Feed on
Posts
Comments

“As sociedades sempre foram moldadas mais pela natureza dos meios que os homens usam para comunicar-se que pelo conteúdo da comunicação.” – Marshall McLuhan.

Temos dito aqui que é preciso recontar a história humana baseada na Teoria Tecno-Midiática de Marshall McLuhan (1911-80), criada ao longo de algumas décadas do século passado (60 e 70).

As propostas de análise de McLuhan sobre a jornada da sociedade humana ao longo da história  são o principal “mapa” para entendermos as mudanças que estamos passando neste novo século.

A Teoria Tecno-Midiática de McLuhan altera profundamente a forma como enxergamos o Sapiens na sua trajetória e evidencia a mais profunda crise de paradigmas já vivida pelas Ciências Sociais.

Os cientistas sociais, até aqui, ignoraram o papel das tecnologias e em especial das mídias na sociedade e, por causa disso, não conseguem entender as Mudanças Estruturais Civilizacionais que estamos passando no novo século.

A sociedade humana, conforme nos ensinou McLuhan, vive em  Bolhas Tecno-Midiáticas, que definem Eras Civilizacionais e criam, quando se modificam, Momentos Civilizacionais Bimodais: uma Velha Ordem, que ficou obsoleta, termina e uma Nova Ordem se inicia para resolver problemas de uma maneira mais sofisticada.

Vivemos hoje o mais disruptivo Momento Civilizacional Bimodal da história do Sapiens, quando, pela primeira vez, começamos a utilizar um Modelo de Comando e Controle (a Curadoria) muito parecida ao Modelo de Sobrevivência das Formigas, que elimina a necessidade de Líderes-alfas Centralizados.

Vivemos um amplo processo gradual e exponencial de Desgerenciação dos processos produtivos, que terá impacto profundo na sociedade humana.

Estamos saindo do Modelo de Comando e Controle da Gestão, mais centralizado, (baseado nas Linguagens Oral e Escrita) e começando a resolver problemas, através do Modelo de Comando e Controle da Curadoria (baseado na Linguagem dos Rastros Icônicos) mais conhecidos como “as estrelinhas dos Ubers”.

Basicamente, estamos migrando do Modelo de Sobrevivência da Gestão (mais vertical) para o da Curadoria (mais horizontal), a partir das Tecnopossibilidades abertas pelas Ferramentas Digitais (novos Canais e nova Linguagem).

As novas gerações futuras, mais e mais viverão em um novo Ambiente de Sobrevivência Mais Descentralizado bem diferente do que seus antepassados, a partir do exponencial aumento populacional dos últimos 220 anos, quando saltamos de 1 para 8 bilhões de Sapiens.

Apresentamos abaixo um primeiro estudo que contou com a colaboração de diversos alunos da escola, entre eles, Leonardo Almeida, Átila Pessoa, Fernanda Pompeu, Rodrigo Palhano, Rodrigo Marques, Lawrence Chung, entre outros.

O objetivo da tabela “Mudanças no Mercado de Trabalho” é apontar, ainda de forma embrionária, prováveis mudanças no futuro e  criar um mapa para os Adaptadores Civilizacionais (veja mais sobre o conceito aqui) a preparar jovens e adultos para viver, de forma mais eficaz, neste novo cenário muito mais descentralizado.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

3 Responses to “As principais mudanças no Mercado de Trabalho 1.0 para o 2.0”

Leave a Reply

WhatsApp chat