Feed on
Posts
Comments

“A emergência do ciberespaço acompanha, traduz e favorece uma evolução geral da civilização.”Pierre Lévy.

O primeiro passo para entender melhor a atual Revolução Midiática Civilizacional Digital é compreender que se trata de um Fenômeno Social Recorrente, tendo como Fator Causante o Aumento Populacional Progressivo.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais são o principal Fenômeno Social Macro-Histórico do Sapiens e, conforme aprendemos com um dos nossos autores preferidos, Pierre Lévy, inauguram novas Eras Civilizacionais.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é um Fenômeno Social Macro-Histórico que, diferente de outras revoluções sociais, é feita pela introdução de novas Ferramentas Tecno-Midiáticas na sociedade.

Fenômenos Tecnológicos alteram o Ambiente de Sobrevivência do Sapiens, de forma mais estrutural ou conjuntural, dependendo do tipo de ferramenta.

Fenômenos Tecnológicos alteram o Ambiente de Sobrevivência do Sapiens sem que as pessoas que disseminam as novas ferramentas tenham a noção das mudanças que estão em curso. Há Consequências Indiretas Invisíveis, a partir do uso que cada pessoa faz das Tecnopossibilidades.

Uma Revolução Midiática Civilizacional se caracteriza pela introdução e massificação de novas Ferramentas Tecno-Midiáticas, com duas “pernas”: novos Canais Midiáticos e nova Linguagem Midiática.

(Quando temos Fenômenos Tecno-Midiáticos com a introdução e massificação apenas de novos Canais Midiáticos e não novas Linguagens Midiáticas temos uma Evolução Tecno-Midiática e não uma Revolução.)

Assim, podemos dizer que as grande mudanças civilizacionais, que estivemos ao longo da Macro-História, que podemos chamar de Revoluções Midiáticas, se caracterizam pela “dobradinha” novos Canais e nova Linguagem Midiática.

Essa Duplicidade das Revoluções Tecno-Midiáticas faz com que as Consequências Indiretas Invisíveis ocorram em duas etapas: as mudanças provocadas pela chegada e massificação dos novos Canais Midiáticos, que podemos chamar de Canalizações e as provocadas pela massificação da nova Linguagem Midiática, a Linguagenização.

Na atual Revolução Midiática Civilizacional Digital podemos apontar que o processo de Canalização provoca a o Processo de Digitalização, no qual atividades e conteúdos passam dos Canais do Ambiente Analógico para os Canais do Ambiente Digital.

A Canalização Digital tem permitido que mais e mais atividades humanas passassem a ser feitas, através de telas de Ferramentas Digitais, com diversas Consequências Indiretas na vida da sociedade.

Os Canais Digitais flexibilizaram e, por causa disso, reduziram os custos da alteração dos conteúdos e permitiram, mais e mais, a quebra dos limites de tempo e lugar para uma gama enorme de atividades. (Isso tem sido um dos pontos principais de percepção na atual Pandemia.)

Os Canais Digitais flexibilizaram e, por causa disso, reduziram os custos da criação e consumo de conteúdos, gerando uma explosão de novas fontes informacionais, expandindo exponencialmente a capacidade de se informar da sociedade.

Como cada vez mais atividades humanas passaram a ser feitas em Canais Digitais, foram sendo criados Rastros Digitais das atividades que eram antes feitas fora das telas e agora passaram a ser feitas dentro das telas.

No Ambiente Analógico não era possível ter acesso ao que cada cidadão lia, quando lia, o que destacava, em que livro ficava mais tempo, em que página. E isso agora passou a ser possível agora no Ambiente Digital.

Os Rastros Digitais têm permitido que fornecedores possam conhecer mais seus clientes e personalizar, de forma mais barata produtos e serviços, melhorando, assim, a Taxa da Qualidade da Sobrevivência (que é medida pela capacidade de personalização, a baixo custo, para cada vez mais Sapiens).

A Canalização Digital, entretanto, faz parte da primeira etapa da Revolução Midiática Civilizacional Digital, que tem ainda a chegada da nova Linguagem Digital – o processo de Linguagenização.

A Linguagenização Digital se caracteriza pela chegada do Código dos Ícones Descentralizados, que permite que consumidores possam voluntariamente avaliar e conhecer a avaliação feita por outros clientes de produtos, serviços e conteúdos.

As Linguagens Analógicas, pré-digitais geravam Códigos Centralizados e Descentralizados, mas não permitiam, em larga escala, a avaliação de fornecedores de todos os tipos diretamente pelos consumidores.

É a Avaliação Digital permitida pelos Códigos dos Ícones Descentralizados, que cria a Reputação Digital de produtos, serviços e conteúdos, que nos permite criar um novo Modelo de Sobrevivência da espécie: o surgimento dos Ambientes Curadores (os Ubers).

É a Avaliação Digital (voluntária), complementada pelos Rastros Digitais da Canalização Digital (involuntários), que permite que haja uma explosão dos negócios entre desconhecidos, permitindo a tão almejada Personalização em Larga Escala a Baixo Custo.

O somatório do novos Canais Digitais com a nova Linguagem Digital permite que o ser humano quebre, de forma disruptiva, as antigas barreiras do Ambiente Civilizacional Analógico, promovendo a maior disrupção da sociedade humana de todas as Revoluções Midiáticas Civilizacionais que já tivemos até aqui.

Por causa destas novidades inéditas – nunca experimentadas pelo Sapiens – temos um novo DNA Administrativo (a Curadoria), que é completamente diferente do que havia. Em função disso, podemos afirmar que estamos entrando numa nova Era Civilizacional Disruptiva.

É a nova Era Civilizacional Disruptiva, com um novo DNA Administrativo Emergente, que nos permite batizar o atual Momento Civilizacional Bimodal, da passagem da Civilização 1.0 (Analógica) para a 2.0 (Digital).

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

Leave a Reply

WhatsApp chat