Feed on
Posts
Comments

“O ser humano não pode sobreviver apenas com percepções. É preciso conceituar.” Ayn Rand.

Conceitos são relevantes Ferramentas Intelectuais para que possamos decidir melhor diante da realidade.

Nosso contato com a realidade passa por diferentes etapas para se chegar a uma decisão mais adequada: sensações, percepções, conceitos e narrativas.

As percepções são coletivos de sensações. E conceitos são formados pelo coletivo das percepções refletidas e trabalhadas, de forma mais consistente, gerando Narrativas, que nos ajudam a tomar decisões mais eficazes.

Em geral, as pessoas operam e decidem mais no nível das sensações e percepções e não de conceitos e narrativas mais eficazes.

Podemos dizer que é da qualidade dos conceitos e das narrativas utilizadas, que temos a qualidade das decisões. Conceitos e narrativas ruins significam decisões ruins e vice-versa.

Vivemos hoje uma etapa da civilização humana, na qual a Taxa da Qualidade de Reflexão, da criação de narrativas e conceitos está muito baixa.

A baixa Taxa da Qualidade de Reflexão é típica de Momentos Civilizacionais Bimodais, que são marcados pela obsolescência de um determinado Ambiente de Sobrevivência do Sapiens.

Hoje, podemos dizer que a nossa capacidade de refletir é muito baixa devida ao continuado processo de Concentração Informacional que vivemos ao longo das últimas décadas, antes da Revolução Midiática Civilizacional Digital.

Vivemos no século passado o que podemos chamar de Macrocrise Civilizacional na qual um Ambiente de Sobrevivência fica obsoleto e precisa ser atualizado por outro mais sofisticado.

Uma Macrocrise Civilizacional se caracteriza pelo radical aumento da Taxa de Centralização das Informações, em poucas Fontes Produtoras de Conteúdo, gerando, com um tempo, uma  maior Taxa de Narrativa Hegemônica.

Macrocrises Civilizacionais são resultados do aumento populacional, que acabam por gerar uma massificação produtiva, se refletindo no aumento da Taxa de Centralização das Informações.

O aumento da Taxa de Centralização das Informações leva ao crescimento da Taxa de Geração de Conceitos Menos Estruturados.

Após momentos de Macrocrises Civilizacionais, há uma significativa perda da capacidade das pessoas em julgar a Qualidades dos Conceitos que circulam na sociedade.

Os conceitos após Macrocrises Civilizacionais passam a ser muito mais peças de propaganda das Fontes Produtoras de Conteúdo Centralizados do que na tentativa de compreensão dos Fenômenos da Realidade.

Os conceitos após Macrocrises Civilizacionais passam a ser ferramentas de manutenção da Narrativa Hegemônica para manter a alta Taxa de Status e Privilégios Intermediadores da Velha Ordem.

Os conceitos servem muito mais como peças de propaganda das Fontes Produtoras de Conteúdo Centralizados do que na tentativa de compreensão dos Fenômenos da Realidade.

Há hoje em dia uma Alta Taxa de Conceitos Tóxicos, que são criados NÃO para entender e refletir a realidade e depois serem vendidos. Mas para serem vendidos, independente se conseguem refletir e entender a realidade.

Conceitos bem estruturados, antes de tudo, precisam:

  • definir claramente que tipo de Fenômeno da Realidade está se referindo;
  • promover a comparação entre Fenômenos da Realidade presentes e passados;
  • comparar o que são os Fatores Estruturantes (pouco ou nunca muda) dos Fatores Conjunturais (que sempre se alteram);
  • ter harmonia entre os diversos conceitos de uma narrativa para que não entrem em contradição;
  • precisam estar permanentemente sendo reavaliados.

É preciso desenvolver Metodologias de Produção de Conceitos mais Consistentes para que possamos aumentar a Taxa de Produção de Conceitos Saudáveis e reduzir à Produção de Conceitos Tóxicos.

Voltaremos ao tema.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

Leave a Reply

WhatsApp chat