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O áudio do artigo – versão 1.0
O áudio do artigo – versão 2.0

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal091221

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#Eric_Ries – mergulhando neste autor.

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Que tipo é de autor?

Veja aqui o PPT com as sete melhores frases: https://bit.ly/3EEabCH

Ou o vídeo com as sete melhores frases: https://www.youtube.com/watch?v=isPjU1oh02o

Veja aqui as anotações gerais que fiz do livro com menos sintetização: https://bit.ly/3oupp7j

Resumo do Artigo em Tabela:

Mapas mentais do artigo:

Vamos ao artigo:

“Uma startup é uma instituição, não apenas um produto, por isso exige um novo tipo de gestão, equipado especificamente para o contexto de incerteza extrema.”Ries.

As sete melhores frases:

  1. “Quem fica fora da discussão acaba sendo o alvo da culpa.”
  2. “Na raiz de cada problema aparentemente técnico há um problema humano.”
  3. “Pode-se ser tolerante com todos os erros na primeira vez que acontecem, mas jamais permitir que o mesmo erro aconteça duas vezes.”
  4. “A sabotagem é uma reação racional por parte de administradores cujo território esteja sendo ameaçado.”
  5. “Se você não fracassa, não aprende.”
  6. “A base do método científico é a percepção de que, ainda que o julgamento humano seja falho, podemos melhorá-lo. sujeitando nossas teorias a testes repetidos.”
  7. “Quanto maior a incerteza no mundo, mais difícil é prever o futuro.”

As sete definições de Ries sobre o objetivo do livro:

  1. “Trazer um pouco de ciência ao que antes era pura arte ao criar projetos empreendedores.”
  2. “Ajudar desde jovens visionários com pouco financiamento mas grandes ideias até visionários experientes dentro de grandes empresas, passando pelas pessoas a quem eles prestam contas.”
  3. “Voltado para pessoas que estejam abrindo uma pequena empresa ou concebendo novos produtos e negócios dentro de uma multinacional orientados para a ruptura e a incerteza.”
  4. “Aumentar a taxa de sucesso de produtos inovadores em todo o mundo.”
  5. “Fornecer uma base sólida para o empreendedorismo e a inovação, pois nossa sociedade precisa mais do que nunca da criatividade e da visão dos empreendedores.” 
  6. “Apresentar um novo modo de olhar sobre o desenvolvimento de produtos inovadores, enfatizando a iteração rápida e a percepção dos clientes, uma visão gigantesca e uma grande ambição, tudo ao mesmo tempo.”
  7. “Apresentar o movimento startup enxuta, que defende o princípio de que o método científico pode ser usado para responder à pergunta mais premente sobre inovação: como desenvolver uma organização sustentável em torno de um novo conjunto de produtos ou serviços?”

Os sete melhores conceitos sobre o Mundo das Startups (Comentados):

1 – “Empreendedor é qualquer um que esteja criando um produto ou um negócio sob condições de incerteza extrema, quer saiba disso ou não. Pode estar trabalhando numa agência governamental, numa empresa financiada por capital de risco, numa organização sem fins lucrativos ou numa empresa decididamente com fins lucrativos. O empreendedorismo é um tipo de administração, forma um ecossistema de startups, não importando tamanho, setor ou estágio de desenvolvimento da empresa.”

COMENTÁRIO:

Na verdade, empreender é também abrir uma carrocinha de cachorro quente. O conceito mais adequado seria dividir o Empreendedorismo em dois, adicionando os adjetivos o Empreendedor Incremental (1 para n) e o Disruptivo (0 para 1).

2 – “Uma startup é um agente catalisador que transforma ideias em produtos, sendo que Produto é algo que gera valor para que as pessoas que se tornam clientes. Assim, é preciso definir quais são as características essenciais para o sucesso do produto e quais são apenas aquelas complementares? Algumas perguntas relevantes: “Esse produto deve ser desenvolvido?” // “Podemos construir um negócio sustentável com esses produtos e serviços?” // Mais ainda: As startups precisam de um amplo contato com clientes potenciais para entendê-los, portanto siga este conselho: levante-se da cadeira e vá conhecê-los.”

COMENTÁRIO:

Uma Startup Disruptiva – é disso que Ries trata no livro dele –  procura casar um potencial oculto de uma tecnologia com um desejo desconhecido de um cliente.

 3 – “Taxa de Crescimento depende primariamente de três coisas: a lucratividade de cada consumidor, o custo de atrair novos consumidores e a taxa de repetição de compra por parte dos consumidores já existentes.”

COMENTÁRIO:

Boas dicas.

4 – “Métricas de Vaidade é o uso de números tradicionais (que não ajudam) usados na avaliação de startups. A Contabilidade para Inovação manda que evitemos usá-las.”

COMENTÁRIO:

Ries aborda bastante os problemas psicológicos não bem administrados para o insucesso de projetos de Startups Disruptivas. Neste trecho aborda o problema da vaidade, que, ao fazer o resumo do livro, passei a chamar de Narcisismo Tóxico. O Narcisista Tóxico pensa com bastante ênfase no ganho imediato em todos os sentidos e projetos disruptivos são apostas de longo prazo.

Note que um projetos disruptivo tem um tempo para o aprendizado da relação empreendedor – cliente, a melhoria da tecnologia e uma série de implementações para se tornar um negócio sustentável.

Um Empreendedor Disruptivo precisa, assim, praticar um Narcisismo Saudável, sempre com um pensamento de longo prazo.

Como temos aprendido, temos na sociedade variações e tendências sobre o Narcisismo, aumentando ou reduzindo os Narcisismos Tóxicos e Saudáveis.

Analisemos o aumento do Narcisismo Tóxico:

  • quando temos uma moeda fraca ao invés de uma forte, isso pode ser visto no livro de Ammous, “Padrão Bitcoin“;
  • quando temos mídias concentradas, o que é parte integrante da Teoria da Mudança Civilizacional Bimodal;
  • quando temos uma alta taxa de violência em uma determinada região, seja por guerra, conflitos ou crimes.

5 – “Uma Teoria Abrangente do Empreendedorismo deve abordar todas as funções de um empreendimento em fase inicial: visão e conceito, desenvolvimento de produto, marketing e vendas, crescimento, parcerias e distribuição, e estrutura e design organizacionais.”

COMENTÁRIO:

Um dos pontos que Ries aborda, ainda dentro da ideia do Narcisismo Tóxico é a constatação de que as pessoas entram em uma startup com a falsa ideia de que tudo será diversão e não dão importância para as “coisas chatas“, que são os dados e as planilhas para que o negócios seja sustentável.

Isso pode ser visto neste trecho:

“Apenas 5% do processo de empreendedorismo é a grande ideia, o modelo de negócio, as estratégias e por fim colher os frutos. Os outros 95% são o trabalho duro medido pela contabilidade para inovação: as decisões de priorização de produto, decidir quais clientes visar e quais ouvir e ter a coragem de submeter uma visão grandiosa a testes e feedback constantes.”

6 – “O Pensamento Enxuto define valor como algo que proporciona benefício para o cliente e todas as outras coisas que geram desperdício.”

No fim de Eras Civilizacionais se desenvolve um modus operandi, no qual os Intermediadores de Plantão passam a controlar o ambiente social, reduzindo a competição e se afastando dos clientes.

Quando há uma redução da competitividade, o cliente vai passando gradualmente do centro para a periferia na sua capacidade de influenciar a sociedade.

No processo de Renascimento Civilizacional, do qual livro de Ries faz parte, há um reposicionamento do papel do cliente da periferia para o centro.

Fato é que em um ambiente mais competitivo, o cliente aumenta a sua taxa de influência na sociedade.

Novas mídias permitem mais circulação de ideias, mais inovação e isso impacta no aumento da Taxa de Competitividade.

ocorre sempre que temos novas mídias mais descentralizadas.

7 – “Aprendizagem validada é a demonstração de melhorias positivas nas métricas essenciais da startup, que é baseada no Pivô – uma correção de rota estruturada concebida para testar uma nova hipótese fundamental sobre o produto, a estratégia e o motor de crescimento, que define quando pivotar e quando perseverar. O Pivô reavalia o Salto de Fé, que se baseia na realidade, que o cliente tem um problema significativo que vale a pena resolver. A lógica é construir- medir- aprender. Por fim, é preciso promover os testes A/B que quase sempre geram uma enorme economia de tempo, pois permitem eliminar trabalho em coisas que não são relevantes para os clientes.”

Ele complementa:

” O que diferencia os sucessos dos fracassos é que os empreendedores de sucesso tiveram a percepção, a capacidade e as ferramentas para descobrir quais partes do plano estavam funcionando de modo brilhante e quais eram equivocadas, e para adaptar sua estratégia de acordo com essas descobertas.”

COMENTÁRIO:

Movimentos renascentistas sempre vão trazer algo parecido com isso: o resgate da antiga tradição de criar uma hipótese, testar, analisar, medir e decidir: mudar ou persistir na ideia original.

Recoloco a frase:

A base do método científico é a percepção de que, ainda que o julgamento humano seja falho, podemos melhorá-lo. sujeitando nossas teorias a testes repetidos.”

Os testes A/B operam com a bimodalidade.

Você envia ao mesmo tempo testes diferentes para dois grupos de clientes para saber quais funcionam melhor ou se não tem nenhuma mudança significativa.

As sete melhores dicas para Startups Disruptivas:

  1. “Todos conhecemos histórias de empreendedores épicos que alcançaram o sucesso quando as coisas pareciam sombrias, mas, infelizmente, não ouvimos as histórias dos incontáveis anônimos que perseveraram demais e foram à falência.”

COMENTÁRIO:

Não usaram de forma adequada um método mais científico.

A ideia da administração mais científica é uma releitura de Frederick Taylor (1856 – 1915) e de Taiichi Ohno (1912 – 1990) e Shigeo Shingo (1909 – 1990).

Ele diz:

“A importância de basear as decisões estratégicas no entendimento direto dos clientes é um dos princípios essenciais do Sistema Toyota de Produção.”

2 – “É altamente necessário um novo tipo de contabilidade, equipada especificamente para inovações revolucionárias.”

COMENTÁRIO:

O conceito “contabilidade” não me parece o mais adequado. Pode ter sido um erro de tradução. O que ele está falando é de um acompanhamento factual diferente, no qual há um resgate do cliente em um ambiente mais inovador.

O detalhe é que este ambiente mutante tende a ser cada vez mais o dominante, com uma Taxa de Mutação cada vez maior.

3 – “Precisamos descobrir rápido quais elementos da nossa estratégia estão funcionando para concretizar nossa visão e quais são simplesmente loucura. É preciso que a visão esteja totalmente representada. com uma hipótese clara, pois é quase impossível experimentar o fracasso completo, e sem o fracasso geralmente não existe o ímpeto de embarcar na mudança radical exigida por um pivô. O problema aqui é que iludidos pelas métricas de vaidade, os empreendedores podem acabar vivendo num mundo paralelo.”

COMENTÁRIO:

A ideia de que é preciso representar e colocar, de forma clara, o Salto de Fé, a hipótese inicial, para que se possa aprender algo é um dos pontos dominantes de Ries.

Basicamente, quando se fala em sucesso se procura trabalhar com fatos.

Os conceitos “loucura” e “mundo paralelo” expressam bem os labirintos que empreendedores podem se meter.

4 – É importante lembrar que o valor numa startup não é a criação de objetos, e sim a aprendizagem validada sobre como desenvolver um negócio sustentável, tendo como preocupação o seguinte lema: se análise demais é perigoso e análise nenhuma também é.”

COMENTÁRIO:

A ideia de que uma Startup não aprende a desenvolver produtos, mas a se relacionar com os clientes é algo muito interessante na abordagem de Ries.

O que o empreendedor é uma espécie de cupido “casando” ofertas e demandas, num casamento  inédito e inesperado entre duas partes.

5 – “Precisamos descobrir o que os clientes realmente desejam, não o que eles dizem que desejam ou o que achamos que deveriam desejar, pois é comum os clientes não saberem o que querem. Porém, não é o cliente que puxa o trabalho do desenvolvimento do produto e de outras funções, e sim nossa hipótese sobre o cliente. Devemos concentrar as energias exclusivamente em produzir resultados que o cliente perceba como valiosos, pois se não sabemos quem é o cliente, não sabemos o que é qualidade. Por fim, é preciso ter em mente que os consumidores não se importam com o tempo de produção, só se importam em saber se suas necessidades estão sendo atendidas.”

COMENTÁRIO:

Outro ponto interessante.

Não é o cliente que manda totalmente e nem o empreendedor. É um encontro, um processo ganha – ganha que vai se estabelecendo, a partir de infinitos ajustes feitos de escolhas conscientes.

6 – “A maior vantagem dos lotes pequenos é que os problemas de qualidade podem ser identificados muito mais cedo.”

COMENTÁRIO:

Essa é uma parte bem interessante.

De maneira geral, tendemos a pensar que criar uma produção em massa é a melhor coisa, mas isso só funciona se o consumidor e a concorrência estão controladas.

Numa economia mais aberta e competitiva, operar em pequenos lotes, experimentar com o cliente, revisar, mudar, se torna muito mais produtivo.

Ele conta a história dos envelopes.

De maneira geral, se imagina padronizar tudo e sair fazendo e não um a um. Mas o um a um, permite que vá se aprendendo. Na padronização se faz tudo e só se avalia no final, se tem algo sendo feito de forma equivocada, tem que se refazer tudo.

A ideia dos lotes pequenos vem da Toyota.

7 – “Quanto mais dinheiro, tempo e energia criativa são investidos numa ideia, mais difícil é pivotar e, por causa disso, nada mais ameaçador para o potencial criativo do que a decisão equivocada de perseverar, portanto, deve se interromper o trabalho assim que surge um problema de qualidade incorrigível.”

Ries aborda de forma adequada os problemas psicológicos envolvidos no processo de inovação.

Aqui, volta a defender a ideia dos lotes pequenos, que é a base do MVP (“que significa dar início ao processo de aprendizagem e não terminá-lo.”)

As sete melhores frases sobre Inovação:

  1. “Os seres humanos têm um talento inato para aprender quando recebem uma avaliação clara e objetiva. Por causa disso, quando causa e efeito são entendidos com clareza, as pessoas têm mais capacidade de aprender com suas ações.”
  2. “A maioria das formas de desperdício na inovação é evitável desde que suas causas sejam compreendidas.”
  3. “Rotineiramente, aprovamos projetos novos baseados mais na intuição do que nos fatos.”
  4. “Toda inovação começa com uma visão.”

COMENTÁRIO:

Aqui todas as frases acima reforçam a ideia de que é preciso uma Teoria da Mudança, sem a qual não se consegue saber o que está se consolidando e o que não está.

5 – “A inovação é algo que acontece de baixo para cima, descentralizada e imprevisível, mas isso não significa que não possa ser administrada.”

COMENTÁRIO:

Estamos falando aqui de um tipo de criação de produtos com muito mais participação do cliente.

Pode parecer mais caótico, mas esta é a tendência daqui por diante.

Por isso, teremos mais e mais essa visão de Ries dominando o ambiente da Administração 2.0.

O que é reforçado pela frase abaixo:

6 – “O tempo que as empresas têm para manter a liderança do mercado explorando suas primeiras inovações está encolhendo.”

7 – “Nenhuma inovação pode prosperar se a postura defensiva tiver rédeas soltas.”

Volta o aspecto psicológico.

Se não houver uma mudança mais profunda de cada pessoa e profissional é muito difícil entrar no novo ritmo Pós-Digital.

Outras frases que acho que valem destaque:

“O único modo de vencer a corrida é aprender mais depressa que todo mundo.”

“Se estivermos desenvolvendo algo que ninguém deseja, não importa muito se fazemos isso no prazo e dentro do orçamento.”

“Se descobrirmos que uma das nossas hipóteses é falsa, é hora de fazer uma grande mudança para uma nova hipótese estratégica.”

“Pessoas tendem a pensar que qualquer crescimento nos números é fruto de suas ações, daquilo em que estão trabalhando no momento.”

Dicas de livros de outros autores ou projetos interessantes:

Frases de outros autores:

“Certamente não existe nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência o que não deveria ser feito.” – Peter Drucker.

Conclusão:

Resumo do livro “Startup Enxuta” de Eric Ries em Sete Tópicos:

  1. O livro de Ries “Startup Enxuta” é o típico Livro Renascentista 2.0, que resgata antigos valores e os readapta para o novo cenário Pós-Digital. Procura, como renascentista que é, fazer a adaptação de teorias e metodologias administrativas (Taylor e Toyota) e adaptá-las para o desenvolvimento de Startups Disruptivas (de zero a um). Ele diz: “O nome “startup enxuta” vem da revolução promovida pela manufatura enxuta, sistema desenvolvido na Toyota por Taiichi Ohno e Shigeo Shingo.;
  2. defende algo similar a Silvio Meira no livro “O que é estratégia?“, quando sugere uma Teoria da Mudança (Ries chama de “Salto de Fé”), uma hipótese que inicia todo o projeto de uma Startup Disruptiva;
  3. o Salto de Fé é uma hipótese que deve ser testada/validada (Aprendizagem Validada), através de protótipos (MVPs) e, assim, se avalia se deve ser mantida (perseverar) ou ser alterada (pivotar), criando novas hipóteses (a metodologia de perseverar/pivotar é muito usada na Ciência Forte). Ele detalha o que é o Pivotar: “é um tipo especial de mudança, projetado para testar uma nova hipótese fundamental sobre o produto, o modelo de negócio e o motor de crescimento.” Pivotar é uma mudança filosófica de uma determinada Startup.
  4. Ries aponta diversas várias sugestões, com exemplos relevantes, para que Startups Disruptivas possam se consolidar e crescer;
  5. reforça o pensamento de Saifedean Ammous, do livro “Padrão Bitcoin” ao destacar a importância do pensamento de longo prazo ao do curto;
  6. nesta direção, sugere um novo tipo de bolsa de valores, projetada para negociar as ações de empresas organizadas disruptivas de modo a sustentar o pensamento de longo prazo. Ele diz: “Proponho criarmos uma Bolsa de Valores de Longo Prazo (BVLP), pois boa parte do nosso setor de startups se transformou num sistema de alimentação para gigantescas empresas de mídia e bancos de investimento.” 
  7. destaco, por fim, a metodologia dos cinco por quês para se chegar a um erro.

Exemplo dos cinco porquês?

“1. Por que a máquina parou? (Houve uma sobrecarga e o fusível queimou.) 2. Por que houve uma sobrecarga? (O mancal não estava lubrificado de modo adequado.) 3. Por que o mancal não estava lubrificado de modo adequado? (A bomba de óleo lubrificante não estava bombeando de maneira correta.) 4. Por que a bomba não estava bombeando de maneira correta? (O eixo de acionamento da bomba estava desgastado e trepidando.) 5. Por que o eixo estava desgastado? (Não havia filtro e entraram fragmentos metálicos.)”

Algumas frases que o livro me inspirou:

  1. O Narcisismo Tóxico é aquele que a pessoa mais quer ser servida do que servir a alguém.
  2. O Pensamento de Longo Prazo é aquele que permite gerar alta taxa de prosperidade e vice-versa.
  3. Todos somos obrigados a sermos Narcisistas, mas existe o Tóxico e o Narcisismo Saudável.
  4. No Narcisismo Tóxico, a pessoa não quer servir, mas ser servia o tempo todo.
  5. Startups que dão certos são aquelas focadas em servir ao outro com inteligência e método.
  6. O Narcisismo Tóxico é um dos grandes problemas psicológicos que estão por trás dos grandes fracassos das startups.
  7. O Narcisismo Tóxico é o problema psicológico que está por trás dos grandes fracassos da humanidade.

É isso, que dizes?

Colaborou a Bimodal: Fernanda Pompeu.

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GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

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GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

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GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

2 Responses to “Leitura Bimodal – Startup Enxuta – Eric Ries (V 2.0)”

  1. […] livro de Manson reforça muito o que Eric Ries defende no “Startup Enxuta“, de que é preciso encarar o lado chato e penoso da vida (ou dos negócios) e não fugir […]

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