Feed on
Posts
Comments

Versão 1.1 – 12/07/21

O áudio do artigo – primeira versão.

O áudio do artigo – segunda versão.

“Aprenda a usar suas emoções para pensar e não pensar com suas emoções.”Robert Kiyosaki.

Este texto faz parte dos Artigos Didáticos Bimodais, por isso são mais densos, com forte preocupação conceitual e servem de base para que se possa entender, dialogar e aprimorar a Narrativa dos Bimodais.

É Ferramental Conceitual para que os Futuristas Bimodais e seus clientes, em particular, e a sociedade, de maneira geral, possam lidar melhor com este novo cenário.

O objetivo do artigo é detalhar a Metodologia Bimodal de Interpretação da Realidade. 

Em primeiro lugar, é preciso dizer que vivemos hoje um Momento Excepcional da Civilização, no qual temos convivido com uma Revolução Midiática  – Fenômeno Social Mais Disruptivo do Sapiens, sobre o qual não conhecemos quase nada ou muito pouco..

Quando tentamos projetar o futuro, podemos utilizar os Padrões Convencionais de como o Sapiens avança na história, mas os resultados têm sido bem precários.

A Internet marcará PROFUNDAMENTE a vida de nossos descendentes não só nas próximas décadas, mas também nos próximos séculos.

Quando assumimos o compromisso de formar Futuristas Competitivos diante deste cenário para ajudar clientes de todos os tipos, temos que percorrer um caminho não convencional.

De maneira geral, escolas que formam Estrategistas Profissionais, uma sinônimo para Futuristas Competitivos, não precisam ir tão fundo em filosofias e teorias.

Porém, o momento atual pede a revisão de Padrões Epistemológicos para que possamos cumprir bem a missão da formação de Futuristas Competitivos.

Aqui neste artigo a missão é apresentar os primeiros passos para que um Futurista Bimodal possa começar a compreender a realidade de forma diferente.

E lembramos que o Futurismo é uma atividade profissional, mas não existe nenhum Sapiens vivo que não Future, fazendo prognósticos sobre o futuro.

Fato é que se não refletimos sobre como pensamos, fica muito difícil aceitar novos padrões e, ainda mais, ajudar os clientes a fazer o mesmo.

O primeiro passo na revisão da forma como pensamos é entender que não enxergamos a realidade diretamente, mas INDIRETAMENTE.

O Sapiens percebe a realidade, através de uma percepção cercada de emoções.

O pensar mais reflexivo é o processo contínuo de Desemocionar.

Não existe, assim, o pensar racional, mas o pensar mais reflexivo.

Razão é um tipo de verbo camuflado de substantivo.

Para pensar melhor é preciso olhar para a nossa percepção, que, por sua vez, procura se aproximar mais dos fatos, sempre em processo.

Pensar melhor significa decidir melhor.

Quem pensa de forma ineficaz, decide do mesmo jeito.

 

Assim, quando vamos apresentar para os nosso clientes um Prognóstico de Futuro temos que deixar claro que estamos NOS APROXIMANDO dos fatos em processo.

E que é preciso um grande esforço de pensar sobre como pensamos.

É preciso um grande esforço de entender que percebemos que percebemos.

Que o refletir é um processo continuado de ida e volta entre os fatos e as nossas decisões, que vão nos levando ao que chamamos aqui de Certeza Provisória Razoável.

A Certeza Provisória Razoável é uma forma de pensar a realidade, na qual temos a noção que tudo é um processo de aproximação dos fatos, via revisão da nossa percepção, através de argumentos e resultados mais eficazes.

É preciso, assim, que cada profissional crie uma Narrativa Profissional, que seja permanentemente atualizada, a partir dos diálogos que vão sendo feitos e os resultados das decisões tomadas.

Um Futurista Bimodal opera com a realidade como se estivesse desenvolvendo um software, ciente que há “bugs” nos códigos, mas que é preciso colocar para “rodar” para descobri-los.

Podemos, portanto, dividir o processo de Interpretação da Realidade em dois movimentos:

  • dos Fatos para as Narrações – o movimento de interpretação;
  • das Narrações para os Fatos  – o movimento de validação da interpretação.

(Figura feita pelo Bimodal: Átila Pessoa.)

