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O áudio do artigo.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no MAPA MENTAL BIMODAL:

Veja as tabelas mais atualizadas do MAPA MENTAL BIMODAL: ( https://bit.ly/2RK8HTX )

“O futuro não é a soma de ideias mas a multiplicação de possibilidades.”Luc de Brabandere.

Vimos nos dois artigos anteriores aqui e aqui também que em função do momento atual que estamos vivendo –  conceituado pelos Bimodais de Revolução Midiática Civilizacional Digital precisamos praticar o Futurismo Super Extraordinário.

(O Futurismo Super Extraordinário se distingue dos outros dois Normal e Extraordinário em função de estarmos diante de um Fenômeno Estrutural e Desconhecido, que, por causa disso, precisa de um tipo de Futurismo, que trabalhe fortemente a revisão de Valores e Paradigmas.) 

O que quero abordar neste artigo são duas questões relativas ao tema:

  • o perfil ideal para iniciar o processo de mudança, a partir da Narrativa do Futurismo Super Extraordinário;
  • e as melhores formas de atrair esse perfil.

No Futurismo Super Extraordinário, temos algumas características diferentes dos outros dois Futurismos (o Normal e o Extraordinário) e, por causa disso, precisamos trabalhar principalmente, logo de início, com os Clientes Inquietos.

Vejamos as definições dos dois tipos de Clientes do Mercado do Futurismo:

  • Os Clientes Quietos – aqueles que são muito apegados aos Conceitos do Senso Comum e trabalham (ou gostam de trabalhar) em funções mais operacionais e mais rotineiras;
  • Os Clientes Inquietos – aqueles que são muito menos apegados aos Conceitos do Senso Comum e trabalham (ou gostam de trabalhar) em funções mais estratégicas.

(Aqui é preciso fazer uma ressalva. Nem sempre uma pessoa que tem Quietude ou Inquietude no Trabalho leva isso para todos os aspectos da sua vida. Estamos abordando aqui apenas a Quietude ou Inquietude Profissional.)

Podemos dizer que os Clientes Inquietos já trazem, como algo inerente a sua personalidade, a vontade de mudar e ser desafiados nos seus conceitos.

O esforço para promover a mudança de Clientes Quietos é sempre muito maior do que a dos Clientes Inquietos.

Clientes Quietos são aqueles que recebem os processos prontos e têm motivação de mantê-los, porém não são indicados para iniciar processos de mudanças, pois são muito resistentes a elas.

Os Clientes Inquietos são mais recomendados para enfrentar mudanças mais disruptivas, pois têm menos apego e uma Taxa Menor de Resistência a Conceitos Novos.

O trabalho de captação de clientes do Futurismo Super Extraordinário, portanto, tem que ser voltado para os Clientes Inquietos, que são desejosos por novos conceitos e não resistentes a eles.

Para se atrair Clientes Inquietos, é necessário modificar o que normalmente se faz em projetos de mudança. É preciso sair do que podemos chamar de Método do Convencimento (de fora para dentro) e optar pelo Método de Atração (de dentro para fora).

Na forma de atrair clientes temos:

  • O Método do Convencimento – opera de fora para dentro e é baseado, na maior parte das vezes, pela mensagem da obrigação e da imposição: “Vem que você precisa e deve mudar estes conceitos”. Ele mais é escolhido do que escolhe;
  • O Método de Atração – opera de dentro para fora, e é baseado, na maior parte das vezes, na mensagem da opção e do voluntariado: “Vem se você quiser, estamos aqui e acho que você vai gostar e melhorar a sua vida”. Ele mais escolhe do que é escolhido.

O Futurismo Super Extraordinário, assim, tem como clientes preferenciais os Inquietos e se utiliza do Método do Convencimento para atrair clientes. 

O que temos visto hoje no Mercado do Futurismo é o seguinte:

    • não se está usando o Futurismo Super Extraordinário – aquele que opta por trabalhar com revisão de Valores e Paradigmas;
    • não se procura trabalhar no início dos projetos com os Clientes Inquietos;
    • e não se utiliza o Método de Atração, optando-se, de forma inadequada, pelo Método do Convencimento.

É por isso que a Taxa de Eficácia do Futurismo praticada hoje no mercado está tão baixa.

É isso, que dizes?

Colaborou a Bimodal: Fernanda Pompeu.

Vem tomar pílula vermelha todos os dia na Bimodais.  Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

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