Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal111021

Novas Hashtags

#reconceituadores_civilizacionais – como as palavras formatam nossas vidas.

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao artigo:

“O melhor uso da vida consiste em gastá-la por alguma coisa que dure mais que a própria vida.” William James.

Vivemos neste início de século um movimento Macro-Histórico definido como Renascimento Civilizacional.
O Renascimento Civilizacional é um momento da Macro-História, no qual novos conceitos são criados por Conceituadores de diferentes áreas e regiões para tentar ajustar a forma do pensar e agir dentro de um novo Ambiente Midiático de Sobrevivência.
Sim, todo o corpo filosófico, teórico, metodológico e operacional da sociedade é “filho” do Ambiente Midiático de Sobrevivência de Plantão.
Mudou o Ambiente Midiático de Sobrevivência, é necessário um ajuste conceitual em larga escala para começar a reconstruir conceitualmente a nova civilização.
As Civilizações Humanas são, assim, “filhas” dos Ambientes Midiáticos de Sobrevivência, que são uma resposta a dois movimentos de Ordens Espontâneas da espécie: o aumento demográfico e a massificação de novas mídias.
Mais ainda.
Novos Ambientes Midiáticos de Sobrevivência geram a necessidade de se recriar novas Bases Conceituais Civilizacionais.
Estamos detalhando, o que iniciamos neste artigo, a Teoria Bimodal (Conceito de Sala)ou a Teoria do Reequilíbrio Civilizacional Progressivo(Conceito de Cozinha).
Podemos, ao detalhar a Teoria do Reequilíbrio Civilizacional Progressivo, dividir a Macro-História Humana em quatro eras: Gestual, Oral, Escrita (duas fases) e Digital.
Dentro de cada Era Civilizacional, temos a seguinte divisão:
  • Renascimento Civilizacional quando as novas Tecnopossibilidades Midiáticas permitem que se possa revisitar e criar novos conceitos, tecnologias e metodologias voltadas para a sobrevivência;
  • Consolidação Civilizacionalquando os novos conceitos, tecnologias e metodologias voltadas para a sobrevivência se tornam efetivos nas Zonas de Atração;
  • Obsolescência Civilizacional quando os novos conceitos, tecnologias e metodologias voltadas para a sobrevivência permitem o aumento populacional e o que foi inventado precisa ser revisitado e, em muitos aspectos, reinventado.

Zonas de Atração são locais que se utilizam do Estado da Arte da Sobrevivência e, por causa disso, atraem pessoas e são imitados.

Nestes momentos de Renascimentos Civilizacionais há um Empoderamento Informacional de toda a sociedade, que passa a contar com novas Ferramentas Midiáticas.

Se inicia, a partir da nova Mídia, um processo de Revisão e Reinvenção Civilizacional, que passa a ser feito por diversos inovadores de todas as áreas e regiões, incluindo Conceituadores.

Os Reconceituadores Civilizacionais entram em ação para criar novos Sistemas Conceituais Civilizacionais, que têm quatro campos: filosóficos, teóricos, metodológicos e operacionais.

Podemos dizer que tanto o nascimento grego quanto o renascimento Pós-Idade Média foram frutos de Revoluções Midiáticas. O primeiro após a chegada do alfabeto grego (da escrita manuscrita propriamente dita) e o segundo da prensa (escrita impressa).

Os livros recomendados para analisar este fenômeno são o de Eric Havelock (1903 – 88)  “A revolução da escrita na Grécia” e de Marshall McLuhan (1911 – 80) “A Galáxia de Gutemberg”.

Os Reconceituadores Civilizacionais daquelas épocas, entretanto, não tinham consciência do fator Midiático como o Fator Causante de suas reflexões.

Hoje, os sistemas filosóficos, teóricos, metodológicos e operacionais que utilizamos são todos Pré-Digitais e precisam de ajustes.

O Século XXI está sendo marcado por um Momento Bimodal entre o fim da Obsolescência e o início do Renascimento Civilizacional.

Vivemos, pelo tamanho da disrupção atual, a migração da Civilização 1.0 (Gestão) para a 2.0 (Curadoria).

O Renascimento Civilizacional 2.0 terá como maior desafio, a partir deste novo Ambiente de Sobrevivência, reciclar os Sistemas Conceituais para que possam fazer mais sentido dentro do novo cenário.

Mais ainda.

Não será uma Reciclagem Civilizacional Incremental ou Radical, mas, Disruptiva, talvez similar a que passamos dos Gestos para a Oralidade, da Civilização Zero para a 1.0.

Civilização Zero é a formada pela mídia Gestual.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat