Feed on
Posts
Comments

 

“Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira.”Pierre Lévy.

Vivemos hoje a mais disruptiva Revolução Midiática Civilizacional de toda a história, com a introdução de um Modelo Administrativo Curador – inspirado nas formigas –  com a radical redução da necessidade dos antigos “líderes-alfas” (Gestores Intermediadores).

Há um processo gradativo, mas acelerado, da passagem de Organizações Mais Centralizadas (Gestão) para Organizações Mais Descentralizadas (Curadoria) com o aumento radical da Taxa de Autonomia dos Profissionais.

O Profissional 2.0 será aquele com muito mais liberdade do que o 1.0, não tendo mais um gerente entre ele e o cliente. Estamos assistindo a um radical, exponencial e disruptivo processo de Desgerenciação na relação Profissional-Cliente.

O desafio que se coloca para o Profissional 2.0 é aprender a lidar dentro de um Ambiente Profissional muito mais descentralizado com uma Taxa de Decisões muito maior do que no passado.

Podemos dizer que há um radical aumento da Taxa de Liberdade o que implica NECESSARIAMENTE num aumento da Taxa de Responsabilidade de cada Profissional 2.0 para lidar num Ambiente Profissional mais Descentralizado.

Há uma série de novas competências (forma de pensar e agir) para que se possa aumentar a Taxa de Competitividade no Ambiente Profissional 2.0.

A migração do Profissional 1.0 para o 2.0 não é uma simples mudança conjuntural, mas principalmente estrutural na forma de pensar e agir, pois há uma aumento exponencial da Taxa de Liberdade e de Responsabilidade.

A atual Educação 1.0 é basicamente formatadora para que corações e mentes se acostumem a ser comandados por um professor e depois, no Ambiente Profissional 1.0, sigam a mesma orientação definida por um um gestor.

A atual Educação 1.0 é basicamente formatadora para que corações e mentes se acostumem a ter um local, uma turma e horário de entrada e saída e depois, no Ambiente Profissional 1.0, sigam a mesma lógica numa Organização Mais Centralizada (Gestora).

O atual Ambiente Educativo é formatado para que os Pré-Profissionais (jovens) se acostumem a trabalhar numa Organização Mais Centralizada, na qual há sempre um gestor (que substitui o professor) para definir o que precisa ser feito.

O formato do Ambiente Educativo é tão ou mais relevante do que o conteúdo do que é passado. A forma acaba se tornando algo muito mais invisível do que o conteúdo, que é mais visível.

Precisamos alterar o Ambiente Educativo 1.0 para o 2.0 para que se possa formatar corações e mentes dos Pré-Profissionais para trabalhar em Organizações mais Descentralizadas, nas quais terão um aumento exponencial das Taxas de Liberdade e Responsabilidade.

Há a necessidade URGENTE da preparação, antes de qualquer coisa, de um tipo de profissional específico, responsável para ajudar na Migração Civilizacional, que estou denominando inicialmente (até achar um conceito melhor) de Adaptadores Civilizacionais.

Os Adaptadores Civilizacionais são aqueles que conseguem entender a atual Revolução Midiática Civilizacional Digital na sua exata dimensão: a disruptiva passagem da Gestão para a Curadoria (nos seus mais diferentes estágios).

Os Adaptadores Civilizacionais são aqueles que vão ajudar os Profissionais 1.0 e os Pré-Profissionais 1.0 a migrar do atual estágio subjetivo de baixa para maior autonomia.

É preciso formar Adaptadores Civilizacionais para, só então, atuar junto aos Pré e Profissionais 1.0 num grande esforço para reduzir o Gap Civilizacional.

Vivemos hoje algo parecido, em escala, da passagem da escravidão para os livre contratos profissionais. E agora dos livres contratos para uma espécie de Startupização de cada profissional.

Se existe algo que vai gerar resultado no longo prazo na vida de um Profissional é a qualidade de migração do atual estágio de Liberdade e Responsabilidade 1.0 para a 2.0.

A missão dos Adaptadores Civilizacionais, uma nova profissão do presente, que reduzirá muito o sofrimento de muita gente no futuro, é ajudar a reduzir o Gap Civilizacional.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

 

 

One Response to “Nova profissão: o Adaptador Civilizacional”

  1. […] Nova profissão: o Adaptador Civilizacional Educação 2.0: como preparar os jovens para a viver num mundo mais descentralizado? […]

Leave a Reply

WhatsApp chat