Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal261022

Novas Hashtags:

#Revolução Civilizacional 2.0 criando e/ou desenvolvendo este conceito.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Historietas:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A chegada e massificação de novas Mídias Descentralizadoras abrem novas Eras Civilizacionais, pois o Sapiens passa a poder desenvolver Macro Modelos de Sobrevivência mais sofisticados.
  2. O aumento da Complexidade Demográfica exige o aumento da participação das pessoas nos processos para que possamos resolver os novos problemas de sobrevivência.
  3. Do ponto de vista sistêmico, as Revoluções Civilizacionais vêm oferecer novas possibilidades administrativas mais sofisticadas para o Sapiens.
  4. Revoluções Civilizacionais são uma resposta humana para o aumento da Complexidade Demográfica.
  5. Revoluções Civilizacionais são momentos raros da Macro-Histórica marcados pela chegada de novas Mídias Descentralizadoras.
  6. Pela primeira vez, estamos utilizando uma Filosofia Cooperativa similar a das formigas, baseada não mais em sons, mas em Algoritmos.
  7. Vivemos hoje a maior Revolução Civilizacional da história do Sapiens.
  8. Quando aumentamos a população, mais dia, menos dia, temos que promover um largo processo de horizontalização da sociedade.

Vamos ao Artigo:

“Quando a teoria fica atrás dos fatos, estamos lidando com programas de pesquisa degenerados.” – Lakatos.

O primeiro passo de qualquer ciência é definir a essência de um fenômeno para que possamos lidar melhor com ele.

Essência no Dr. Google é definida como:

“Essência – aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.”

Na Ciência, é o que podemos chamar de Filosofia do Fenômenoaquilo que ele é e o que ele não é para que possamos procurar Padrões Históricos Recorrentes.

Quando vamos definir as atuais mudanças na Civilização temos uma divergência da Filosofia do Fenômeno que estamos vivendo.

Temos diferentes Escolas de Pensamento, divergindo sobre a essência do atual fenômeno, que está nos tirando da Normalidade Operacional do último século e nos colocando na Extraordinariedade Operacional do novo.

Temos na Filosofia do Fenômeno que separar:

  • Normalidades e Extraordinariedades Operacionais – mudanças na forma de agir diante de um fenômeno, que podem ser conhecidas, ou não, tal como uma chuva na estrada, que é algo conhecido;
  • Normalidades e Extraordinariedades Conceituais – mudanças na forma de pensar diante de um fenômeno. Quando temos algo novo, temos uma Extraordinariedade Conceitual, que precisa de uma revisão de paradigmas, como é o caso agora com a atual Revolução Midiática.

Hoje, vivemos uma Extraordinariedade Operacional, que nos leva a uma Extraordinariedade Conceitual.

E é por isso que temos no mercado diversas tentativas de explicar a Extraordinariedade Conceitual.

Temos uma Confusão Conceitual na análise da atual Extraordinariedade, que é a troca entre o Fator Detonante Primário e o Secundário.

  • Fator Detonante Primário – aquele que dá partida na mudança da Normalidade para a Extraordinariedade Operacional/Conceitual;
  • Fator Detonante Secundário – consequências, como se fosse uma bola de neve, a partir do Fator Detonante Primário.

Temos, por exemplo, modificações na forma como promovemos o conhecimento? Sim, temos. Porém, não podemos dizer que vivemos hoje uma Revolução do Conhecimento ou da Informação. Ou a chegada da Sociedade do Conhecimento ou da Informação.

Isso é tipicamente uma Confusão Conceitual.

Mudanças na forma como operamos com o conhecimento, a informação, as mudanças na indústria, na educação, na economia, na política são Fatores Detonantes Secundários e não Primários!

O atual Fator Detonante Primário, sem dúvida nenhuma, é a chegada de uma nova Mídia Descentralizadora, que provoca uma série de Fatores Detonantes Secundários na sociedade.

Assim, é da qualidade da definição feita pela Filosofia do Fenômeno, que temos um diagnóstico mais forte ou mais fraco do atual cenário social.

A Bimodais tem procurado se utilizar de recursos mais científicos para definir o atual cenário.

