Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal080921a

Introdução

O presente artigo tem a (s) seguinte hashtag (s):

  • #Sistema_de_Organização_de_Pensamento Bimodal – as bases conceituais da Escola Bimodal.

O texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

É um Artigo Bimodal Epistemológico (organizativo), pois trabalha com o detalhamento do Arcabouço Conceitual que antecede esta análise e não com as questões Fenomenológicas (estudo do fenômeno) ou Aplicalológicas (aplicação dos estudos).

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao artigo:

Quanto mais longe enxergarmos, mais existe para enxergar.” Gleiser.

No final deste ano, a BIMODAIS completará três anos de existência, com a passagem de mais de 300 alunos nas nossas imersões semestrais.

O objetivo da escola, desde o início, sempre foi o mesmo:

“Ajudar profissionais e organizações a competir melhor no Mundo Digital.”

No primeiro momento, nossa primeira abordagem – similar a do mercado –  era a de estudar profundamente o Digital para poder compreender, cada vez mais, o fenômeno.

Podemos dizer que o estudo EXCLUSIVAMENTE do fenômeno é sempre uma fase infantil para a compreensão da realidade.

Estávamos ainda numa fase imatura do estudo do Digital.

Faz parte da imaturidade dos conceituadores de qualquer área procurar analisar apenas o fenômeno e não refletir sobre a Estrutura Conceitual Epistemológica que vem antes dele.

Sem uma Base Epistemológica consistente, a chance de comprar “gato por lebre” diante dos fatos é grande.

Vejamos alguns passos importantes para sair da infantilidade e rumar para a maturidade diante da análise da nova Civilização 2.0.

O estudo das Forças Estruturantes de qualquer fenômeno, descobrimos com o tempo, é denominado de Fenomenalogia.

Fenomenalogia é o método da ciência dedicado a estudar diretamente determinado fenômeno.

Porém, o  estudo nos ensinou que para entender melhor qualquer fenômeno é preciso escolher e aprimorar Ferramentas Epistemológicas cada vez mais consistentes.

Se um marceneiro, por exemplo, pensa só em fazer cadeiras e não se preocupa na organização da sua oficina, onde se inclui a escolha de ferramentas mais adequadas, ele não fará bem o seu serviço.

Para ser um Conceituador de Excelência é preciso não só pensar no que fazemos, mas também pensar como pensamos.

Pensar bem significa ter consciência das escolhas que fazemos a cada passo para poder, se houver possíveis melhorias, promovê-las.

É preciso, no estudo de qualquer fenômeno, um Ferramental Epistemológico adequado para nos ajudar a organizar o pensamento.

Assim, tivemos, com o tempo, a necessidade de criar o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal.

Note bem.

Não começamos com o projeto de organizar um Sistema de Organização de Pensamento Bimodalporém isso se colocou como algo OBRIGATÓRIO no tempo.

Quanto mais cavávamos para entender o Digital, mais fomos percebendo a necessidade de aprimorar nossas “pás” e “picaretas“.

Muitos dirão que ficar pensando como nós pensamos é perda de tempo.

Porém, o que vai definir se o trabalho de um Futurista – ou de um conceituador de qualquer fenômeno – é a qualidade das Ferramentas Epistemológicas, que ele passas a adotar.

Sem um mergulho no que há de melhor na forma de pensar, um Futurista, que é um tipo de historiador, não terá muito sucesso.

Um Sistema de Organização de Pensamento é, portanto, um mapa geral de como vamos organizar as diferentes perguntas e respostas para que possamos analisar determinado fenômeno e sugerir ações dos respectivos clientes.

O Sistema de Organização de Pensamento Bimodal Geral, assim, é fruto de um conjunto de escolhas conscientes, que foram feitas ao longo do longo caminho da escola, recheado de diálogos, cada vez mais intensos e produtivos.

Tais escolhas precisam ser explicitadas para que possamos julgar, ao longo do trajeto, se foram adequadas, ou não. E, caso, estejam atrapalhando, sem nenhum problema, alterá-las.

A BIMODAIS optou pela Certeza Provisória Razoável, uma maneira de encarar a pesquisa de forma progressiva, baseada em diálogos permanentes com os nossos clientes.

O Sistema de Organização de Pensamento Bimodal, importante dizer, não é de uso exclusivo para o estudo do Mundo Digital, serve, a princípio, para qualquer fenômeno, com as suas devidas, aplicações específicas.

Tendo o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal explicitado, pudemos passar a realizar a a aplicação específica para que ele atendesse ao Futurismo Competitivo – o foco da escola.

O Sistema de Organização de Pensamento Bimodal, se divide em uma visão mais ampla e depois nas particularidades.

Vejamos:

  • Epistemologia estudo de como organizar um Sistema de Organização de Pensamento;
  • Filosofia escolhas e conclusões organizadoras do pensamento que são prévias ao estudo de qualquer fenômeno;
  • Fenomenologia – a partir das escolhas Epistemológicas e Filosóficas, novas escolhas e conclusões são feitas na observação direta sobre o fenômeno escolhido;
  • Aplicalogia – a partir das escolhas Epistemológicas, Filosóficas e Fenomenológicas, a definição das Regras do Fenômeno (Diagnósticos e Prognósticos) e métodos para ajudar os clientes a viver melhor (Tratamento).

Definido o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal para o estudo de qualquer fenômeno, detalhamos agora o estudo específico da Civilização 2.0.

O Sistema de Organização de Pensamento Bimodal Específico é voltado para apontar Macrotendências Gerais e Derivadas, a partir da chegada e consolidação gradual da nova Civilização 2.0.

Sistema de Organização de Pensamento Bimodal Específico tem, assim, a aplicação no Futurismo Competitivo Bimodal:

Temos, assim, três campos de atuação da BIMODAIS, que são baseados em escolhas conscientes das diferentes Encruzilhadas Conceituais, que encontramos pelo caminho.

São eles.

Epistemologia

A Epistemológica define o tipo de Sistema de Organização de Pensamento, que será escolhido.

Optamos por um, que se divide nos itens abaixo.

Filosofia Bimodal

A Filosofia Bimodal tem dois campos, a forma e o conteúdo:

  • Filosofia Científica do ponto de vista da forma dos estudos, optamos pela Certeza Provisória Razoável, um processo de melhoria contínua da Narrativa Bimodal, através de uma Metodologia de Diálogo também desenvolvida internamente;
  • Filosofia Social  – do ponto de vista da do conteúdo, consideramos ser mais eficaz desenvolver o Descentralismo Progressivo – uma Narrativa Estrutural dentro da Filosofia Social, que é o epicentro prévio para os diálogos de todas as Ciências Sociais Derivadas.

A Filosofia Social – que detalhamos neste artigo – é um Ambiente de Diálogo Filosófico, que procura responder: “o que o Sapiens faz para se adaptar e sobreviver ao longo da Macro-história? 

A seguir temos a Fenomenologia Bimodal.

Fenomenologia Bimodal

Procuramos responder tal pergunta, tendo como referência nosso foco principal, que é o de procurar Macrotendências para atender os profissionais e organizações produtivas diante da Civilização 2.0.

Percebemos que vivemos hoje uma Revolução Civilizacional, iniciada pela chegada de uma nova Mídia, demandada pelo aumento populacional dos últimos séculos, que terá como consequência o surgimento de um novo Ambiente de Sobrevivência.

Assim, optamos por um ramo da história, que é a Antropologia da Sobrevivência, que procura aliar três forças fundamentais e estruturais da espécie:

  • o aumento demográfico progressivo;
  • o surgimento recorrente de novas mídias;
  • e, por consequência, o aparecimento gradual de novas formas de sobrevivência humana.

A Antropologia da Sobrevivência nos permite, através da comparação histórica, chegar no Descentralismo Progressivo, uma Macrotendência Estrutural da espécie, que nos permite apontar macrotendências para o futuro.

O Descentralismo Progressivo guia não só nosso Diálogo na Epistemologia, quanto na Aplicalogia.

E neste momento, chegamos a Aplicalogia Bimodal.

Aplicalogia Bimodal

É a aplicação do que vimos nos níveis anteriores, procurando definir as principais Macrotendências Futuras e as metodologias mais adequadas para ajudar nossos clientes a migrar, mudar e criar novos projetos.

Neste momento, acabamos por descobrir o Descentralismo Progressivo– uma Macrotendência Estrutural, que guia o Sapiens ao longo do tempo e que se expande consideravelmente com a chegada de Mídias Descentralizadoras.

Conclusão

Assim, a BIMODAIS trabalha com quatro níveis diferentes dentro do seu Sistema de Organização de Pensamento Bimodal voltado para o Futurismo Competitivo, que vive neste início de século o desafio de lidar com uma Revolução Civilizacional.

É bom que se diga que:

  • o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal independe do Futurismo Competitivo;
  • que o Futurismo Competitivo é independente da Revolução Civilizacional para existir, pois pode ser utilizado em outros momentos mais adiante, como um Ferramental de Realização de Prognósticos de Médio e Longo Prazo em qualquer tempo;
  • e que o Descentralismo Progressivo é uma Macrotendência Estruturante da espécie, que estará presente em todas as nossas ações, tendo um upgrade maior em Revoluções Civilizacionais.

Podemos dizer que o Descentralismo Progressivo é a “cereja do bolo” de tudo que estamos estudando sobre a sobrevivência humana.

O Descentralismo Progressivo talvez a maior contribuição da escola para a Filosofia Social, que ajudará a reestruturar as Ciências Sociais Derivadas.

Bem como, o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal para a estruturação do estudo de fenômenos e a Antropologia da Sobrevivência – um novo ramo estruturante dos estudos históricos da espécie.

É isso que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO, ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS. 

GRIFOS EM NEGRITO, ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS  CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat