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#Carol Dweck – conhecendo a forma de pensar desta autora.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. A Rotina de Excelência do Terceiro Eu precisa ser sustentável e isso implica a aceitação de que é preciso servir a um cliente, que verá valor nas suas habilidades.
  2. A criação do Terceiro Eu implica na permanência por um longo período em uma Rotina de Excelência para praticar determinadas atividades que te causam a sensação de Bem Estar Continuado.
  3. Ninguém segue exatamente o modelo do Primeiro Eu e a maior parte fica ali tentando chegar no Segundo Eu e pouca gente, pode dizer que está no Terceiro Eu.
  4. A Mentalidade Fechada e Dogmática acredita no Ser Humano e não no Sendo Humano.
  5. Numa Mentalidade Fechada e Dogmática o “Eu estou assim, mas posso mudar” dá lugar ao “Eu sou assim e pronto”.
  6. Na Mentalidade Fechada e Dogmática não há uma revisão de quem eu sou, mas a procura da reafirmação de quem eu tenho certeza que sou.
  7. A Mentalidade Fechada e Dogmática acredita no Ser Humano e não no Sendo Humano.
  8. Dependendo do Apetite Existencial de cada um, não basca crescer, tem que se originalizar.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao Artigo

“…a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.” – Dweck.

Vou comentar as frases de destaque da Dweck para concluir nossa interação com a autora nesta primeira rodada, com direito a um retorno em breve.

Frases Top com meus comentários

Terceiro Eu

“As adversidades engessam o mindset fixo.”

Dweck divide as escolhas humanas em duas, a partir de Mindsets.

Fixo e de Crescimento.

São duas atitudes filosóficas diante da vida.

  • Eu sou ou eu estou sendo?
  • Posiciono o meu ego no resultado ou no processo?

É muito bom e bem compatível com os fatos do que tenho visto e das pesquisas que ela fez e comprovam a divisão.

Porém, acredito que há uma segunda divisão de quem adota o Mindset do Crescimento.

Até onde vou com o meu crescimento?

Posso ter adotado o “Estou sendo”, mas é preciso abraçar, além da escolha filosófica, uma opção metodológica.

Não basta estar sendo sem que eu abrace uma procura constante da personalização do meu projeto de vida.

A procura existencial pela originalidade.

Isso implica novas encruzilhadas, na direção da Jornada de Excelência.

Por isso, acredito que temos na nossa jornada a escolha de Três Eus:

  • O Primeiro Eu é o mais formatado de todos, aquele que os Ambientes em que fomos criados nos legou e não conseguimos sair, típico de ambientes dogmáticos, no qual a família, principalmente exerce um poder muito grande e fechado na formação dos filhos – aqui temos um Mindset Fixo. Não conseguimos nos libertar de determinadas crenças, que nos limita;
  • O Segundo Eu é a capacidade que temos de olhar para o Primeiro Eu e começar um processo de escolha daquilo que queremos e do que não queremos, mas ainda algo sem muita capacidade de reflexão e metodologia. Seria um Mindset de Crescimento, mas ainda nos seus primeiros estágios e que precisa ir além da primeira escolha;
  • Por fim, o Terceiro Eu é quando começamos a desenvolver algo original, de forma muito mais reflexiva, num processo continuado de excelência. Com o tempo, começamos a fazer a diferença dentro da habilidade escolhida. Poderíamos chamar de Mindset do Crescimento em busca da Originalidade.

(Sim, poderemos chegar com os estudos a um Quarto Eu, mas não por agora.)

De maneira geral, as pessoas que adotam o Mindset Fixo se situam numa espécie de “Eu 1,5” . E os do crescimento, em uma espécie de “Eu 2,5“.

Diria que:

Dependendo do Apetite Existencial de cada um, não basca crescer, tem que se originalizar.

Ninguém segue exatamente o modelo do Primeiro Eu e a maior parte fica ali tentando chegar no Segundo Eu e pouca gente se aproxima do Terceiro Eu.

Note, que pela lógica do Sendo Humano, não chegamos NUNCA ao Terceiro Eu completo, mas nos aproximamos mais dele, numa jornada que nos torna mais original e produtivo do que a do Segundo Eu.

Muita gente já se separou daquilo que o Ambiente Primário definiu para nós, mas não quis, por algum motivo, criar uma Existência Mais Original.

Uma Existência Mais Original implica várias coisas:

  • ter uma demanda interna para abraçar a Jornada de Excelência da Originalidade (motivos variados);
  • abraçar filosofias, teorias e metodologias para que isso seja possível;
  • e, principalmente, adotar uma Rotina Criativa Continuada por vários anos naquilo que a pessoa tem mais aptidão e habilidade, gosta MUITO e consegue cativar e manter clientes.

Podemos dizer que  quando Dweck conceitua o Primeiro Eu de Mindset Fixo, ela está se referindo a alguém que está entre o Primeiro e o Segundo Eu.

E o Mindset de Crescimento está na tentativa de passagem do Segundo para o Terceiro Eu.

Estar com o Mindset do Crescimento ativo é um passo, mas precisa de muito mais para chegarmos na Existência Mais Original.

A chegada no Terceiro Eu, OBRIGATORIAMENTE, passa pela necessidade de passar por encruzilhadas Filosóficas, Teóricas e Metodológicas, abraçando a Jornada de Excelência da Originalidade.

A criação do Terceiro Eu implica na permanência por um longo período em uma Rotina de Excelência para praticar determinadas atividades que te causam a sensação de Bem Estar Continuado.

A Rotina de Excelência do Terceiro Eu precisa ser sustentável e isso implica a aceitação de que é preciso servir a um cliente, que verá valor nas suas habilidades.

Note que a criação continuada do Terceiro Eu implica NECESSARIAMENTE no abandono da procura da Felicidade Exógena (que vem de fora para dentro).

A criação do Terceiro Eu implica a superação do Primeiro e Segundo Eu, que muito mais nos formatam do que nós nos formatamos.

Vamos falar muito mais disso mais adiante.

O ovo ou a galinha?

“Hoje em dia, a maioria dos especialistas concorda que não há uma única resposta. Não se trata de natureza ou estímulo, genes ou meio ambiente. A partir da concepção, há um intercâmbio constante entre uma coisa e outra para se ter uma vida mais significativa.”

Para efeito da Metodologia de Inovação Bimodal para Inquietos Inovadores, pouco importa, de onde vem Inquietude pela Originalidade.

Tenho a intuição que a pessoa nasce com determinadas facilidades nessa direção, mas é um debate que se aproxima de quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

O mais relevante é:

  • a pessoa quer uma Existência Original?
  • quer se dedicar a fundo nessa direção?
  • consegue achar as aptidões que podem ser transformadas em habilidades inovadoras?
  • e estas habilidades foram ou podem ser transformadas em uma Rotina Criativa Continuada, que tem perspectiva de se manterem no longo prazo, através de encantamento e manutenção de clientes?

Um Processo de Originalização de longo prazo precisa NECESSARIAMENTE que a pessoa esteja no Terceiro Eu.

E mesmo com estas aptidões, saber, a partir da vontade da pessoa:

  • que problemas emocionais impedem de que uma pessoa com a Demanda de Originalização não consiga ir adiante;
  • que tipo de diferentes Originalizadores temos na sociedade?
  • e como melhorar e aprimorar a Metodologia de Originalização?

Dweck diz:

“O mindset de crescimento é um ponto de partida para a mudança, mas cada um deve decidir por si mesmo em que direção seus esforços de mudança serão mais úteis.”

Podemos dizer que o Mindset do Crescimento é o início da passagem do Primeiro para o Segundo Eu, que precisa de toda a Metodologia de Originalização para chegarmos no Terceiro Eu.

Dúvidas: se originalizar deve ser uma meta? A busca da excelência implica necessariamente na originalização?

Aqui, temos as seguintes etapas:

  • Do Primeiro para o Segundo Eu – a escolha filosófica existencial (quero me recriar sempre?);
  • Do Segundo Eu para o Terceiro – a escolha filosófica ética (para onde devo ir, a partir dos meus critérios?);
  • E já entrando no Terceiro Eu – a escolha metodológica da excelência  (qual a melhor rotina criativa a ser adotada para que eu possa ser cada vez mais original?)

O diferencial de um Originalizador

Acredito que – ainda friso bem como hipótese – que os Originalizadores têm uma área do cérebro, que lhes permite uma maior distância das emoções.

É o que podemos chamar, provisoriamente, de Placa Ram maior, que lhes permite se distanciar mais da sua própria percepção.

Temos, assim:

  • Fatos;
  • Percepção Primária;
  • Percepção da Percepção Secundária;
  • Reflexão sobre Percepção Secundária;
  • Percepção Terciária.

Ou seja, a percepção é sempre cercada de emoções e para que possamos decidir melhor, é preciso termos um olhar nestas três instâncias:

  • para a Percepção Primária – na qual as emoções abundam e estão muito ligadas ainda aos fatos;
  • a Percepção Secundária – na qual comparamos a percepção primária com uma nova visão secundária;
  • e, por fim, formar a Percepção Terciária – que é uma avaliação menos emocional dos fatos por sobre a Percepção Secundária.

Para que possamos aumentar a Taxa da Percepção Terciária, é importante que tenhamos um espaço no cérebro, que podemos chamar de Bancada Comparativa.

Na Bancada Comparativa, conseguimos observar, conforme a temos e/ou a desenvolvemos cada vez mais, as três instâncias perceptivas.

Criando uma duplicidade de visão, permitindo um espaço maior de observação e a separação de algo com mais ou menos lógica diante dos fatos.

Isso é uma inteligência?

Acredito que não.

Isso pode ser desenvolvido?

Acredito que sim.

Mas existem pessoas que já vem com isso geneticamente, o que podemos chamar de Alta Taxa de Capacidade Abstrativa, num primeiro momento.

Ou numa alta capacidade de Abstração e de Reflexão sobre as emoções.

Nossa aposta é o desenvolvimento de uma Metodologia que permita:

  • identificar os Originalizadores Potenciais (seja pela genética, seja pela vontade de querer ser um);
  •  reuni-los;
  • mantê-los interagindo;
  • envolvê-los, num momento adequado, com os Consolidadores;
  • e dotá-los de uma Visão de Cenário e Métodos de Excelência Fortes.

Com isso, a chance de que tenhamos projetos inovadores mais consistentes aumenta bastante.

O papel do ambiente na busca do aprendizado

A divisão que Carol Dweck promove no seu livro – e que o tornou bem conhecido – é uma escolha filosófica de TODAS as pessoas que estão no mundo.

  • Você vai repetir o que veio pronto para você?
  • Ou vai se reinventar?

Falta a Dweck uma análise maior, que já vi mais no Benjamin Hardy (ver análise aqui) dos efeitos do ambiente nesse tipo de escolha.

Vejamos:

  • Momentos ou Ambientes Centralizadores favorecem o aumento da taxa de Zecapagodismo: deixa o outro levar a minha vida;
  • Momentos ou Ambientes Descentralizadores favorecem a redução da taxa de Zecapagodismo: deixa eu levar a minha vida, apesar do outro.

Acredito que vamos avançar nossa pesquisa na seguinte direção de estudo:

  • o pensamento dos filósofos sobre felicidade e excelência;
  • e os estudos de todos os tipos sobre superdotados, pessoas excepcionais para entender mais o perfil dos Transformadores.

Metodologia da Excelência

“As pessoas podem ter diferentes temperamentos e aptidões no início de suas vidas, mas evidentemente a experiência, o treinamento e o esforço pessoal conduzem-nas no restante do percurso.”

A metodologia da excelência, com um bom embasamento filosófico-teórico é a base de tudo.

Cachorrinho Interno

“Robert Sternberg, o guru da inteligência na atualidade, escreveu que o principal modo de aquisição de conhecimento especializado “não é alguma capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação com objetivo.”.

As duas coisas, pois cada um tem um critério de que habilidade faz com o que o Cachorrinho Interno balance o rabo.

Erre uma vez

“Não era simplesmente o fato de que ele não gostava de fracassar; ele parecia não saber como lidar com o fracasso.”

Isso faz parte de uma das 12 recomendações da Jornada de Excelência. Errar faz parte. Apenas, torne cada erro único.

Ambiente x Inteligências

“…há muita inteligência por aí sendo desperdiçada pela subestimação da capacidade de desenvolvimento das pessoas.”

Clay Shirky fala do excedente cognitivo.

Quando temos sociedades mais fechadas, o potencial de uso da inteligência das pessoas tende a cair.

Mais.

A taxa da Inteligência Endógena (mais personalizada), idem.

Temos o estimulo para um tipo de inteligência mais exógenas.

Modelo Gestor Absolutista

“Isso significa que, em vez de aprender, crescer e levar a empresa adiante, todos passam a se preocupar com o fato de estarem sendo julgados.” //No momento em que um líder faz com que ele próprio se torne a principal realidade com que se importam as pessoas, em vez de fazer com que a principal realidade seja a própria realidade, temos uma receita para a mediocridade, ou coisa pior.” – Jim Collins.

Característica de um modelo gestor mais absolutista.

Modelo Gestor Republicano

“Grandes líderes empresariais não estavam interessados em se provar. Simplesmente fizeram aquilo de que gostavam, com tremendo ímpeto e entusiasmo, e deu no que deu.”

Característica de um modelo gestor mais republicano.

Cabeça fechada

“…uma empresa incapaz de se corrigir não pode prosperar.”

O mesmo ocorre com as pessoas. E isso se agrava MUITO quando temos um cenário mais mutante, se comparado ao passado.

Métrica da Felicidade Endógena Progressiva

“…sucesso significava fazer o melhor possível, aprender e se aperfeiçoar.”

Podemos chamar isso de batalha pela felicidade endógena progressiva.

Reposicionamento do Ego

“Encontro tanta satisfação no processo quanto nos resultados.” – Jackie Joyner-Kersee. // “Tiger Woods administrou sua motivação. Para isso, transformou o treinamento em diversão.”

Aqui, tem o diferencial. Quando tudo passa a ter de ser excelente. E isso nos leva ao Fluxo Primário e Secundário.

Posição do Ego

“um ego pessoal de proporções gigantescas” // “…confirmou-se a suspeita de que ele colocava seu ego à frente do bem-estar da empresa.” //“….no mindset fixo você não assume o controle de suas capacidades e de suas motivações.”

Não é um ego grande. É mal posicionado!

Inquietofobia

“Em algumas culturas, aqueles que tentaram ir além de seu talento nato por meio de treinamento receberam firme desaprovação.”

Falsa questão:

“Qualquer pessoa será capaz de fazer qualquer coisa? Na verdade, não sei. No entanto, creio que agora podemos concordar que as pessoas são capazes de fazer muito mais do que parece à primeira vista.”

Quando falamos de maneira geral da Jornada de Excelência fica difícil saber o que vem antes o ovo ou a galinha.

Quando focamos em um determinado objetivo, tal como Mudanças Inovadoras por onde começar e com quem?

A coisa fica mais focada e objetiva.

E aí vai se escolhendo o perfil e sabendo o que é de fábrica, o que foi construído.

Em que apostar?

A questão é eu vou jogar minha energia em algo que não sou forte? Meu cachorrinho balança o rabo para isso? Vou focar ou desfocar?

O cachorrinho gosta? Vai se ganhar dinheiro com isso ou é hobbie?

Não é um Mindset, mas uma escolha filosófica

“Os mindsets são uma parte importante de sua personalidade, mas você pode modificá-los. Simplesmente tomando conhecimento da existência dos dois mindsets, pode-se começar a raciocinar e reagir de novas maneiras.”

