Feed on
Posts
Comments

“Ninguém pode apresentar um retrato da existência humana sem o marco filosófico.”- Ayn Rand.

“O significado das crises: é chegada a ocasião para renovar os instrumentos.”Thomas Kuhn.

Vivemos hoje o início de uma Revolução Midiática Civilizacional, Fenômeno Estrutural  Social Recorrente, detonador e iniciante de novas Eras Civilizacionais.

Os Bimodais consideram que uma Revolução Midiática Civilizacional é uma Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida). Por isso, a Taxa de Dificuldade de Adaptação é muito alta.

Mudanças DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) causam um aumento de Taxa de Apego, tanto em Conceituadores (profissionais que tentam entender o novo cenário) quanto nos Clientes dos Conceituadores.

Mudanças DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) precisam de uma abordagem diferenciada por parte dos Conceituadores, pois o fato de serem desconhecidas demonstram que as teorias disponíveis não conseguem explicar as alterações de cenário.

Mudanças DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) são sinais de que vivemos uma Macro-Anomalia em alguma ciência. No caso de uma Revolução Midiática Civilizacional nas Ciências Sociais, onde estão incluídas a Administração, os Negócios, a Economia,  a Educação, a Política, etc.

A Macro-Anomalia das Ciências Sociais demanda por parte dos Conceituadores um trabalho de revisão das Raízes Filosóficas da respectiva ciência para, só então, reanalisar as teorias e, por sua vez, obter Metodologias de Adaptação mais consistentes.

Conceituadores criam conceitos para que Adaptadores (aqueles que vão capacitar e prestar consultoria) possam trabalhar.

É normal neste momento de Macro-Anomalia de determinada ciência, que os Conceituadores de plantão tentem entender o novo fenômeno com os antigos valores e paradigmas, evitando uma reanálise das Raízes Filosóficas. 

É o que expressou meu querido amigo Gil Giardelli na sua sintética e genial frase:

“Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras.”Gil Giardelli;

A angústia, o receio e a ansiedade diante de uma Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) gera uma Alta Taxa de Demanda por explicações e metodologias de migração.

Assim, há uma forte demanda por consumir explicações sobre o novo fenômeno, o que faz que surjam ofertas de todos os tipos, mesmo que não sejam adequadas, mesmo que sejam Conceitos Mais Tóxicos, que terão consequências danosas para os Consumidores dos Conceitos.

Vivemos com a chegada da Revolução Midiática Civilizacional Digital, para se ter um termo de comparação, uma espécie Tecnopandemia, na qual os “médicos” aturdidos receitam remédios e fazem projeções sem entender exatamente do que se trata, onde estamos e para onde vamos.

E neste cenário de incerteza de Macro-Anomalia das Ciências Sociais que surgem dois tipos profissionais bem distintos: os que ficam no mesmo paradigma e os que procuram um novo. Isso não é novo e ocorrerá sempre em Mudanças DREDS. 

Aqueles que admitem a Macro-Anomalia, iniciam uma jornada de revisão filosófica e teórica para chegar às Metodologias de Adaptação mais eficazes.

Aqueles que NÃO admitem a Macro-Anomalia, e continuam a operar nos antigos valores e paradigmas começam a desenvolver Metodologias de Adaptação mais tóxicas, menos eficazes.

No caso do momento atual temos no mercado o que vamos conceituar de Transformadores Digitais (TD) um profissional especializado no apoio para explicar o digital e promover a  transformação.

São os Transformadores Digitais (TD) que criam Conceitos Mais Tóxicos como Vuca, Bani, ou Economia Compartilhada, Sociedade do Conhecimento, da Informação, quarta revolução industrial ou Sociedade 5.0.

Os Transformadores Digitais (TD) tem o mérito de alertar os Consumidores da Necessária Transformação para que algo precisa ser feito. Os Transformadores Digitais (TD) tem o DEMÉRITO de vender para os Consumidores da Necessária Transformação Conceitos Mais Tóxicos, que terão consequências desastrosas no futuro.

(Já detalhamos aqui por que o conceito Transformação Digital é Tóxico.) 

De maneira geral, o que se vê hoje no mercado é uma espécie de Histeria Coletiva, pois muito do que aprendemos com nossos antepassados brilhantes de como Conceituar Fenômenos está sendo negligenciado diante da Revolução Midiática Civilizacional Digital.

Acreditamos ser necessário o surgimento de profissionais que façam o contraponto aos Transformadores Digitais (TD) e, por isso, estamos formando na Bimodais os Adaptadores Civilizacionais, um profissional, que vai ter um outro tipo de abordagem filosófica, teórica e metodológica diante da Revolução Midiática Civilizacional Digital.

Para deixar claro do que estamos falando, a Bimodais desenvolveu a tabela “A diferença entre Transformador Digital (TD) e Adaptador Civilizacional (AD)” e apresenta abaixo.

(A produção da tabela contou com o apoio dos seguintes Bimodais: Augusto Borella, Átila Pessoa e Kaio Cordeiro.)

A sociedade hoje precisa de uma abordagem mais reflexiva e menos emocional diante da atual Mudança DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) trazida pela Revolução Midiática Civilizacional Digital.

A Bimodais tem feito um esforço de formar uma nova geração de Adaptadores Civilizacionais – profissionais mais adequados para entender e apoiar na migração diante do atual fenômeno rumo à nova Civilização 2.0.

É isso, que dizes?

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NO MÊS DE MAIO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Leave a Reply

WhatsApp chat