Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no Mapa Mental da Escola Bimodal.

 Veja as tabelas mais atualizadas do Mapa Mental da Escola Bimodal: ( https://bit.ly/2RK8HTX )

“Se queres prever o futuro, estuda o passado.”Confúcio.

Futurismo é um campo de trabalho profissional, que envolve uma série de atividades voltadas para ajudar pessoas e organizações a tomar decisões hoje diante do amanhã.

Quando falamos em estratégia nas nossas vidas, incluindo as organizacionais, antes delas precisamos ter, de forma consciente ou inconsciente, um Futurista.

Cabe até colocar um plástico no para-choque dos carros: Pensou em estratégia? Contrate um Futurista!

Existem, entretanto, três tipos de Futurismo e Futuristas:

  • Futurismo Normal – quando o cenário futuro está estável e se lida com Fenômenos Conjunturais e Conhecidos;
  • Futurismo Extraordinário – quando o cenário futuro está instável, devido a Fenômenos Conjunturais e Desconhecidos;
  • Futurismo Super Extraordinário – quando o cenário futuro está instável, devido a Fenômenos Estruturais e Desconhecidos.

Veja aqui as tabelas mais atualizadas sobre “O que é Futurismo?“: ( https://bit.ly/3pzcVul )

(Futurismo Normal pode ser chamado também de Padrão ou de Convencional.)

De maneira geral, quando se fala de Futurismo estamos nos referindo ao Futurismo Normal, aquele em que os Valores e Paradigmas estão válidos e conseguem prever, se antecipar aos fenômenos futuros.

As atividades dos Futuristas Normais, assim, são conhecidas como ligadas às estratégias de curto e, no máximo, médio prazo e tudo que se relaciona a isso: as mudanças de mindset necessárias (papel dos Futuristas Mudancistas), as migrações (papel dos Futuristas Migracionistas) e, em alguns casos, novos empreendimentos (papel dos Futuristas Empreendedores).

O trabalho dos Futuristas Normais é, basicamente, operar com Valores e Paradigmas já consagrados, organizando-os e ajustando-os para que possam ajudar a seus clientes a decidir melhor sobre Fenômenos Conjunturais Conhecidos.

Quando temos Fenômenos Inusitados, sejam eles Conjunturais (como a Pandemia) ou Estruturais (como a Revolução Midiática Civilizacional Digital) é preciso uma ação diferente dos Futuristas.

A regra é a seguinte: quanto mais determinado Fenômeno, que surge no cenário, é Desconhecido e Estrutural, mais será necessário que tenhamos um trabalho maior de revisão de Valores e Paradigmas e vice-versa.

A Bimodais foi criada dentro deste novo cenário profundamente marcado pela chegada da Revolução Midiática Civilizacional Digital – um Fenômeno Desconhecido e Estrutural – que exige um tipo de Futurismo Super Extraordinário diferente do normalmente praticado.

Vejamos a tabela, que compara as Mudanças de Mindset Necessárias dos Futuristas e depois, por consequência, de seus clientes: ( https://bit.ly/3pzcVul )

Vejamos a tabela, que compara as Atividades dos Futuristas em todos os Tipos de Futurismo (Normal, Extraordinário e Super-Extraordinário) ( https://bit.ly/3pzcVul )

Vejamos a tabela, que compara as Atividades dos Futuristas dos Tipos de Futurismo (Extraordinário e, obrigatoriamente, no Super-Extraordinário) ( https://bit.ly/3pzcVul )

Note que quando lidamos com o Futurismo Extraordinário e Super-Extraordinário, principalmente, precisamos dividir as funções entre Futuristas Operacionais, aqueles que vão atender à sociedade diretamente.

E Futuristas Conceituais, que precisarão cuidar da Qualidade da Análise do Novo Fenômeno e que terão como clientes os Futuristas Operacionais.

Vejamos a tabela, que compara as Divisão de atividades nos tipos de Futurismo Extraordinário e Super-Extraordinário ( https://bit.ly/3pzcVul )

O grande problema que as pessoas, profissionais e organizações vivem hoje diante do Digital é NÃO contar com o Futurismo adequado para o Fenômeno enfrentado!

Vivemos hoje com a chegada da Revolução Midiática Civilizacional Digital, claramente um  Fenômeno Social Raro, Disruptivo e Desconhecido, que pede um Futurismo Super-Extraordinário, que possa contar com profissionais, que nos ajude a pensar, dialogar e entender melhor o que temos pela frente.

Este esforço de criar um Futurismo de mais qualidade é a grande missão dos Bimodais, que entram agora em Julho na sua sexta imersão, com um diálogo interno permanente sobre esse enorme e fundamental desafio.

É isso, que dizes?

Colaboraram os seguintes Bimodais: Átila Pessoa e Flexa Ribeiro.

Vem tomar pílula vermelha todos os dia na Bimodais.  Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês.

One Response to “Futurismo: Teoria e Prática”

  1. […] nos dois artigos anteriores aqui e aqui também que o momento atual, em função do Fenômeno Estrutural e Desconhecido da […]

Leave a Reply

WhatsApp chat