Feed on
Posts
Comments

Por que chamar Facebooks de rede social é Tóxico

A diferença entre digitalização, uberizacão e blockchenização

Por que é fundamental criticar conceitos tóxicos?

O papel dos conceituadores

Lembramos que adotamos e aprimoramos neste Exercício Intelectual da Narração as Sugestões Epistemológica Randianas de Ayn Rand (1905 – 82), que caracteriza a reflexão humana em quatro fatores:

 

  • sensações – reflexões e encadeamentos mais lógico sobre o coletivo de sentimentos, a partir dos sentidos básicos;
  • percepções – reflexões e encadeamentos mais lógico sobre o coletivo de sensações;
  • conceitos – reflexões e encadeamentos mais lógico  sobre o coletivo de percepções;
  • narrações – reflexões e encadeamentos mais lógico  sobre o coletivo de conceitos.

 

O papel de Conceituadores dentro de uma Escola de Pensamento é o de criar uma Narrativa Profissional mais eficaz, reduzindo a Taxa de Conceitos Mais Tóxicos e aumentando a Taxa de Conceitos Mais Saudáveis.

 

Conceitos Mais Tóxicos são aqueles que geram Baixa Taxa de Qualidade de Decisão e vice-versa.

Um dos fatores fundamentais no trabalho de Conceituadores é o de conseguir criar uma boa classificação dos conceitos, pois permite uma Metanarrativa.

 

Errovo e Errovente novos substantivos para a inovação.

A validação da verdade não se dá na lógica humana, mas na comparação desta com as consequências metodológicas com a realidade.

O que é uma Topologia de Sobrevivência mais sofisticada? 

A estrutural dificuldade de pensar sem método!

Por que um futurista deve se preocupar com as mudanças mais desconfortantes?

O ser humano tem mais dificuldade de lidar com Fenômenos Inusitados.

Fenômenos Inusitados têm uma taxa de Exôgenia Maior do que Fenômenos Planejado que tem uma taxa de Endôgenia Maior.

Mudanças com Alta Taxa de Exôgenia, mais desconhecidas, rápidas, disruptivas causam um desconforto maior.

Podemos dizer que a grande demanda dos Clientes de Conceituadores Futuristas/Estrategistas é pela preparação para Fenômenos Inusitados do que que Planejados.

Por que as mudanças mais fáceis podem ser trabalhadas por quem enxerga o curto prazo. O papel principal do futuristas e perceber Mudanças de Alto Impacto e preparar explicações e estratégias para que as pessoas possam lidar com elas com menos sofrimento.

Por que o conceito “redes sociais” é inadequado e tóxico?

Temos aqui um uso inadequado do conceito, pois rede social são todas já existentes e não as criadas agora redes sociais no ambiente digital. O conceito é tóxico, pois passa a impressão de que a sociedade antes do digital não trabalhava em rede.

O que fizemos foi a digitalização das redes sociais, através de novas tecnologias.

Por que é preciso gerar desconfortos conceituais?

O papel de um Conceituador de Excelência é não só criar conceitos, mas analisar os conceitos alheios, principalmente os com grande difusão na sociedade, e analisar possíveis erros e acertos, causando um desconforto.

Pessoas só “param para pensar” quando algo diferente ocorre nas suas vidas, que pode ser algo concreto, tipo uma doença, ou um questionamento de algo que a pessoa costuma falar o tempo todo, como se fosse algo “certo” e se questiona.

Se provoca aí um curto circuito para se poder questionar a própria narrativa da pessoa.

Transformação Digital por que é um conceito tóxico?

Digital é abstrato demais para definir um tipo de transformação. Quando se fala em transformação está se falando de uma mudança de a para b e b é preciso estar bem detalhado. É um tipo de erro que precisa mais reflexão para entrar na tabela dos bimodais.

As duas formas de se produzir conhecimento: indutiva e dedutiva.

Durante muito tempo trabalhei com a ideia de um edifício do pensamento e a metáfora colocava a filosofia na cobertura, mas ouvindo o conceito ciência básica, acredito que a melhor metáfora não é de edifício, mas de bunker, no qual existe uma parte que está na superfície, que é o operacional e uma parte estrutural, de raiz, que está no subsolo.

Quanto mais a coisa fica complicada em cima, mais fundo temos que cavar para mudar as bases estruturais. É o que o artigo vai trabalhar.

brincadeira conceitual do corredor: conceitos de sala e de cozinha

Aqui vem de um papo com a Fernanda Pompeu da relação entre sintonia com a realidade e empatia com o cliente dos conceitos. E que é preciso não separar, o que me chama mais a atenção é que quando temos um momento de histeria, as pessoas começam a procurar cada vez mais empatia, não mais se preocupando com a sintonia. É o que o artigo vai trabalhar.

Por que os conceitos são as primeiras vítimas numa crise de histeria coletiva?

aqui ressalta a importância do desenvolvimento de Metodologias de Narração ainda mais quando o mercado está histérico, pode ser um artigo separado ou ser apresentado dentro de outros.

Por que o conceito “Pensador” é tóxico?

Pensar no senso comum é atrelado a ideia de que alguém fica parado olhando para o céu ou para o teto, sem nenhum tipo de ação.

Pensar, do ponto de vista mais conceitual, é o conjunto de atividades que envolvem a reflexão sobre sentimentos e percepções para transformá-los em conceitos e, por fim, numa narração.

Assim, um pensador é, na sua atividade, um conceituador e um narrador.

Einstein, portanto, não foi um grande pensador, mas um grande conceituador e narrador sobre determinados fenômenos.

No imaginário das pessoas o que passa é que o pensamento é uma atividade passiva sem ações, o que, quando analisamos no detalhe, isso não ocorre.

Pensar é uma atividade que necessariamente envolver conceituar e narra.

O ato de pensar puro, sem atividades, pode estar ligado a outras atividades sociais, mas não na atividade científica.

A diferença entre narrativa e ladainha

Narrativa é a tentativa de explicação mais lógica sobre determinado fenômeno. Ladainha é o conjunto de sensações e percepções sobre o mesmo fenômeno, mas que ainda não passou por um devido processo de reflexão, utilizando uma Metodologia de Narração mais Eficaz.

A diferença entre narrativa e conceito

Narrativa é o coletivo de conceitos. Uma Narrativa apresenta um conjunto de conceitos articulados com determinada intenção.

Teoricamente, quando tratamos de Narrativas Mais Científicas parte-se do princípio que queremos nos aproximar, o máximo possível, da realidade.

Porém, Narrativas Mais Científicas são intoxicadas por cosmovisões e pelos interesses individuais dos Conceituadores.

Assim, haverá sempre algum tipo de Intoxicação nas Narrativas.

Há uma tendência de que Conceitos Mais Tóxicos, que se distanciam da realidade, tendem a ter uma intoxicação maior dos Conceituadores.

A invisível indústria conceitual

Narrativas e Conceitos são produzidos por Conceituadores, que operam dentro do que podemos chamar de Indústria Conceitual, que vende explicações para respectivos clientes.

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat