Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal310821

Introdução

O presente artigo tem a seguinte hashtag:

  • #descentralização_personalizadora – detalhamento da Macrotendência da espécie na direção do aumento da Descentralização Personalizadora nas operações e decisões sociais;

O texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

É também um Artigo Bimodal Fenomenológico, pois trabalha com o detalhamento do fenômeno Digital e apenas levemente com o Arcabouço Conceitual que antecede esta análise.

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao Artigo:

“O mundo de baixo para cima será o grande tema deste século.”Ridley.

Como detalhamos neste artigo, a Antropologia da Sobrevivência é uma proposta da Filosofia Social Bimodal, baseada em novos paradigmas de como o Sapiens luta para sobreviver, tais como:

  • a compreensão de que somos uma Tecnoespécie;
  • uma Tecnoespécie nos permite inventar novas formas de sobreviver e, por causa disso, temos condições de aumentar a população;
  • quanto mais gente temos no mundo, mais aumentamos a complexidade das demandas;
  • o aumento da complexidade das demandas, nos leva OBRIGATORIAMENTE a ter que aumentar  a sofisticação das ofertas;
  • as únicas duas formas de conseguir superar o progressivo impasse de muita demanda para pouca oferta são as seguintes: centralizar e padronizar ou descentralizar e personalizar.

(Detalhe: a missão de um Futurista Competitivo é a de apontar para seus clientes – profissionais e organizações – o que vai gerar valor no futuro.)

Assim, cumprindo nossa missão, vamos procurar defender que, apesar de termos em alguns momentos o aumento da Centralização Padronizadora, o que vai gerar valor e criar Zonas de Atração é a Descentralização Personalizadora.

Por quê?

Se aumentamos a Complexidade Demográfica é mais sustentável que se divida a responsabilidade tanto da operação quanto das decisões por cada vez mais gente.

A divisão de responsabilidade permite que cada um possa ajudar, tanto na operação, quanto na decisão de resolver os problemas complexos.

Detalhemos mais.

Quando temos mais Complexidade Demográfica, a forma mais inteligente de lidar com ela, é aumentar, de forma progressiva, a Taxa de Responsabilidade.

Existe, obviamente, o que acaba sendo mais imediato, a possibilidade de centralizar as decisões e as operações.

Porém, a história demonstra que foram soluções de curto prazo e que NÃO se mostraram sustentáveis.

Decisões e Operações Centralizadas tendem a perder a Taxa de Qualidade ao longo do tempo.

A Centralização das Decisões e Operações, naturalmente, tende a padronização de produtos e serviços e, para isso, há um processo de padronização do próprio Sapiens.

Podemos dizer que:

Quanto mais tivermos a Centralização das Decisões e Operações, mais se terá a tendência a promover a Padronização do Sapiens.

Ou seja.

Quando você aumenta a Padronização Produtiva, tem, NECESSARIAMENTE, que promover a Padronização Subjetiva.

O Sapiens, entretanto, pelo que analisamos no passado, prefere mais a personalização do que a padronização, pois é uma espécie com alta Taxa de Diversidade, tanto Objetiva quanto Subjetiva.

O Sapiens tende a não se sentir confortável quando é preciso abrir mão de sua Diversidade Individual na direção de determinada padronização forçada.

Podemos dizer que o Sapiens se sente melhor quando pode praticar uma Taxa de Diversidade maior.

Por tendência, a Centralização Padronizadora acaba por criar uma demanda latente por uma Descentralização Personalizadora.

Se analisarmos a Macro-História e projetar o que vai gerar Zonas de Atração podemos aferir que:

  • As Zonas de Atração tendem a ser aquelas que permitem um aumento da Descentralização Personalizadora;
  • As Zonas de Abandono são aquelas que NÃO permitem uma alta taxa de Descentralização Personalizadora.

A Descentralização Personalizadora permite que tenhamos mais capacidade de lidar com a complexidade, com mais diversidade.

Exemplos?

Vejamos o caso bem conhecido do restaurante a quilo no Brasil, um case que demonstra como, de forma espontânea, lidamos com a complexidade, através da Descentralização Personalizadora.

Tivemos nas grandes cidades, ao longo das últimas décadas, o problema de aumento de complexidade da demanda nas áreas centrais, pois passamos a ter muita gente para comer, em pouco tempo, nos restaurantes.

Como o problema foi resolvido sem que houvesse uma combinação?

Surgiram os restaurantes a quilo, com o objetivo de resolver o problema.

Quais foram as etapas?

  • surge o primeiro restaurante a quilo, com um novo modelo de atendimento mais participativo;
  • há a retirada de determinados Intermediadores Mais Centralizados, que estavam dificultando a Personalização em Larga Escala;
  • nos restaurantes a quilo, há a retirada dos garçons e do cozinheiro “a la carte”;
  • os clientes aceitam se servir para ganhar tempo;
  • o ato de se servir, permite que cada cliente possa escolher, a seu critério o prato que vai comer;
  • podemos dizer que no restaurante a quilo, NENHUM prato é igual ao outro, pois todos têm escolhas diferentes.

O que vemos nos analógicos restaurantes a quilo é uma tendência, uma nova Filosofia de Atendimento, que nos mostra uma tendência, que se tornou exponencial com a Internet.

Tivemos o aumento exponencial da Descentralização Personalizadora.

A Filosofia de Atendimento do restaurante a quilo é uma solução de um impasse civilizacional: muito mais gente, com pressa para comer e com demandas de pratos cada vez mais personalizados.

Qual a resposta que a sociedade oferece para o aumento da Complexidade Demográfica Progressiva: se sirvam!

Se analisarmos todo o movimento que assistimos no pós-Digital vai nessa direção: a reintermediação de operações e decisões, que vão sendo transferidas para o próprio usuário.

Assistimos e estamos promovendo no Digital a passagem do “eu te sirvo” para o “se sirva você mesmo”,  criando um novo Ambiente Humanos de Sobrevivência.

Se você reparar as fases, temos:

  • com a digitalização – a criação de cada vez mais plataformas e aplicativos, que permitem que o usuário possa cada vez mais operar e decidir;
  • com a uberização e blockchenização – a criação de cada vez mais plataformas e aplicativos, que permite o usuário participar da produção, além de operar e decidir.

Se analisarmos a grande Macrotendência Pós-Digital, vamos observar que o epicentro das mudanças pode se resumir no seguinte mantra: “se sirva!”.

É isso que dizes?

Colaborou o Bimodal: João

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat