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O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal131021

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#visão_bimodal – como a BIMODAIS pensa em chegar a seus objetivos, quais são eles e quem são nossos clientes?

Resumo do artigo em tabela:

A quem se destina o artigo abaixo:

Vamos ao artigo:

“Motivados por seu gênio inato, os pioneiros realizaram suas obras a despeito de toda a oposição.” – Mises.

A BIMODAIS tem como missão “ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o Mundo Digital“.

Porém, para atingir a Missão BIMODAL precisamos aplicar a Visão BIMODAL, que é o COMO podemos atingir o nosso objetivo. A Visão BIMODAL prevê a Formação de Excelência de Futuristas Competitivos.

Formação de Excelência é a procura incessante da melhor formação possível para que possamos reivindicar o título da “melhor escola de Futurismo Competitivo do país”.

Futuristas Competitivos têm dois perfis distintos:

  • O Futurista Operacional – que trabalha diretamente com os clientes finais, ajudando-os a entender e migrar para o novo cenário;
  • O Futurista Conceituador – que trabalha indiretamente com os clientes finais, na formação dos Futuristas Operacionais para que possa não só entender o Digital, mas também as mudanças conceituais para entender o digital.

Para que possamos compreender o Digital temos dois níveis de abordagem:

  • Para o Futurista Operacional – a compreensão do fenômeno e responder o “onde estamos, para onde vamos e o que fazer?”;
  • Para o Futurista Conceitual –  a compreensão das disruptivas mudanças epistemológicas necessárias para entender o Digital.

Se compararmos a formação dos Futuristas Competitivos a uma “Plataforma de Petróleo”, podemos dizer que a atividade do Futurista Operacional está “acima da água” e do Conceitual debaixo dela.

Dentro da sequência lógica dos diferentes clientes, podemos dizer que:

  • o Futurista Operacional tem como cliente os profissionais leigos e as Organizações sejam elas Tradicionais ou já Digitais;
  • o Futurista Conceitual tem como cliente os Futuristas Operacionais.

Desse ponto de vista, há três possibilidades de abordagem a ser feita dentro de uma Escola de Futurismo Competitivo:

  • Metodológica – visa preparar os Futuristas Operacionais a ajudar os clientes finais a aprimorar a AÇÃO diante do Digital;
  • Fenomenológica – visa preparar os Futuristas Operacionais a ajudar os clientes finais a aprimorar a REFLEXÃO diante do Digital;
  • Epistemológica (Filosófica e Teórica) – visa preparar Futuristas Conceituais para que possam aprimorar, de forma progressiva, a Base Conceitual, que será utilizada na formação dos Futuristas Operacionais;
  • Futurológica – quando desenvolvemos o próprio futurismo, a formação e reflexões sobre a a própria escola.

Detalhemos cada uma:

Metodológica:

  • “Como atraímos para a mudança?”: através da atração ao invés de convencimento;
  • “Como ajudamos a mudar?” a partir do questionamento de narrativas, através do Método de Diálogo Bimodal.

Fenomenológica:

  • “Quem somos?”:  Uma tecnoespécie midiática progressiva;
  • “Por que mudamos sempre?” Por que aumentamos a população;
  • “Como nos adaptamos?” promovendo Revoluções Midiáticas, que nos permitem desenvolver “Modelos de Sobrevivências” mais adequados com o Patamar Demográfico.

Epistemológica Filosófica:

  • “Como melhoramos progressivamente nossos conceitos?”: através da Certeza Provisória Razoável
  • “Como melhoramos nossos conceitos?”: através da Certeza Provisória Razoável com contato permanente, online, com nossos clientes;
  • “Como organizamos os diferentes espaços de questionamento?”: utilizando o Edifício do Pensamento, que separa os ambientes de análise: filosóficos, teóricos, metodológicos e operacionais.

Epistemológica Teórica:

  • “Quais mudanças teóricas precisam ser feitas para entender o Digital de forma mais detalhada?”, através de uma mudança disruptiva na Filosofia Social (o DNA das Ciências Sociais);
  • “Qual a ferramenta mais adequada das Ciências Sociais para analisar o Digital?” utilizar a Antropologia da Sobrevivência, tendo como foco principal a sobrevivência humana, um ramo central do estudo da história.

É isso, que dizes?

Colaboraram os Bimodais: Rodrigo Palhano e Fernanda Pompeu.

O texto que escrevi, a partir de uma pane no blog:

O desafio do Futurista diante do Digital

“Só há ciência se o aprendizado for permanente.” Gaston Bachelard.

A Missão de um Futurista Competitivo Bimodal é a de “ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o Digital”.

Porém, resta depois da missão definir o “Como”?

E aqui temos a novidade, a Visão Bimodal: oferecer uma Formação de Excelência em Futurismo Competitivo para que os Futuristas Bimodais possam ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o Digital.

E aí temos um desafio estimulante.

Para a formação de um Futurista no início deste século XXI, é preciso entender a fundo o principal fenômeno disruptivo do momento: a Revolução Midiática Digital.

Não vivemos hoje um momento de continuidade civilizacional, mas de ruptura.

A projeção sobre o futuro passa NECESSARIAMENTE por incorporar a compreensão das Revoluções Midiáticas na sociedade humana.

Assim, o desafio de um Futurista na atualidade não é apenas de copiar o que existe em termos conceituais, mas ter que criar novos parâmetros.

Para um Futurista, não basta explicar o que está ocorrendo, mas entender como pensávamos a sociedade antes do Digital, mas como temos que passar a pensar sobre ela no depois. 

Revoluções Midiáticas não estavam no “cardápio” das Ciências Sociais até a chegada do Digital.

Hoje, qualquer pessoa que queira entender para onde a civilização caminha, precisa decifrar uma Revolução Midiática.

O desafio de um Futurista Conceitual, aquele que cria e aprimora conceitos, precisa estar focado em três campos:

  • o Fenomenológico – que detalha o fenômeno e procura entender as respectivas causas e consequências;
  • o Epistemológico – quais as alterações precisam ser feitas nas bases conceituais para que possamos “encaixar” o novo fenômeno;
  • o Metodológico – a partir dos ajustes conceituais fenomenológicos e epistemológicos, quais os melhores métodos para ajudar profissionais e organizações.

A partir destas escolhas, podemos dividir a atividade dos Futuristas em duas:

  • Futuristas Operacionais – aqueles que dominam os métodos para ajudar os clientes;
  • Futuristas Conceituais – aqueles que desenvolvem o arcabouço conceitual, incluindo os métodos, para atender aos Futuristas Operacionais.

Se compararmos as duas atividades dos dois tipos de Futuristas (o Operacional e o Conceitual), com uma “Plataforma de Petróleo”, os métodos estão acima da “água” e o arcabouço conceitual debaixo dela.

Vivemos hoje no início deste novo século um grande paradoxo.

Uma Revolução de Mídia é o Fenômeno Social Recorrente mais impactante para a Civilização Humana sobre o qual conhecemos muito pouco ou quase nada.

Assim, uma Escola de Futurismo Competitivo tem uma tripla missão com três desafios distintos: 

  • o Fenomenológico – entender o Digital, o que ajuda a sociedade de maneira geral;
  • o Metodológico – ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o Digital;
  • o Epistemológico – sugerir mudanças nas Ciências Sociais para que os pesquisadores futuros possam trabalhar em outro patamar para que as Revoluções Midiáticas possam se “encaixar” nos estudos. 

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

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GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

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