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Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal120522

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#Originalismo aprofundando este conceito para a Narrativa Bimodal. // #MBKM Reflexões com os alunos desta Pós.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A filosofia é, antes de tudo e apesar de tudo, uma ferramenta humana para que possamos viver melhor.
  2. Um Sistema Filosófico não procura ser mais ou menos verdadeiro, mas, antes de tudo, mais saudável para aqueles que o utilizam.
  3. A Filosofia Tóxica é aquela que deixa de cumprir a função para a qual a Filosofia foi criada: guiar o Sapiens na direção de uma vida mais saudável.
  4. As consequências para nossas hipóteses de felicidade devem ser a bússola, que nos orienta a avançar ou recuar.
  5. A Originalização não é, assim, algo natural, mas uma escolha aberta e possível que cada pessoa pode querer praticar, ou não.
  6. Podemos dizer que se Zecapagodarmos nós tendemos a ser muito mais iguais aos outros do que originais.
  7. Quanto menos nos Originalizamos, menos praticamos a nossa humanidade!
  8. O Sapiens é a espécie menos automática do planeta.

 

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“O objetivo da vida é o autodesenvolvimento. Para realizar a própria natureza perfeitamente – é para isso que cada um de nós está aqui.”Oscar Wilde.

Vou partir da questão da Jennifer Souza, aluna do MBKM:

“Boa noite, como vão? Lendo o artigo e pensando sobre o termo ORIGINALIZACÃO me veio a necessidade de compreender melhor a palavra. Inicialmente pensei que pudesse ser algo como retorno à origem já que é mencionado o conceito da Animalogia. Depois pensei que originalização pudesse estar se referindo a ser original, ser diferente.

Pesquisando achei que seria o processo de se afastar do senso comum e mais no fim do artigo li e entendi que seria o processo de transformar inquietude em originalidade.

Sendo isso, o sistema faz muito sentido na minha opinião, já que dá para a inquietude um objetivo, como se fosse um combustível para reflexão com propósito bem definido, de onde sairão escolhas mais condizentes e que levem à felicidade. Acho que o desconforto do inquieto é exatamente pensar e analisar em excesso sem muita ação efetiva e acolhimento da sua análise por parte da maioria, vejo que dessa forma o sistema traz uma certa praticidade e me pergunto até que ponto ele impacta o indivíduo e o coletivo.”

Temos várias questões interessantes no comentário da Jennifer Souza.

Começo com o Perfil do Inquieto Inovador:

Trazendo nossa querida Titia Ayn Rand (1905 – 1982) para nos ajudar, o que podemos entender é o seguinte:

O Sapiens é a espécie menos automática do planeta.

Quanto menos nos Originalizamos, menos praticamos a nossa humanidade!

O Processo de Originalização é apenas uma possibilidade e NÃO vem naturalmente se não houver uma escolha intelectual e operacional de cada pessoa. 

Podemos dizer que se apenas Zecapagodarmos nós tendemos a ser muito mais iguais aos outros do que originais.

Já analisamos, não vou fazer isso aqui, mas vale lembrar:

Quando temos Ambientes Mais Centralizados, temos a tendência do desincentivo à Originalização e vice-versa.  

Se Originalizar é, assim:

  • dizer não ao senso comum, que bem ou mal é mais tangível e mais fácil de ser imitado;
  • dizer sim à Pesquisa Progressiva do seu Personal Senso Incomum, que precisa ser inventado.

A Originalização não é, assim, algo natural, mas uma escolha,  que cada pessoa pode querer praticar, ou não.

O que descobrimos na Segunda Linha de Pesquisa Bimodal é de que existe um perfil, que passamos a chamar de Inquietos Inovadores, que têm uma demanda muito maior por Processos de Originalização do que a grande maioria.

A Segunda Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal procura responder:

  • como podemos definir um Inquieto Inovador?
  • como podemos identificá-lo?
  • como podemos ajudá-lo a transformar a sua Alta Taxa de Inquietude em Projetos Originais?

A Primeira Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal procurou responder:

  • como podemos diagnosticar o novo mundo que estamos entrando?
  • como explicá-lo, a partir de padrões com fenômenos similares do passado?
  • e como as pessoas e organizações podem atuar para lidar melhor com ele?

Note que

  • na Primeira Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal fizemos um estudo de cenário, quando fizemos reflexões sobre a Essência Histórica do Sapiens ao longo do tempo. Para isso, partimos dos Pensamentos Originais de Marshall McLuhan (1911 – 1980);
  • na Segunda Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal estamos desenvolvendo um estudo sobre os Inquietos Inovadores – um perfil específico dentro da sociedade – que acreditamos ser mais afeito e com adesão mais imediata a nos ajudar no processo de Renascença Civilizacional.
  • Aqui, estamos partindo dos Pensamentos Originais de Ayn Rand (1905 -82), quando aproveitamos a sua sugestão na criação de um Sistema de Pensamento, com ordenação das Perguntas e Repostas Filosóficas, bem como da obrigação do Sapiens ter que escolher o seu caminho e, por fim, a felicidade individualizada (ou como preferimos originalizada) como o norte que deve guiar as pessoas.

De maneira geral,  percebemos o Inquieto Inovador da seguinte maneira:

  •  tem determinadas características genéticas, que o faz ser mais questionador;
  • tem uma insatisfação ao estabelecido muito maior do que a média das pessoas.

Diante disso, um Inquieto Inovador 

  • precisa assumir a Jornada da Originalização para tirar a sua Inquietude do Armário; 
  • transformando a Inquietude em projetos objetivos;
  • e com o Processo de Originalização entrar no Estado de Bem Estar Continuado – meta que deve ser perseguida por todos os humanos.

O papel da filosofia

Dentro da Segunda Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal, tivemos a necessidade de criar o Sistema Filosófico Originalista.

O Sistema Filosófico Originalista visa:

  • resgatar Conceituadores do passado que podem nos ajudar nas atuais demandas por Originalização, cada vez mais ativa com a chegada da Civilização 2.0;
  • escolher, organizar e sugerir uma ordem mais adequada das Perguntas e Respostas Filosóficas Estruturantes para ajudar Inquietos Inovadores na sua Jornada de Originalização.

O SFO (Sistema Filosófico Originalista), obviamente, pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas tem como foco inicial os Inquietos Inovadores.

No avançar da Segunda Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal, temos que questionar o que denominamos de Filosofiafobia. 

É bem comum que as pessoas vejam a Filosofia como um espaço de pouca relevância e muito pouco eficaz no apoio das nossas vidas.

Fato é que a tendência de termos uma Filosofia Tóxica é grande.

A Filosofia Tóxica é aquela que deixa de cumprir a função para a qual a Filosofia foi criada: guiar o Sapiens na direção de uma vida mais saudável.

De maneira geral, se pensa que o papel da Filosofia é o de trazer a verdade. Isso é falso!

Está é uma visão confusa, perdida, na qual a Epistemologia (um ramo secundário da filosofia) se torna o principal.

A filosofia é, antes de tudo e apesar de tudo, uma ferramenta humana para que possamos viver melhor.

E temos Passos Filosóficos, que precisam ser respeitados, dos primeiros para os seguintes para não termos confusão na direção do Bem Estar Continuado.

Vejamos:

  1. somos a espécie mais autônoma do planeta, que é OBRIGADA a escolher como viver;
  2. é recomendável, portanto, de forma consciente, escolher uma Ética da Existência (formas de agir e pensar)  para se ter uma vida com o melhor bem estar continuado possível, a partir dos critérios de cada um;
  3. A Ética da Existência nos guia nas outras escolhas:
    1. Ética do Trabalho (Como trabalhar?)
    2. Ética do Consumo (Como consumir?) 
    3. Ética Epistemológica (Como definir o que é mais verdade diante das inúmeras decisões que vamos tomar na Jornada de Originalização?)

Um dos problemas que enfrentamos hoje no Mercado Conceitualista é justamente uma falta de conexão com os grandes pensadores do passado.

O principal desafio de um Conceituador de Excelência é o de primeiro escolher e depois adaptar os autores do passado que vão nos ajudar a resolver os problemas atuais.

Por isso, acredito que o Sistema Filosófico Objetivista de Ayn Rand – adaptado para o problema dos Inquietos Inovadores – tem muito a nos ajudar.

Quando Ayn Rand cria um critério de escalonamento das perguntas a serem respondidas pelo Sapiens para ter uma vida melhor, ela defende uma Filosofia NÃO que procura a verdade, mas uma Filosofia que seja Mais Saudável.

As perguntas e respostas filosóficas, assim, visam apontar caminhos para que as pessoas individual e coletivamente sejam menos infelizes.

O objetivo principal da Filosofia é ser uma bússola para que as pessoas possam ter vidas sempre melhores.

Não existe Felicidade Plena, permanente, mas podemos afirmar que temos dois tipos de Felicidade:

  • a Felicidade Conjuntural – que é sinônimo de alegria, que ocorre aqui e ali;
  • a Felicidade Estrutural – que é sinônimo de projeto de vida, de um propósito maior, que é uma escolha de alguém na caminhada pela sua Jornada de Originalização.

Assim:

Um Sistema Filosófico não procura ser mais ou menos verdadeiro, mas, antes de tudo, saudável para aqueles que o utilizam de alguma maneira.

Um Sistema Filosófico sugere que se tenha um projeto de Felicidade Estrutural, salpicado, o mais possível, de Felicidades Conjunturais coerentes com o propósito maior.

E quanto mais ele se aproxima dos fatos e se relaciona melhor com eles, a partir das escolhas feitas, mais saudável ele é.

Jennifer pergunta:

“Até que ponto (O Sistema Filosófico Originalista) impacta o indivíduo e o coletivo?”

O SFO está sendo desenvolvido, aplicado em alguns cases individuais e coletivos, e faz parte da ­Segunda Linha de Pesquisa Progressiva Bimodal.

O que posso afirmar é que nosso esforço é dotar o Inquieto Inovador de um material de apoio para que possa se Originalizar.

A eficácia do Sistema Filosófico Originalista só poder ser aferida com o tempo dentro da realidade.

As consequências para nossas hipóteses de felicidade –  trazidas pelos fatos – devem ser a bússola, que nos orienta a avançar ou recuar.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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