Dentro das escolhas que no diagnóstico do atual Mundo Digital, diagnosticamos que o Fator Detonante é a chegada e massificação de uma nova Mídia Descentralizadora.

A escolha deste Fator Detonante “chegada e massificação de uma nova Mídia Descentralizadora” define o Núcleo Duro da Bimodais e a diferencia das outras Escolas de Pensamento, que também estão procurando realizar o diagnóstico da atual mudança de cenário.

Neste momento, estamos praticando o Futurismo e, a partir dele, começamos a ter a necessidade de organizar a base conceitual para que possamos encaixar o atual fenômeno dentro de um novo arcabouço teórico.

Foi daí que surgiu a necessidade da criação da Ciência da Inovação Bimodal.

As atuais mudanças, a partir da chegada do Mundo Digital, se encaixam no que passamos a chamar de “Inovação Civilizacional”.

Temos, assim, hoje no mercado diferentes Escolas de Pensamento Futuristas, que estão procurando diagnosticar o atual fenômeno.

Quando procuramos organizar um Ambiente de Diálogo Mais Científico, não basta apenas apontar o que você está observando, mas como os outros estão fazendo o mesmo para que se possa fazer uma análise comparativa.

Identificar outras Escolas de Pensamento é fundamental para ajudar as pessoas a entender as escolhas disponíveis e oferecer argumentos razoáveis para que escolham a sua proposta.

É da qualidade do diagnóstico do atual fenômeno, que vão sair as teorias e as metodologias mais adequadas para que possamos lidar melhor com ele.

Dito isso, assumindo que a Bimodais fez a escolha da chegada e massificação das Mídias Descentralizadoras como o Fator Detonante Primário, passemos a detalhar o que ocorre a partir daí.

Vivemos hoje a maior Revolução Civilizacional da história do Sapiens.

Pela primeira vez, estamos utilizando uma Filosofia Cooperativa similar a das formigas, baseada não mais em sons, mas em Algoritmos.

A atual mudança disruptiva na civilização é uma resposta ao exponencial aumento populacional dos últimos dois séculos.

Revoluções Civilizacionais são momentos raros da Macro-Histórica marcados pela chegada de novas Mídias Descentralizadoras.

Revoluções Civilizacionais são uma resposta humana para o aumento da Complexidade Demográfica.

Do ponto de vista sistêmico, as Revoluções Civilizacionais vêm oferecer novas possibilidades administrativas mais sofisticadas.

Existe uma regra importante que precisamos conhecer sobre a nossa espécie, que a Ciência Social 2.0 já consegue identificar:

Quando aumentamos a população, mais dia, menos dia, temos que promover um largo processo de horizontalização da sociedade.

Por quê?

O aumento da Complexidade Demográfica exige o aumento da participação das pessoas nos processos para que possamos resolver os novos problemas de sobrevivência.

Já tivemos no passado, Revoluções Civilizacionais similares, são elas:

  • A Revolução Civilizacional Gestual – quando iniciamos a jornada cooperativa do Sapiens, através das Mídias Gestuais;
  • A Revolução Civilizacional Oral – quando sofisticamos as ferramentas de sobrevivência do Sapiens, através das Mídias Orais;
  • A Revolução Civilizacional Escrita  – quando sofisticamos ainda mais as ferramentas de sobrevivência do Sapiens, , através das Mídias Escritas;
  • A Revolução Civilizacional Digital  – quando sofisticamos ainda mais as ferramentas de sobrevivência do Sapiens, através das Mídias Digitais.

A chegada e massificação de novas Mídias Descentralizadoras abrem novas Eras Civilizacionais, pois o Sapiens passa a poder desenvolver Macro Modelos de Sobrevivência mais sofisticados.

Do ponto de vista comparativo entre as diferentes Revoluções Civilizacionais, temos o seguinte:

  • Revoluções Civilizacionais Sonoras – que foram baseadas em sons, que demonstrou limitações quando ultrapassamos a marca de oito bilhões de Sapiens;
  • Revolução Civilizacional Algorítmica – baseada em algoritmos,  que nos permite superar as limitações do Ambiente de Sobrevivência Sonoro e poder atender com mais qualidade os oito bilhões de Sapiens.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS, QUE ENTRAM PARA O GLOSSÁRIO DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

Leave a Reply

WhatsApp chat