Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal090921

Introdução

O presente artigo tem a (s) seguinte hashtag (s):

  • #descentralismo_progressivo – é a Narrativa Estruturante do que podemos chamar de Filosofia Social Bimodal, que aponta o Descentralismo Progressivo como a principal Macrotendência Estruturante do Sapiens, ao longo da história, a partir dos estudos feitos, a partir da Antropologia da Sobrevivência.

O texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

É um Artigo Bimodal Epistemológico (organizativo), pois trabalha com o detalhamento do Arcabouço Conceitual que antecede esta análise e não com as questões Fenomenológicas (estudo do fenômeno) ou Aplicalológicas (aplicação dos estudos).

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao artigo:

O objetivo da ciência é apenas chegar mais perto da verdade. Popper.

Vimos neste artigo os motivos que nos levaram a desenvolver o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal, um Ferramental Conceitual para ajudar a qualquer conceituador a se aproximar, de forma mais eficaz, dos fenômenos.

Aplicamos o Sistema de Organização de Pensamento Bimodal ao nosso objetivo principal que é desenvolver uma base conceitual para a atividade do Futurismo Competitivo – o foco da escola.

Temos, assim, um Sistema de Organização de Pensamento Bimodal Específico voltado para o Futurismo Competitivo.

O foco do Futurismo Competitivo é o de ajudar profissionais e organizações a lidar de forma mais adequada com a Civilização 2.0.

O primeiro passo, conforme definido no Sistema de Organização de Pensamento Bimodal, é o de definir o Campo Filosófico do Fenômeno.

Como nosso estudo é voltado para ajudar profissionais e organizações de qualquer área de atividade produtiva, nosso campo de estudo é a Ciências Sociais como um todo.

E para que possamos Futurar de forma adequada é preciso responder a seguinte questão da Filosofia Social:

“Como o Sapiens se adapta para sobreviver ao longo do tempo?”

Cada Filósofo Social apresentará respostas diferentes às perguntas formuladas, criando a sua própria Narrativa Filosófica Social.

Haverá, assim, diferentes Narrativas Filosóficas Sociais disponíveis para que possamos responder a questão: “como o Sapiens se adapta para sobreviver ao longo do tempo?”.

A BIMODAIS resolveu propor a sua Narrativa Filosófica Social, a partir dos estudos que desenvolveu.

A Narrativa Filosófica Social Bimodal pode ser batizada de Descentralismo Progressivo, que é uma proposta à resposta a essa pergunta?

“Como o Sapiens se adapta para sobreviver ao longo do tempo?”

Nossa resposta é a seguinte: descentralizando de forma progressiva a complexidade.

Em detalhes:

  • por sermos uma Tecnoespécie, podemos aumentar a população;
  • ao aumentar a população, somos obrigados a inovar, de forma progressiva, tanto do ponto de vista tecnológico, como conceitual;
  • a Inovação Progressiva nos leva ao desenvolvimento, de forma recorrente, de novas Mídias Descentralizadoras, que permitem o desenvolvimento de Revoluções Civilizacionais;
  • novas Mídias nos permitem criar Modelos de Sobrevivência mais descentralizados;
  • sendo assim, a grande Macrotendência humana é o Descentralismo Progressivo.

O resumo do Descentralismo Progressivo é: quanto mais gente temos no mundo, mais a responsabilidade para lidar com a Complexidade Demográfica tende a ser compartilhada.

Importante ressaltar que o Descentralismo Progressivo NÃO é uma proposta política, mas uma análise dos fatos históricos, uma regra geral que guia a espécie.

Não podemos afirmar que em todas as regiões do planeta teremos o Descentralismo Progressivo, o que foge da capacidade conceitual dos Futuristas Competitivos.

O que cabe a um Futurista Competitivo é apontar Macrotendências daquilo que vai gerar Zonas de Atração no amanhã.

Assim, podemos dizer que o que vai gerar Zonas de Atração no futuro é o uso criativo e inteligente das novas Tecnopossibilidades mais participativas.

O Descentralismo Progressivo tem momentos de estabilidade e até mesmo de retrocesso, se analisarmos a Micro ou a Meso-História. Porém, do ponto de vista Macro Histórico, ele sempre estará presente.

O Descentralismo Progressivo, entretanto, tem um exponencial avanço por ocasião das Revoluções Civilizacionais.

Assim, podemos dizer que, muitas vezes, no curto e médio prazo, não temos o Descentralismo Progressivo de forma explícita na sociedade.

Porém, como agora, no surgimento de uma Revolução Civilizacional ele tende a ter um papel exponencial.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar  a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS. 

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS  CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

3 Responses to “O que é o Descentralismo Progressivo?”

  1. […] relação destas três forças foi descrita aqui, no artigo sobre o Descentralismo Progressivo, proposta da Narrativa Bimodal para a Filosofia […]

  2. […] O que é o Descentralismo Progressivo? O grande erro dos Futuristas: ignorar o crescimento demográfico […]

  3. […] aqui neste artigo sobre o Descentralismo Progressivo que determinada Era Civilizacional entra em crise em função do Aumento do Patamar […]

Leave a Reply

WhatsApp chat