Quando vivemos Mudanças Desconhecidas como as atuais, não só em função da Pandemia (Conjuntural), mas também a chegada e massificação da Revolução Midiática Civilizacional Digital (Estrutural) é preciso trazer de volta a reflexão sobre nossas percepções mais arraigadas.

Ayn Rand (1905 – 82), uma dos epistemólogos preferidos dos Bimodais, defendeu que o pensamento é um processo em diferentes camadas: sentir, perceber, conceituar e narrar (este último nós tomamos a liberdade de acrescentar).

Pensar, assim, é ter consciência do processo de transformar sensações em percepções, depois em conceituações e, por fim, em narrações.

Feito isso, há o movimento  contrário que é o de transformar as Narrações em Decisões, Atuações e Constatações e avaliar se estas ajudaram numa sobrevivência melhor ou pior, o que valida, ou não, todo o processo.

O processo de Interpretação da Realidade, assim, tem uma métrica fundamental: você reflete para viver melhor, a partir de seus critérios, e, se estes estão sendo atingidos, há uma validação do processo e vice-versa.

(Aqui nesta visão há muito de Ludwig von Mises (1871 – 1973 ) um dos nossos Cientistas Sociais Preferidos, que defende que o Sapiens sempre quer sair de uma situação de menos para mais conforto.)

Para que se possa pensar melhor, é preciso combater alguns vícios recorrentes – os Vícios do Pensar.

Vício 1: Diretismo Tóxico

Temos o problema do Diretismo Tóxico, que se caracteriza por não conseguir criar um espaço interno de reflexão sobre as nossas reflexões.

É do Senso Comum a crença de que se consegue enxergar a realidade diretamente e a isso podemos definir o Diretismo Tóxico, pois nos impede de olhar para os nossos filtros – que é o que, na verdade, devemos fazer.

Pensar será sempre pensar como pensamos.

Pensar sempre será analisar os nossos filtros, que estão entre nós e a realidade.

Vício 2: Adormecimento da Reflexão

É preciso combater também o Adormecimento da Reflexão, por exemplo, que nos faz acreditar que a realidade é uma espécie de substantivo e não um verbo.

A nosso ver, a realidade está sempre em movimento de um ponto mais conhecido para outro menos conhecido pelos nossos filtros.

O ato de Interpretação da Realidade é, portanto, um contínuo exercício de revisão de nossas sensações, percepções, conceituações e narrações, a partir dos resultados das nossas decisões, atuações e constatações.

Vício 3: Pragmatismo Tóxico

Por fim, o Pragmatismo Tóxico nos leva a crer que existe uma falsa dicotomia entre o refletir e o agir, a velha e tradicional briga entre teoria e prática (aqui na Bimodais prática é sinônimo de operacional).

A nosso ver, o processo de Interpretação da Realidade é um jogo contínuo entre os fatos e a nossa interpretação dos mesmos, num movimento de idas e vindas, que precisa ser praticado diariamente.

Quando se estabelece este processo de “musculação do pensamento” vai se exercitando nossa capacidade de pensar e agir melhor e vice-versa e, conforme a eficácia desse exercício, podemos estar indo para frente, ficando parado ou indo para trás.

Quando utilizamos uma Metodologia mais Adequada de Reflexão começamos a refletir o tempo todo sobre nossa forma de pensar e agir e saímos do que podemos chamar de Carrossel Existencial para o Espiral Existencial.

O Espiral Existencial é o movimento de pessoas que estão exercitando a sua forma de agir e pensar e melhorando, gradativamente, a sua qualidade de vida.

O Carrossel Existencial é o movimento de pessoas que NÃO estão exercitando ADEQUADAMENTE a sua forma de agir e pensar e estão estáticas ou piorando, gradativamente, a sua qualidade de vida.

Quando procuramos promover mudanças, seja onde e de que tipo for, vamos esbarrar nesses três Vícios do Pensar do Adormecimento da Reflexão, do Diretismo Tóxico e do Pragmatismo Tóxico.

Os Futuristas Bimodais precisam pensar melhor para que possam exercer as suas atividades, sejam elas o Futurismo Conceitual ou Operacional.

É isso, que dizes?

Colaboraram com o artigo a seguinte Bimodal: Fernanda Pompeu e Átila Pessoa (que ajudou também com uma das figuras).

Vem tomar pílula vermelha todos os dias na Bimodais.  Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat