Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal081021

Novas Hashtags

#palavra_como_tecnologia – como as palavras formatam nossas vidas.

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao artigo:

“Quanto mais escassez, menos escolha.”Fernanda Pompeu.

Um dos principais problemas do Sapiens diante das Mudanças Estruturais que estamos passando é o problema da Invisibilidade da Formatação.

A Invisibilidade da Formatação é a dificuldade que temos de perceber que tudo que foi construído pelos nossos antepassados acabaram sendo “naturalizados” e ficaram invisíveis no cotidiano! Temos uma falsa ilusão de naturalidade.

O Sapiens, assim, de maneira geral, tem uma tendência a uma Fantasia Naturalista Tóxica.

A Fantasia Naturalista cria a ilusão de que somos instintivos como os outros animais e não Tecnoculturais.
Tudo que nós usamos cotidianamente, com frequência, criado pelos nossos antepassados, passam a ser colocadas numa espécie de Invisibilidade Cotidiana.
Temos uma fantasia tóxica de que a sociedade humana é como um mato que cresceu no jardim e não algo artificialmente criado.
Sim, nem tudo foi planejado, há muito de Ordem Espontânea, porém por trás de tudo há palavras, tecnologias, mídias e uma forma de sobreviver.
A Invisibilidades das Formatações do Sapiens, portanto, ignora:
  • as tecnologias;
  • as Mídias;
  • as palavras (que são também Tecnologias);
  • e, a partir de todas acima, os Modelos de Sobrevivência.
O Sapiens do passado criou um Tecnoplaneta que formata e influencia o Sapiens do futuro, a partir das palavras, tecnologias e metodologias de sobrevivência que foram inventadas e reinventadas.
Somos uma espécie que se assemelha a um time de corrida de bastões, que um corredor chega a um determinado ponto e repassa a outro, que continua a correr, sucessivamente.
Porém, o nosso Tecnoplaneta vive sob a égide do Reequilíbrio Progressivo, conforme vamos aumentando a população, de tempos em tempos precisamos promover um “banho de loja”.
A Civilização Humana gera com o aumento populacional, uma Obsolescência Progressiva e, por isso, precisa estar o tempo todo se reinventando.
As Mídias exercem influência no Sapiens de forma tão profunda, que não conseguimos perceber que somos o que somos por causas delas.
Vivemos hoje, com a chegada do Digital, uma Mudança Estrutural e Disruptiva do nosso Tecnoplaneta.
Mídias têm essa função de terminar e começar Eras Civilizacionais.
Quando tentamos entender as mudanças provocadas diante do Mundo Digital, percebemos o seguinte:
As pessoas estão assustadas diante do Digital, pois está se mudando coisas que a maioria não achava passível de alteração.
Chamar a atenção para a Invisibilidade da Formatação é fundamental para o processo de mudança.
Neste artigo, quero me dedicar, em particular, à Invisibilidade da Formatação das Palavras.
Palavras formam frases, frases formam narrativas e narrativas estruturam nossa forma de agir e pensar.
Somos aquilo que pensamos, mas muito do que pensamos é apenas uma repetição do que outros pensaram, sem a devida reflexão de quem está pensando.
É comum que determinadas palavras passem a ser usadas, expressando determinadas formas de agir e pensar e, quando as adotamos, de alguma forma, sem saber estamos aceitando o pacote parcial ou completo.

Exemplo?

Ao se dizer, por exemplo, que existe uma “Ciência Pura” e outra “Aplicada”, o conceito “pura” induz, sugere nas entrelinhas algo mais limpo, mais bacana, menos sujo.
Ao aceitar o conceito “Ciência Pura“, de alguma forma, estamos validando, de forma subjetiva, a ideia de que existe uma Ciência melhor (mais limpa) e outra pior (menos limpa).
(Detalhamos mais nossos questionamentos sobre “Ciência Pura” aqui.)
Palavras remetem a emoções que de uma forma consciente, ou inconsciente, despertam em nós formas de agir e pensar.
Quando utilizo o Método de Mudança de Percepções Bimodal estimulo sempre, depois de introduzir determinado assunto, que os participantes comentem sobre ele.
O Método de Mudança de Percepções Bimodal estimula que os alunos possam se expressar o máximo possível para que tenhamos elementos para questionar as respectivas narrativas e os conceitos, tornando consciente algo que muitas vezes é inconsciente.
O papel de um Futurista Mudancista é questionar conceitos intoxicados pelos velhos paradigmas e sugerir novos, a partir de novas formas de pensar o presente para que se possa projetar o futuro.
O Método de Mudança de Percepções Bimodal sugere observar atentamente as palavras que são utilizadas pelos envolvidos no diálogo e questionar aquelas que geram, a partir da Narrativa Futurista, algum tipo de toxidade na compreensão da realidade.
Quando se faz isso, de maneira geral, é bem comum ouvir a expressão: “não havia parado para pensar nisso.”
A pessoa adotou determinada palavra, passou a pensar e agir a partir dela sem assumir uma Escolha Consciente de sua Própria Narrativa.
A Escolha Consciente de sua Própria Narrativa é o cuidado que cada Sapiens passa a ter de escolher e passar a utilizar palavras de forma mais cuidadosa. O uso mais cuidadoso nos ajuda pensar e agir com mais eficácia.
Quando NÃO “paramos para pensar” nas palavras que escolhemos nas nossas narrativas, a chance de estarmos sendo induzidos a agir, de forma inconsciente, é grande.
Posso dizer que o “pulo do gato” de um Método de Mudança de Percepções eficaz é justamente problematizar as palavras que estão sendo usadas de forma indevida, criando, assim, um “curto circuito” na narrativa alheia.
Quando se questiona palavras, você torna a Narrativa Inconsciente em Consciente e isso faz com que a pessoa pare para pensar sobre como ela pensa e decida se é conveniente, ou não, mudar, a partir de novos argumentos.

É isso, que dizes?

Colaborou a Bimodal: Fernanda Pompeu.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat