Feed on
Posts
Comments

“Quando vivemos uma crise é preciso revisar premissas, descobrir os ativos ocultos e começar a reedificar.” Ayn Rand.

Conceitos são criados para nos ajudar a tomar decisões melhores.

Todo conceito de qualidade deve se aproximar, o máximo possível, da realidade para que as decisões tomadas a partir dele não estejam muito longe da mesma.

Quanto mais o conceito consegue se aproximar dos fenômenos, reduzindo a Taxa de Confusão, mais vai se tornando um Conceito Mais Saudável e Menos Tóxico e vice-versa.

O primeiro passo, portanto, para termos Conceitos Mais Saudáveis – aqueles que aumentam a Taxa da Qualidade das Decisões – é a sua precisão.

O Conceituador tem que procurar reduzir, ao máximo, a Taxa de Imprecisão para quem vai para decidir algo, a partir do conceito.

Quanto mais impreciso é um conceito, ao permitir que seja usado por várias pessoas de forma distintas, mais tóxico ele vai se tornando.

Um conceito que pode ser usado por cada um a seu bel-prazer serve muito bem para que seja disseminado e vendido, mas causará muitos problemas para quem decide a partir dele.

Assim, o que torna um Conceito Mais Saudável é a sua capacidade de precisão e, para isso, é fundamental que as palavras utilizadas sejam muito bem escolhidas.

Se analisarmos, por exemplo, o conceito “Transformação Digital” veremos que é a junção de duas palavras que não criam um significado claro, deixando margem para que cada um interprete à sua maneira.

Transformação é o ato de migrar de uma formação para outra, que pede um complemento preciso: qual é a nova formação? De que tipo de mudança estamos falando? De onde partimos e para onde vamos?

Transformação da lagarta para a borboleta é um conceito preciso, não deixa margem para nenhum dúvida. Transformação de Bruce Wayne para Batman também. Já Transformação Digital…

Um conceito que sugere Transformação tem que apontar um destino preciso para que todos possam entender qual é o foco final da transformação.

Digital, no caso do conceito Transformação Digital, é um substantivo amplo, genérico, pois o objetivo final “a formação” do processo “Trans” não fica claro.

Assim, Transformação Digital se encaixa bem como um Conceito Mais Tóxico, pois contém Alta Taxa de Imprecisão, o que dá margem para que cada pessoa interprete à sua maneira.

Podemos comparar Transformação Digital (TD) como um indicativo bem genérico e geral de um procedimento, tal como “Exame na Barriga” ou “Tomar antibiótico”.

TD é um conceito que sugere um indicativo de um determinado procedimento como se um médico propusesse um tipo de exame ou de antibiótico, sem especificar que tipo de exame ou de remédio.

O uso do conceito Transformação Digital como se fosse um procedimento único, para o qual existe uma “receita de bolo”, de que todos sabem para onde está se indo e o que fazer, é algo extremamente tóxico.

Temos duas explicações de como um conceito tão tóxico como Transformação Digital faz tanto sucesso: Baixa Taxa de Estrutural de Reflexão e, por causa disso, necessidade de responder de forma emocional às profundas mudanças que estamos passando.

A Baixa Taxa de Estrutural de Reflexão pode ser explicada como resultado de de décadas de Alta Taxa de Controle Informacional. As pessoas reduziram muito a sua capacidade de pensar de forma mais lógica.

(Alta Taxa de Controle Informacional reduz a capacidade das pessoas refletirem com mais qualidade.)

O Fenômeno da Revolução Midiática Civilizacional Digital foi definido pelos Bimodais como DRED (Disruptivo, Rápido, Estrutural e Desconhecido), o que causa nas pessoas uma profunda crise diante das mudanças.

Há hoje diante do fenômeno DRED (Disruptivo, Rápido, Estrutural e Desconhecido) uma disseminada incapacidade de analisar e distinguir Conceitos Mais Tóxicos dos Mais Saudáveis. 

Transformação Digital, assim, não é um conceito que se encerra nele mesmo, como tem sido usado assim por quem o tem adotado. Ninguém faz um exame ou toma um antibiótico de forma genérica.

Transformação Digital, no fundo, não é um conceito, mais um slogan – de que “algo precisa ser feito para que organizações possam se manter competitivas”.

Slogans NÃO são ferramentas para a tomada de decisão, apenas para que se alerte que algo precisa ser feito. As pessoas estão confundindo uma peça de propaganda, um slogan, tal como Transformação Digital, como um conceito.

Ninguém, assim, faz Transformação Digital, mas adota os vários diagnósticos que analisam o digital (o que está ocorrendo?) com respectivas metodologias de migração (o que deve ser feito?).

A Bimodais, por exemplo, aposta na Transformação Digital Bimodal, que é a passagem de um DNA Administrativo (Gestão) para outro (Curadoria), através da criação de áreas separadas, pois são Modelos Administrativos Incompatíveis.

Transformação Digital Bimodal é, a nosso ver, um Conceito Mais Saudável, pois detalha onde estamos para onde vamos e ajuda os clientes a refletir e decidir de forma mais reflexiva e menos emocional.

A Transformação Digital Bimodal define claramente qual é a nova formação e como deve ocorrer o processo Trans.

O Slogan Transformação Digital, de forma pura e sem detalhamento,  não deve ser utilizada como um Conceito-Guia para Tomada de Decisões, pois, se for utilizado dessa forma, será extremamente tóxico.

Pode, no máximo, batizar determinados projetos do tipo “Projeto de Transformação Digital”, que precisará, a partir disso, de Conceitos Mais Saudáveis. De que tipo de TD está se falando?

A Transformação Digital X, Y ou Z optou pelo diagnóstico de qual autor? De qual Escola de Pensamento? E o tratamento sugerido por qual autor ou qual Escola de Pensamento?

Transformação Digital, assim, no geral é apenas um Slogan indicativo de que algo precisa ser feito, uma “placa na porta” para que “dentro da sala” se defina claramente o diagnóstico e o tratamento.

Segue abaixo a tabela a diferença de Conceitos Mais Tóxicos daqueles Mais Saudáveis, que conseguimos produzir na Imersão 5.5 (Maio de 2021) dentro da escola, com a colaboração de diversos alunos, entre outros, Átila Pessoa, Rodrigo Marques, Augusto Borella.

É isso, que dizes?

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

One Response to “Por que Transformação Digital é um Conceito Tóxico?”

Leave a Reply

WhatsApp chat