Feed on
Posts
Comments

“Um homem aponta para o céu. O tolo olha para o dedo e o sábio para a lua.” provérbio chinês.

Vamos às definições que alguns Conceituadores de Plantão atribuíram ao mundo atual e que tiveram boa aceitação por clientes carentes de compreensão:

  • VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.
  • BANI – Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível.

Vamos defender aqui que tais conceitos são Erros Conceituais, que podemos chamar de Projetacionismo (vamos explicar ao longo do texto). Estes Conceitos Tóxicos se disseminam e ganham escala devido à Histeria Coletiva que tomou conta da sociedade diante das mudanças atuais provocadas pela Revolução Midiática Civilizacional Digital.

(O conceito Projetacionismo foi sugerido pelo Bimodal Leonardo Almeida.)

O primeiro passo para compreender os equívocos Banis e Vucas é a compreensão de que na criação de conceitos é preciso separar sempre três campos, que são sinérgicos, entrelaçados, mas distintos:

  • O Fenômeno –  é aquilo que vai ocorrer INDEPENDENTE dos Conceituadores e de seus clientes. São os fatos que podem ser medidos, através de Taxas Comparativas entre o antes e o depois da eclosão de determinado fenômeno;
  • O Tipo de Mudança que o Fenômeno provoca na sociedade ou no planeta – são as análises que são feitas para que se possa precisar a relação do Sapiens com o fenômeno, tal como: Conhecido ou Desconhecido pelo senso comum e pelos Conceituadores? Rápido ou Lento? Incremental ou Disruptivo? Conjuntural ou Estrutural?
  • E, por fim, o Desconforto que o Fenômeno causa em alguém – muito ou pouco desconforto? Que tipo de desconforto? Quais as sensações têm na relação com o fenômeno?

Primeiro, vamos detalhar como vemos o atual cenário para depois apontar como os Banis e Vucas são tóxicos e por que surgem.

Vivemos, desde o final do século passado, um processo gradual e progressivo de diferentes fases da Revolução Midiática Civilizacional Digital, que tem introduzido na sociedade diversas Mudanças Estruturais em todas as áreas e em todo o planeta.

Estamos assistindo o surgimento gradual de um novo Ambiente de Sobrevivência mais dinâmico, horizontal, livre, e muito mais mutante do que no passado.

As novas Tecnopossibilidades Midiáticas permitiram aos mais inovadores a criação da Curadoria – um novo Modelo de Comando e Controle inspirado nas formigas, que vemos nos Ubers, no qual se pode resolver problemas num processo radical de Desgerenciação.

Os Bimodais classificaram a atual Revolução Midiática Civilizacional Digital de um tipo de fenômeno, que provoca na sociedade uma Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).

Porém, repare que ao criarmos o conceito “Mudança DRED” não estamos confundindo o fenômeno, com o tipo de mudança e com as sensações que temos diante dele.

Não, não é o novo Ambiente de Sobrevivência que é DRED e nem o mundo, mas a um tipo de mudança, que poderia ser, por exemplo, o oposto, tal como: Mudança ILCD (Incremental, Lenta, Conjuntural e Conhecida).

O fenômeno da Revolução Midiática Civilizacional Digital causa um tipo de Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) e provoca um tipo de sensação nas pessoas, onde se encaixaria alguns conceitos do BANI E DO VUCA.

BANI E VUCA são sensações. A volatilidade, incerteza, ambiguidade, complexidade, fragilidade, ansiedade e incompreensão NÃO são características do mundo ou do Fenômeno Midiático Digital, mas da sensação que temos, a partir dele!

Os Conceituadores que criaram o BANI e o VUCA – e outras coisas parecidas – cometeram um Erro Conceitual, que podemos chamar de Projetacionismo, uma confusão entre sensações que temos diante de um fenômeno e o fenômeno em si.

Ayn Rand sugeriu na criação de narrativas que as sensações e percepções são apenas o primeiro passo para a conceituação.

Sensações são apenas o primeiro estágio da compreensão da realidade. Para se definir um fenômeno, é preciso um longo e meticuloso trabalho de reflexão – o que não foi feito nem pelos Vuqueiros e nem pelos Banizeiros.

O Projetacionismo é um erro básico na criação de conceitos, uma mistura entre o que é o fato e a sensação que tenho em relação a ele.

A atual Revolução Midiática Civilizacional Digital NÃO é volátil, incerta, complexa ou ambígua e nem frágil, ansiosa, não linear ou incompreensível. Estas são as sensações, os desconfortos que as pessoas estão tendo ao se relacionar com ela.

As sensações Banis e Vucas são típicas das pessoas diante de uma Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).

Note, por exemplo, que a atual Pandemia não foi DRED, pois ela não é Disruptiva, nem Estrutural. Foi apenas Rápida e Desconhecida porém Conjuntural e Incremental, no máximo radical na expansão da Digitalização, que permite a quebra do tempo e lugar.

Precisamos diante da Revolução Midiática Civilizacional, antes de tudo, entendermos a sua lógica para poder reduzir essa sensação de incerteza, de volatilidade, de incompreensão, de fragilidade e de ansiedade.

Ao estudarmos na história as Revoluções Midiáticas Civilizacionais, com os especialistas no tema (no caso os canadenses da Escola de Toronto) reduzimos a sensação de complexidade, de ambiguidade e de não linearidade de tal fenômeno.

O que tem acontecido com os Conceituadores de Plantão – que têm feito muito sucesso dentro da Histeria Coletiva que vivemos – é a constante produção de Conceitos Tóxicos, que vendem muito, mas explicam pouco.

(Veja aqui a comparação entre os Transformadores Digitais (TD) e os Adaptadores Civilizacionais).

Conceitos, entretanto, são o DNA das Decisões. Conceitos mal formulados, confusos, tóxicos com Alta Taxa de Emocionalismo e Baixa Taxa de Reflexão levam a ações ineficazes por parte de quem os “compra”.

Conceitos Tóxicos são uma espécie de “analgésico” consumido por quem não quer encarar de frente a Revolução Midiática Civilizacional Digital.

Conceitos Tóxicos (tal como Bani e Vuca) aumentam a Taxa de Inadequação Competitiva de pessoas, profissionais e organizações diante da Civilização 2.0. É preciso, sem dúvida, colocar mais reflexão e menos emoção na análise do novo cenário.

É isso, que dizes?

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NO MÊS DE MAIO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

 

One Response to “Por que Vuca e Bani são Conceitos Tóxicos?”

  1. Leonardo Almeida disse:

    “As sensações Banis e Vucas são típicas das pessoas diante de uma Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida).”
    Excelente. Me parece ser esse o link entre os nossos conceitos e os “tóxicos”.

Leave a Reply

WhatsApp chat