Mais Frases Top

  1. “Todas essas pessoas possuíam caráter. Nenhum deles se achava especial, nascido com o direito de vencer. Eram pessoas que se esforçaram, que aprenderam a manter a concentração sob pressão, e que, quando necessário, foram além de sua capacidade normal.”
  2. “…a marca do campeão é a capacidade de vencer quando as coisas não vão muito bem, quando você não está jogando bem e suas emoções não são as que deveriam ser.” – Billie Jean King.
  3. “As pessoas dão mais valor aos dotes naturais do que à capacidade adquirida.” – Malcolm Gladwell.
  4. “Os talentos natos, enlevados com sua superioridade, não aprendem a se esforçar nem a lidar com os reveses.”
  5. “Gostamos de pensar em nossos campeões e ídolos como super-heróis, que nasceram diferentes de nós.”
  6. “Michael Jordan é um gênio que quer sempre melhorar sua genialidade” – John Bach.
  7. “Em contraste, quando os alunos foram elogiados por seu esforço, 90% deles aceitaram a nova tarefa com a qual poderiam aprender.”
  8. “…nem sempre as pessoas que começam a vida como as mais inteligentes acabam sendo as mais inteligentes.”
  9. “…todos nós temos interesses que podem se transformar em aptidões.”
  10. “Da próxima vez que se sentir tentado a ficar rodeado de adoradores, vá à igreja.”
  11. “Para o resto da vida, prefira a crítica construtiva.”
  12. “O mindset de crescimento também não determina que tudo que é possível mudar deva ser mudado. Todos precisamos aceitar algumas de nossas imperfeições, em especial aquelas que realmente não prejudicam nossa vida ou a vida de outrem.”
  13. “…acreditar que os talentos podem ser desenvolvidos permite que as pessoas realizem seu potencial.”
  14. “Quando as pessoas acreditam que suas qualidades básicas podem ser desenvolvidas, os fracassos podem ser dolorosos, mas não as definem.”
  15. “…o esforço é que deflagra a capacidade e a transforma em realização.”
  16. “…ninguém pode ser considerado fracassado enquanto não começar a culpar os outros.” – John Wooden.
  17. “…o fracasso pode ser uma experiência penosa. Mas ela não nos define. É um problema que tem de ser enfrentado e tratado, e dele se devem extrair ensinamentos.”
  18. “…o potencial é a capacidade que a pessoa tem de desenvolver eficientemente sua aptidão por meio do esforço ao longo do tempo… “
  19. “Vir a ser é melhor do que ser”. – anônimo.
  20. “…pessoas de mindset de crescimento prosperam ao ir além de seus limites.”
  21. “Se você passar pela vida fazendo somente o que é fácil, deve se envergonhar” – Patrícia Miranda.
  22. “Já para as crianças de mindset de crescimento, o sucesso significa desenvolver-se. Significa ficarem mais inteligentes.”
  23. ““Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos […] divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem.” – Benjamin Barber.
  24. “…não se pode prever o que alguém é capaz de realizar com anos de paixão, esforço e treinamento.”
  25. “… não acredite que suas qualidades são imutáveis.”
  26. “…as cartas recebidas constituem apenas o ponto de partida do desenvolvimento.”
  27. “Indivíduos extraordinários têm um talento especial para identificar seus próprios pontos fortes e fracos”. – Howard Gardner.
  28. “…a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.”
  29. “Sem dúvida o temperamento desempenha um papel, mas o mindset é uma parte importante da história.”
  30. “Ele aceitará essa vitória como um elogio a seu talento ou um elogio a seu esforço? Espero que a segunda opção seja a verdadeira.”
  31. “No mindset fixo, as imperfeições são vergonhosas, especialmente para os talentosos, e por isso eles preferem escondê-las.”
  32. “O que é alarmante é que trabalhamos com crianças normais e as transformamos em mentirosas, simplesmente porque lhes dissemos que eram inteligentes.”
  33. “Todas as pessoas nascem gostando de aprender, mas o mindset fixo pode matar esse prazer.”
  34. “O topo é o lugar onde os de mindset fixo anseiam estar, mas é aí que muitos dos de mindset de crescimento chegam como consequência secundária de seu entusiasmo pelo que fazem.”
  35. “É o que nós, psicólogos, chamamos de uma experiência de descoberta.”
  36. “Se eu errei, já algo na minha metodologia, que precisa ser melhorado.”
  37. “A paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo (e especialmente) quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Esse é o mindset que permite às pessoas prosperar em alguns dos momentos mais desafiadores de suas vidas.”
  38. “Quando adotamos um mindset, ingressamos num novo mundo. Num dos mundos — o das características fixas —, o sucesso consiste em provar que você é inteligente ou talentoso. Afirmar-se. No outro mundo — o das qualidades mutáveis —, a questão é abrir-se para aprender algo novo. Desenvolver-se.”
  39. “No outro mundo, o fracasso significa não crescer. Não atingir as coisas a que você dá valor. O que quer dizer que você não está realizando suas potencialidades.”
  40. “Num mundo, o esforço é algo ruim. Assim como o fracasso, ele indica que você não é inteligente nem talentoso. Se fosse, não precisaria fazer esforço. No outro mundo, o esforço é o que torna você inteligente ou talentoso.”

Links

  • Livros:

“Desenhando com o lado direito do cérebro”Betty Edwards.

Brutal Bosses (Chefes cruéis)”Harvey Hornstein.

“Feitas para durar”Collins e Porras. 

“Empresas feitas para vencer”Jim Collins.

“The Creative Habit”Twyla Tharp.

“Livros em geral”  – Robert Sternberg.

“Crianças superdotadas”Ellen Winner

“Mentes extraordinárias”Howard Gardner.

  • Filmes:

“Moneyball — o homem que mudou o jogo.”

“Feitiço do tempo”

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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