes Escolas de Pensamento, que discordam uma das outras.
  2. Hoje, com a chegada da Internet, vivemos uma Macro Anomalia da Ciência Social.
  3. Toda Ciência é Humana, pois as baleias ainda não fazem ciência.
  4. A Ciência da Inovação Bimodal, por exemplo, optou por dividir a análise da Inovação em Camadas Operacionais (Civilizacional, Organizacional, Grupal e Pessoal).
  5. A Bimodais ao criar a sua Ciência da Inovação quer deixar claro que escolhas estão sendo feitas, que há diferenças entre as várias Escolas para que possamos defender nossas opções, de forma mais clara.
  6. Toda a Ciência, seja ela qual for, se divide em diferentes Escolas de Pensamento.
  7. Portanto, é falso dizer que temos em qualquer tipo de Ciência uma unanimidade.
  8. O principal avanço da criação da Ciência da Inovação Bimodal é a quebra de barreiras entre as diferentes Camadas Operacionais da Inovação, que estão interagindo pouco.

Vamos ao Artigo:

“A ciência é uma viagem, nunca uma chegada.”Popper.

Ciência é uma atividade que sempre existiu na história do Sapiens com nomes distintos.

É, basicamente, a procura de padrões para a análise dos fenômenos mais complexos para que possamos lidar melhor com eles.

O objetivo da Ciência, portanto, nunca foi, pois é impossível, chegar a uma verdade final, mas sempre a procura da melhor Verdade Provisória Possível para que as decisões, diante de determinados fenômenos, possam ser tomadas a cada momento.

Por isso, optamos denominar Ciência como um Ambiente de Diálogo Progressivo, formado por diversas Escolas de Pensamento, que procuram chegar à Melhor Verdade Possível para que possamos lidar melhor com os Fenômenos mais Complexos.

Cada Ciência, ao estudar fenômenos, acaba por se dividir em Escolas de Pensamento.

Escolas de Pensamento são Ambientes Progressivos de Diálogo que promovem Escolhas Filosóficas e Teóricas, criando um Núcleo Duro (conceito apropriado de Imre Lakatos) no estudo de determinado Fenômeno, tal como temos na Educação, Psicologia, Economia.

Outro equívoco comum é a abordagem que fazemos sobre a Ciência Social.

De maneira geral, se denomina Ciência Social como Ciência Humana, que consideramos um Conceito Fraco.

Toda Ciência é Humana, pois as baleias ainda não fazem ciência.

O que temos de divisão entre as Ciências é:

  • Ciências que estudam fenômenos humanos;
  • Ciências que estudam fenômenos não humanos.

A Ciência Social se caracteriza pelo estudo de Fenômenos Humanos.

A Ciência Social define, basicamente, duas questões centrais, que influenciam todas as outras análises sobre o Sapiens das Subciências Sociais:

  • “Quem Somos?”
  • “E como nos adaptamos para sobreviver ao longo da história?”

Hoje, com a chegada da Internet, vivemos uma Macro Anomalia da Ciência Social, pois é necessário uma revisão das duas questões centrais.

A Ciência Social 1.0 opera, de maneira geral, com os seguintes equívocos:

  • não percebe o Sapiens como uma Tecnoespécie Progressiva;
  • subavaliou a importância da relação entre Demografia Progressiva, Mídias e Macros Modelos de Sobrevivência do Sapiens.

Todas as Subciências Sociais vivem hoje a mesma Macro Anomalia, pois são dependentes das Bases Conceituais Estruturais da Ciência Social 1.0.

Para entender o atual cenário, tivemos a necessidade de procurar novas bases conceituais, que pudessem incorporar as forças vivas, que estão mudando a sociedade hoje.

Percebemos que a Inovação é uma Atividade Estrutural Obrigatória do Sapiens para poder sobreviver, desde que iniciamos a nossa jornada.

Apesar da Inovação ser uma Atividade Estrutural Obrigatória do Sapiens, até hoje, não tínhamos em profusão, uma Subciência Social dedicada a ela.

(Talvez, tenhamos que enxergar a Ciência da Inovação como sinônimo de Ciência Social, pois não existe sociedade humana que não tenha que inovar. Isso, porém, demanda mais reflexões ao longo do nosso diálogo.)

Independente, esta questão, podemos definir de maneira geral o seguinte:

Ciência da Inovação é um Ambiente de Diálogo Científico, que estuda o Fenômeno da Inovação Humana.

Toda ciência, diferente do que pensa o senso comum, não é um ambiente de unanimidade, ao contrário, com o tempo de estudo, vão se formando diferentes Escolas de Pensamento.

Assim, não podemos dizer que estamos criando A (com caixa alta) Ciência da Inovação, mas uma Ciência da Inovação particular, a partir das Escolhas Conceituais que já fizemos e passaremos a fazer.

Quando passamos a fazer Escolhas Conceituais dentro da Ciência da Inovação, estaremos criando Escolas de Pensamento neste Ambiente de Diálogo Progressivo.

Portanto, é falso dizer que temos em qualquer tipo de Ciência uma unanimidade.

Toda a Ciência, seja ela qual for, se divide em diferentes Escolas de Pensamento.

A Subciência Social da Educação, por exemplo, apenas identifica o tipo de fenômeno que analisa (o aprendizado humano), que se divide em diferentes Escolas de Pensamento. O mesmo critério vale para a Economia, Administração, Psicologia, etc.

Já há diversas Escolas de Pensamento da Ciência da Inovação, porém, como é um campo novo, elas não são explícitas.

Mais ainda.

Temos, como sugestão, Quatro Camadas Operacionais da Inovação: Civilizacional, Organizacional, Grupal e Organizacional, que hoje, infelizmente, não estão dialogando entre si.

O aprendizado dos livros sobre Inovação Pessoal (muitos chamados equivocadamente de Autoajuda) não são utilizados na Inovação Organizacional e vice-versa.

A Bimodais ao criar a sua versão da Ciência da Inovação quer deixar claro que escolhas foram e estão sendo feitas, que há diferenças entre as várias Escolas de Pensamento neste campo.

É preciso deixar explícito que há visões diferentes para que o diálogo seja feito de forma mais aberta e produtiva.

A Ciência da Inovação Bimodal, por exemplo, optou por dividir a análise da Inovação em Quatro Camadas Operacionais (Civilizacional, Organizacional, Grupal e Pessoal), todas elas com cinco Camadas Conceituais (Filosófica, Teórica, Metodológica, Operacional e Revisional).

O principal esforço da Ciência da Inovação Bimodal é a tentativa de quebra de barreiras entre as diferentes Camadas Operacionais da Inovação (Civilizacional, Organizacional, Grupal e Pessoal), que estão interagindo pouco.

Temos na Ciência da Inovação Bimodal (CIB), por exemplo, em uma extremidade, a Inovação Civilizacional sobre a qual há muito pouco dirigimo humano, já que aumentos demográficos, chegada de novas mídias e surgimento de novos modelos de cooperação são muito espontâneos.

Temos ainda na Ciência da Inovação Bimodal (CIB), a Inovação Pessoal com muito mais ingerência humana, através da criação das Jornadas Individuais de cada pessoa, que em alguma medida, precisa se adaptar às grandes Macrotendências Futuras.

Entre os dois extremos das Inovações Civilizacional e a Pessoal, transitam as Inovações Grupais e Organizacionais. 

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS, QUE ENTRAM PARA O GLOSSÁRIO DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

Leave a Reply