Feed on
Posts
Comments

Áudio do Artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal050422

Novas Hashtags: 

#Lógica Administrativa 2.0 – quando a lógica “mais cliente, mais gerente” termina.
#Estilo de Treinamento das Escolas Clássicas Gregas –
uma antiga forma de aprender e pesquisar que se torna, de novo, atual.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Quando a mudança é muito grande, é preciso criar uma área separada e permanente para que se possa pensar sobre ela de forma menos intoxicada.
  2. As escolas clássicas gregas nos ensinaram que diante de mudanças mais disruptivas é necessário manter os alunos em contato permanente.
  3. Um Uber pode ter cinco mil ou cinco milhões de clientes sem a demanda de novos gerentes, pois o controle de qualidade é distribuído.
  4. A Lógica da Sobrevivência 1.0, da Gestão, é baseada no Controle de Qualidade Central, no qual vários gestores precisam controlar os processos.
  5. O que estamos conseguindo com a novíssima Civilização 2.0 é quebrar uma Limitação Estrutural da Sobrevivência Humana: o aumento de escala com qualidade sem a necessidade do aumento de gerentes.
  6. A lógica das Organizações Tradicionais é a seguinte: “Mais clientes, Mais gerentes”. E isso não ocorre mais na Curadoria.
  7. As Ciências Sociais 2.0 nos permitem enxergar a nova forma ainda incipiente do Sapiens sobreviver, através do avanço lento e consistente da Curadoria.
  8. Está se tentando usar as velhas teorias sobre a história humana, diante dos novos fatos, que, evidentemente, mostram que ela precisa ser profundamente revista.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao Artigo

“Não há vento favorável para quem não sabe a que porto se dirigir.” – Sêneca.

Ao longo da análise dos Autores Excelentistas, duas ideias me ocorreram que quero desenvolver neste artigo.

Lógica Administrativa 2.0

No Novo Paradigma das Ciências Sociais 2.0, temos algumas novidades, diferente do paradigma tradicional:

  • Filosófico – o Sapiens é uma Tecnoespécie;
  • Teórico – por causa dessa sua essência ele pode aumentar a população e, de tempos em tempos, se vê obrigado a promover Revoluções Civilizacionais, que se iniciam com a chegada de uma nova mídia, que nos permitem experimentar novos Modelos de Sobrevivência mais flexíveis, distribuídos e sofisticados.

Qualquer tentativa de entender o Digital sem essa correção de rumo das Ciências Sociais, nos levará a não compreensão do que está ocorrendo.

O que vemos hoje por aí nas análises do cenário atual é a não percepção da Macro Anomalia que as Ciências Sociais estão enfrentando.

Está se tentando usar as velhas teorias sobre a história humana, diante dos novos fatos, que, evidentemente, mostram que ela precisa ser profundamente revista.

As Ciências Sociais 2.0 nos permite enxergar a nova forma ainda incipiente do Sapiens sobreviver, através do avanço lento e consistente da Curadoria.

Temos, assim, hoje uma nova Lógica de Sobrevivência 2.0, que precisa ser mais flexível, distribuída e sofisticada do que a anterior.

Por quê?

Vejamos:

A lógica das Organizações Tradicionais é seguinte: “Mais clientes,  Mais gerentes”. E isso não ocorre mais na Curadoria.

Por quê?

  • Na Lógica da Sobrevivência 1.0, da Gestão, o Controle de Qualidade Centralizado é feito pelos Gestores;
  • Na Lógica da Sobrevivência 2.0, da Curadoria, o Controle de Qualidade Distribuído é feito pelos fornecedores e clientes, viabilizado pelos algoritmos, criados pelos Curadores.

O que estamos conseguindo com a novíssima Civilização 2.0 é quebrar uma Limitação Estrutural da Sobrevivência Humana: o aumento de escala com qualidade sem a necessidade do aumento de gerentes.

  • O Modelo de Sobrevivência Humana 1.0 esbarra nas antigas linguagens orais e escritas, que não permitiam um outro tipo de administração dos processos, que não fosse um controle mais central;
  • O novo Modelo da Sobrevivência Humana 2.0 passa a se utilizar das nova Linguagem dos Rastros Algorítmicos, que nos permite um outro tipo de administração dos processos mais distribuído.

Na Curadoria 1.0 (Uberização) e na 2.0 (Blockchenização) conseguimos superar a antiga Limitação Estrutural da Sobrevivência Humana.

Na Curadoria, não há problema quando temos o aumento de clientes, pois como tudo é feito pelo Controle de Qualidade Distribuído, não temos mais um problema de qualidade no aumento de escala.

Um Uber, por exemplo, pode-se ter cinco mil ou cinco milhões de clientes e o Modelo de Controle de Qualidade não muda, pois é distribuído.

O novo Modelo da Sobrevivência Humana 2.0 nos permite superar antigas limitações estruturais do Sapiens e é essa nova possibilidade que vai marcar a grande mudança civilizacional no futuro.

Demanda pelo Estilo Grego de Escolas

A atual mudança que estamos passando pode ser classificada como uma mudança DRED(Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).

Mudanças deste tipo exigem um tratamento especial.

Não basta um treinamento do tipo: recebeu e foi embora.

Mudanças DRED demandam um Treinamento Continuado.

É preciso receber a nova filosofia e se criar um ambiente de permanente troca para que os participantes tenham o contato com o novo de forma permanente, pois na maior parte das vezes permanecem no ambiente antigo.

Criam-se dois ambientes:

  • um com as ideias novas;
  • e outros com as antigas.

Para que não haja retorno, é preciso mantê-lo nesta nova Zona de Treinamento Continuado.

Não basta as pessoas terem a informação e voltarem para o mesmo ambiente, pois precisam ter uma continuidade de atividades com outras pessoas com a mesma forma de pensar para que não voltem para o paradigma anterior.

Esse tipo de treinamento não é necessário quando estamos diante de mudanças que não são do estilo DRED.

Em mudanças menos disruptivas, a pessoa pode ter acesso às novas informações e voltar para o ambiente antigo, pois o que ela vai aprender se mantém coerente com o ambiente em que ela vive.

Em mudanças mais disruptivas, a pessoa vai ter acesso às novas informações e precisa criar um novo ambiente para não regredir na forma de pensar e agir, pois há uma nova filosofia que é incompatível com o ambiente em que ela vive.

Tivemos no passado, algo similar nas escolas clássicas gregas, que tinham mais ou menos esta característica.

Na época do surgimento das escolas gregas, estávamos vivendo também uma Renascença Civilizacional, com uma mudança DRED em curso, provocada pela chegada do alfabeto Grego.

Os detalhes são fornecidos por Eric Havelock (1903 – 88) no livro “A Revolução da Escrita na Grécia”.

Assim, há uma necessidade de um treinamento continuado, pois o novo paradigma está em construção e é necessário também uma pesquisa progressiva dos seus adeptos.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat